Partilhar

Por que meu gato não usa a caixa de areia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

O fato do seu gato não usar a caixa de areia é um problema de comportamento felino muito comum, e é preciso reverter o problema de comportamento o quanto antes para que não piore. Quando o seu felino deixa de usar a sua caixa de areia, o mais normal é que faça as suas necessidades em outros lugares da casa, nada apropriados. Não ignore essa sua forma de atuar, nem brigue com ele. Deve procurar o motivo para resolver este problema de raiz. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você por que o seu gato não usa a caixa de areia.

Também lhe pode interessar: Como limpar a caixa de areia do gato
Passos a seguir:
1

Quando o seu gato deixa de usar sua caixa de areia começa a fazer suas necessidades nos lugares mais inesperadas da casa, como gavetas, atrás das portas, tapetes, cortinas, etc. O mau uso da caixa de areia é um dos problemas de comportamento mais frequentes nos gatos, pois às vezes possuem um comportamento territorial. A questão é que deve parar este hábito antes de se converter em um comportamento normal. Antes de mais, deve abandonar a ideia de que isso é uma vingança do seu gato para castigá-lo por algo: esse tipo de sentimentos não é próprio destes animais.

No seguinte artigo pode ver Como ensinar um gato a usar sua caixa de areia.

Por que meu gato não usa a caixa de areia - Passo 1
2

Uma das causas mais habituais pelas quais o seu gato não usa a caixa de areia é por algum problema médico: pode ser uma inflamação ou um mau funcionamento dos rins. As doenças renais são comuns nos gatos e podem provocar muitas dores e incômodos devido à inflamação. Seus condutos de saída ficam obstruídos pela formação de pedras ou pela dificuldade para urinar. Uma forma de saber se o seu gato possui este problema é prestar atenção se ele sente dor ao fazer suas necessidades. Se for o caso, verá que chora e se queixa cada vez que usa a caixa de areia. Como associará a dor a esse lugar deixará de usá-lo e fará xixi em outras partes da casa. No seguinte artigo pode se informar sobre como saber se o seu gato está com insuficiência renal.

3

Apesar da doença ser um dos motivos pelos quais o seu gato pode ter deixado de usar a caixa de areia, outra causa pode ser uma má ou incorreta colocação da mesma. É habitual que a caixa seja colocada em um lugar muito afastado para evitar o cheiro, mas não é uma boa ideia. Deixar a sua caixa de areia no sótão, em lugares frios ou no cômodo da máquina de lavar, não é uma boa alternativa. São lugares pouco atrativos e nada agradáveis para o seu gato; como consequência, é normal que ele deixe de usar a caixa.

A colocação adequada da caixa de areia é fundamental para que o seu felino a use sempre sem inconvenientes. Um espaço ideal deve estar protegido, livre de correntes de ar incômodas, com alguma intimidade e agradável.

4

Outro aspecto que pode influenciar em seu gato para deixar de usar sua caixa de areia é o tamanho e forma da mesma. Geralmente, os gatos não costumam gostar das caixas de areia cobertas e lembre-se que essa caixa deve medir pelo menos 1,5 vezes o tamanho do animal, para que tenha espaço suficiente para se mover e tapar as suas necessidades. Além disso, neste tipo de comportamento pode influenciar a orientação do recipiente. Pode experimentar colocá-lo com uma ampla visão do meio e não grudado na parede. Deverá ir experimentando diferentes opções para encontrar o motivo desse mau funcionamento da caixa de areia.

5

Uma das causas mais frequentes de rejeição da caixa de areia é a falta de higiene ou limpeza. Os gatos são animais muito limpos e precisam de higiene, por isso passam tantas horas ao dia se lambendo. Portanto, uma caixa suja não será bem recebida por seu felino. Deve limpar a sua caixa duas vezes por dia, eliminando fezes e também excrementos líquidos; uma vez por semana deve retirar toda a areia e limpar muito bem a caixa com sabão.

Se tiver mais de um gato é importante que tenha uma caixa para cada um, com mais uma de reserva ou para casos de necessidade. Siga as mesmas regras de limpeza com cada caixa de areia.

6

Quando um gato deixa de usar adequadamente a sua caixa é porque algo o desagrada, portanto preste atenção ao assunto e avalie as opções. Além dos motivos mencionados anteriormente, alguns gatos não gostam da areia perfumada e esta é uma das razões pelas quais não querem usar a caixa. Existem casos em que a areia em forma de cristais, cuja vantagem é a alta capacidade de absorção, não agrada nada aos gatos. Isso acontece principalmente pelo som que produz ao pisar a mesma, que alguns gatos acham desagradável.

Um último aspecto que influência no comportamento com a caixa de areia é que a mesma não tenha areia suficiente para poder tapar as suas necessidades; ela deve ter uma espessura de pelo menos 4 centímetros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato não usa a caixa de areia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu gato não usa a caixa de areia

1 de 4

Voltar ao topo da página