Partilhar

Por que meu gato não usa a caixa de areia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que meu gato não usa a caixa de areia

O fato do seu gato não usar a caixa de areia é um problema de comportamento felino muito comum, e é preciso reverter o problema de comportamento o quanto antes para que não piore. Quando o seu felino deixa de usar a sua caixa de areia, o mais normal é que faça as suas necessidades em outros lugares da casa, nada apropriados. Não ignore essa sua forma de atuar, nem brigue com ele. Deve procurar o motivo para resolver este problema de raiz. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você por que o seu gato não usa a caixa de areia.

Também lhe pode interessar: Como limpar a caixa de areia do gato
Passos a seguir:
1

Quando o seu gato deixa de usar sua caixa de areia começa a fazer suas necessidades nos lugares mais inesperadas da casa, como gavetas, atrás das portas, tapetes, cortinas, etc. O mau uso da caixa de areia é um dos problemas de comportamento mais frequentes nos gatos, pois às vezes possuem um comportamento territorial. A questão é que deve parar este hábito antes de se converter em um comportamento normal. Antes de mais, deve abandonar a ideia de que isso é uma vingança do seu gato para castigá-lo por algo: esse tipo de sentimentos não é próprio destes animais.

No seguinte artigo pode ver Como ensinar um gato a usar sua caixa de areia.

Por que meu gato não usa a caixa de areia - Passo 1
2

Uma das causas mais habituais pelas quais o seu gato não usa a caixa de areia é por algum problema médico: pode ser uma inflamação ou um mau funcionamento dos rins. As doenças renais são comuns nos gatos e podem provocar muitas dores e incômodos devido à inflamação. Seus condutos de saída ficam obstruídos pela formação de pedras ou pela dificuldade para urinar. Uma forma de saber se o seu gato possui este problema é prestar atenção se ele sente dor ao fazer suas necessidades. Se for o caso, verá que chora e se queixa cada vez que usa a caixa de areia. Como associará a dor a esse lugar deixará de usá-lo e fará xixi em outras partes da casa. No seguinte artigo pode se informar sobre como saber se o seu gato está com insuficiência renal.

Por que meu gato não usa a caixa de areia - Passo 2
3

Apesar da doença ser um dos motivos pelos quais o seu gato pode ter deixado de usar a caixa de areia, outra causa pode ser uma má ou incorreta colocação da mesma. É habitual que a caixa seja colocada em um lugar muito afastado para evitar o cheiro, mas não é uma boa ideia. Deixar a sua caixa de areia no sótão, em lugares frios ou no cômodo da máquina de lavar, não é uma boa alternativa. São lugares pouco atrativos e nada agradáveis para o seu gato; como consequência, é normal que ele deixe de usar a caixa.

A colocação adequada da caixa de areia é fundamental para que o seu felino a use sempre sem inconvenientes. Um espaço ideal deve estar protegido, livre de correntes de ar incômodas, com alguma intimidade e agradável.

4

Outro aspecto que pode influenciar em seu gato para deixar de usar sua caixa de areia é o tamanho e forma da mesma. Geralmente, os gatos não costumam gostar das caixas de areia cobertas e lembre-se que essa caixa deve medir pelo menos 1,5 vezes o tamanho do animal, para que tenha espaço suficiente para se mover e tapar as suas necessidades. Além disso, neste tipo de comportamento pode influenciar a orientação do recipiente. Pode experimentar colocá-lo com uma ampla visão do meio e não grudado na parede. Deverá ir experimentando diferentes opções para encontrar o motivo desse mau funcionamento da caixa de areia.

5

Uma das causas mais frequentes de rejeição da caixa de areia é a falta de higiene ou limpeza. Os gatos são animais muito limpos e precisam de higiene, por isso passam tantas horas ao dia se lambendo. Portanto, uma caixa suja não será bem recebida por seu felino. Deve limpar a sua caixa duas vezes por dia, eliminando fezes e também excrementos líquidos; uma vez por semana deve retirar toda a areia e limpar muito bem a caixa com sabão.

Se tiver mais de um gato é importante que tenha uma caixa para cada um, com mais uma de reserva ou para casos de necessidade. Siga as mesmas regras de limpeza com cada caixa de areia.

Por que meu gato não usa a caixa de areia - Passo 5
6

Quando um gato deixa de usar adequadamente a sua caixa é porque algo o desagrada, portanto preste atenção ao assunto e avalie as opções. Além dos motivos mencionados anteriormente, alguns gatos não gostam da areia perfumada e esta é uma das razões pelas quais não querem usar a caixa. Existem casos em que a areia em forma de cristais, cuja vantagem é a alta capacidade de absorção, não agrada nada aos gatos. Isso acontece principalmente pelo som que produz ao pisar a mesma, que alguns gatos acham desagradável.

Um último aspecto que influência no comportamento com a caixa de areia é que a mesma não tenha areia suficiente para poder tapar as suas necessidades; ela deve ter uma espessura de pelo menos 4 centímetros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato não usa a caixa de areia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu gato não usa a caixa de areia

O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu gato não usa a caixa de areia
1 de 4
Por que meu gato não usa a caixa de areia

Voltar ao topo da página