Por que meu gato não dorme à noite

Por que meu gato não dorme à noite

Se convive com um gato, terá se dado conta de que muitas vezes que seu gato pela noite é mais ativo que durante o dia. É normal que tenha problemas para que deixe você dormir toda a noite, seja porque decide saltar em cima de você ou em sua cama, correr pela casa fazendo ruídos ou miar durante muito tempo seguido.

Se precisa conseguir que esteja mais tranquilo pelas noites e, assim, conseguir um bom descanso toda a noite, primeiro deve compreender o motivo pelo qual seu felino parece não precisar de um bom descanso quando já não há luz. Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra por que seu gato não dorme de noite e alguns conselhos para melhorar este ritmo de sono para que você possa descansar.

Motivos porque o seu gato não dorme à noite

Existem várias razões pelas quais os gatos não dormem, ou dormem muito pouco, quando já não há luz natural, e se convivemos com um felino doméstico, é normal que nos acorde e queiramos saber o porquê e o que fazer a respeito. Os motivos principais pelos quais o seu gato não dorme de noite, ordenados de mais a menos frequente, são os seguintes:

Os gatos são caçadores noturnos

Todos os gatos são animais noturnos e, apesar de os gatos domésticos se terem adaptado muito bem a conviver conosco, continuam tendo o instinto de caça e de atividade noturna. Inclusive os gatos domésticos que mais adaptados estão aos costumes de seus companheiros humanos e que dormem um pouco pela noite, ainda acordam várias vezes todas as noites. Além disso, como são animais habituados a fazer suas atividades nas horas que não há luz solar, têm olhos muito desenvolvidos para poder ver perfeitamente na escuridão. Com muito pouca luz da lua, ou de um lustre em casa, veem perfeitamente. Por isto, é bem mais fácil viver de noite e dormir durante o dia.

Certamente pela noite brincará, caçará os seus brinquedos e também se alimentará, por isso deve tentar que tenha sempre comida disponível pelas noites.

A falta de exercício

Se seu gato passa muitas horas dormindo durante o dia, embora se deva saber que os gatos costumam dormir muitas horas, é provável que ao chegar as horas entre o entardecer e o amanhecer tenha um excesso de energia acumulado. Isto é, seu gato certamente precisa gastar a energia acumulada durante o dia e, portanto, precisa realizar mais exercício do que costuma fazer.

Necessidade de brincadeira e companhia

Pelo mesmo motivo que no caso anterior, um felino com excesso de energia provavelmente também esteja entediado. Isto fará que quando chegue à noite demande atenção constantemente para libertar energia, brincar e se relacionar. É importantíssimo que durante umas horas da tarde brinque com seu gato, cansando-o e criando um vínculo mais forte.

Mal-estar ou doença

Outra das causas pelas que um gato pode passar toda a noite acordado e, provavelmente, miando sem parar é que se sinta mal. Se o felino sente algum tipo de mal-estar ou está doente, é possível que se queixe e o faça saber. Portanto, quando acordar você no meio da noite, tente descobrir se dói alguma parte ou se há algo diferente em seu aspecto ou seu comportamento. Se observa qualquer sintoma, ligue para seu veterinário de confiança para que revise o seu companheiro peludo o quanto antes.

O que fazer para que seu gato durma de noite

Pode acontecer que, para poder descansar, tenha experimentado fechar a porta de seu quarto para deixar que seu gato corra e brinque pelo resto da casa e, é possível, que não tenha resultado e que o tenha em sua porta arranhando e miando para entrar. Isto acontece porque o seu gato quer estar com você, seja para brincar, para pedir comida ou fazer você saber que se sente mal.

Algumas soluções mais eficazes para conseguir que seu gato durma à noite e assim possa descansar. São as seguintes:

Exercício durante o dia

Se brincar mais com seu gato durante as horas de luz e o cansar com exercícios saudáveis para ele, certamente, depois de jantar, pela noite dormirá durante mais horas. Para brincar com seu gato, pode experimentar alguns exercícios divertidos para seu gato, tente com uma variedade de brinquedos e faça brinquedos caseiros para gatos para que seja mais fácil e econômico divertir e exercitar seu companheiro. Além disso, dedicando o tempo suficiente ao seu peludo, criará um maior vínculo e desfrutará mais da sua convivência.

Um companheiro felino

É possível que, além de passar tempo com você, o seu gato precise da companhia de outro de sua espécie, já que precisam se relacionar muito e não só conosco. Se decidir ter dois gatos, conseguirá que estejam entretidos e brinquem muito entre eles, se cansando o suficiente para descansar mais pelas noites e os verá mais felizes e sadios.

Lugar apropriado para dormir

Se seu gato não descansa pelas noites e durante o dia observa que dorme no sofá ou outros lugares que não são sua cama ou lugar que preparou para dormir, é muito provável que não goste desse lugar específico. O problema pode ser o tipo de cama ou o material, mas também pode ser a localização.

Tente que a cama seja fresca no verão e quente nas épocas de frio e, além disso, evite colocá-la perto de sua caixa de areia ou de suas tigelas de água e comida, já que os gatos gostam de ter tudo isto bem separado de sua zona de descanso. Esta é uma das melhores formas de conseguir e ensinar a seu gato a dormir em sua cama.

Comida antes de dormir

Agora que já sabe por que seu gato não dorme de noite, outra forma de conseguir que o seu felino durma mais horas durante a noite é dar-lhe a comida antes de ir dormir. Assim sendo, se comer antes de você dormir, devido à digestão, estará mais tempo seguido pela noite com menos atividade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato não dorme à noite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.