Por que meu gato não quer comer

Por que meu gato não quer comer

Se o seu gato deixou de comer, preste atenção para ver o que está acontecendo. Alguns gatos comem a vida toda sem problemas e, outros, costumam ser mais especiais com a alimentação. O que é realmente preocupante é que o seu felino não demonstre nenhum interesse por comer, porque é nessa hora que a sua saúde pode ser afetada. Observe o seu animal e tente procurar soluções para que seu apetite volte; para conseguir isso, em umComo.com.br explicamos para você porque seu gato não quer comer.

Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, deve certificar-se que o seu gato não está doente. Quando um animal não está bem, uma das possíveis consequências é que deixe de comer, portanto comprove que o seu felino tem um bom estado de saúde.

Se sempre comeu sem problemas, a falta de apetite é um sinal claro de que algo não está bem, principalmente se estiver com excesso de peso. Se o seu animal perdeu peso recentemente, teve diarreia ou inclusive vômitos, é hora de levá-lo ao veterinário. Depois da sua visita ao veterinário, após diagnosticar e tratar, o seu gato deveria recuperar o seu apetite habitual. Se não sabe exatamente como detectar se algo está errado com a sua saúde, no nosso artigo como saber se meu gato está doente damos-lhe algumas dicas para que o consiga descobrir.

2

Se o seu animal não tem problemas de saúde, terá que avaliar a possibilidade do seu gato ter começado a adquirir algum mau hábito; tome cuidado com certos costumes que podem desencadear rotinas não desejadas. Por exemplo, se você normalmente dá prêmios comestíveis adicionais para o seu felino, bem mais gostosos que a sua ração normal, talvez esteja provocando que ele deixe de comer a sua comida diária porque fica esperando pela outra comida deliciosa. Entre em um acordo com a sua família para que não deem ao gato muitas recompensas que possam estragar os seus hábitos alimentares corretos.

O animal deve comer de forma equilibrada e em quantidades proporcionais todos os dias para se manter saudável e em seu peso ideal. No nosso artigo quanto deve comer o meu gato explicamos para você, com detalhes, as porções adequadas segundo a sua idade.

3

O melhor para não reforçar os maus comportamentos e que o seu gato não deixe de comer é que deixe de dar alimentos adicionais e guloseimas; você deve limitá-lo a uma alimentação diária programada. É recomendável que coloque em seu prato uma pequena quantidade de comida várias vezes por dia, assim irá comendo cada vez que quiser, e essa dose reduzida costuma ser muito atraente.

Coloque a ração nos mesmos horários e veja se come. Se nesse momento não quiser, experimente mais tarde; se ele continuar sem vontade de comer e não estiver com problemas de saúde, nem for diabético e estiver em seu peso adequado, espere mais um dia e a fome deveria aparecer. Desta forma, estimulará o seu apetite e depois de um breve período deveria aprender que a ração é a comida com a qual poderá contar diariamente.

4

Se o seu gato não estiver comendo pode ser que você esteja oferecendo comida em mau estado ou vencida. É um motivo habitual para que o seu gato deixe de ter fome ou vontade de comer a comida que coloca. Certifique-se de que a comida esteja boa, consistente, nutritiva e completa para as necessidades do seu gato.

Os gatos não aceitam muito bem as mudanças na alimentação, por isso qualquer modificação necessária deve ser gradual, pois estas alterações podem mudar o funcionamento do sistema digestivo do animal. Se deseja trocar a sua ração por outra de mais qualidade, faça-o de forma gradual, misturando com a comida atual até que a dose fique composta apenas da nova comida. Muitas vezes uma mudança de sabor pode ser o detonante para que seu gato volte a recuperar o apetite.

5

Se o seu gato não tiver muita vontade de comer ração seca, poderia começar a dar mais comida úmida de qualidade. Por exemplo, poderia acrescentar um pouco de alimento de lata na ração, esse novo sabor na comida normal poderia ser muito atrativo para seu gato.

Se misturar alguma lata com a ração dará um toque especial à sua rotina alimentar. Outra forma de tornar a sua comida mais atrativa é esquentá-la por alguns segundos no microondas. Os gatos não gostam de comida fria; na verdade, se não quiser esquentar, pode deixar a lata fora da geladeira.

6

Pode ser que o seu gato não queira comer porque está respondendo de forma negativa a certos comportamentos na hora de comer. Pode ser que esteja recebendo uma porção de carinhos extra quando não come nada e dessa maneira o hábito continua.

Outra recomendação para que seu gato recupere seu apetite normal é deixá-lo em um lugar tranquilo para comer sozinho, longe de qualquer tipo de distração. Além disso deverá deixar sua tigela de ração apenas breves momentos e depois retirá-la, assim aprenderá a comer em determinadas horas concretas.

O nosso último conselho é que seja paciente e controle a rotina alimentar do seu animal de estimação. Esteja atento a qualquer mudança ou problema de saúde subjacente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato não quer comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.