Por que os cachorros fogem

Por que os cachorros fogem
Imagem: tractive.com

Os cachorros são animais que, apesar de domesticáveis, possuem origem selvagem. Se o seu pet costuma dar umas escapadinhas de vez em quando, saiba que isso é perfeitamente normal. No entanto, alguns donos podem sentir receio que o cachorro fuja e não volte mais, ficando preocupados com a sua segurança e bem-estar. Se você está dando uma vida satisfatória para o seu bichinho, porque é que ele sempre quer ir embora? Existem vários motivos para seu cão ter um plano de fuga sorrateiro ou descarado. Para conhecer todas estas razões e saber por que os cachorros fogem, continue lendo esse artigo do umComo.

Passos a seguir:
1

Instinto de caça

Uma das principais razões por que os cachorros fogem é o facto de possuírem um forte instinto de caça. Os cães são predadores naturais, sendo que uns têm essa natureza mais presente que outros. Se o seu pet vir uma presa como um passarinho ou mesmo um gato, é natural que ele saia correndo sem ligar aos seus comandos.

2

Curiosidade

Quanto mais jovem um animal é, mais curioso ele é com o que o rodeia. Sendo que, ao manter um cão em nossa casa, o estamos confinando a um pequeno espaço, é natural que o peludo queira saber o que há no resto do mundo. Isso também acontece com humanos, não é mesmo? Cachorro ama conhecer cheiros diferentes nos arredores da sua habitação e até socializar com outros animais.

3

Cio

O cio é um dos principais motivos para a fuga dos animais. As cadelas fogem para procurar um parceiro com quem procriar e ter filhotinhos. Já os machos, podem atingir o inalcançável só para chegar perto de uma fêmea com o cio.

Dica: Para saber quando os cães entram no cio, visite o artigo.

4

Território

O cachorro é um animal muito protetor do seu território. Se uma pessoa ou outro animal passa em frente ao seu espaço, eles farão de tudo para escapar e expulsar o intruso da sua propriedade. Um bom exemplo desse comportamento é a chegada do carteiro que não é, geralmente, um acontecimento pacífico. No caso de outros cachorros, o seu pet pode ficar com raiva daquele cão que sempre vem fazer xixi no seu portão. Provocador!

5

Pânico

Os cães são muito sensíveis ao som, pois possuem uma audição bem poderosa. Isso significa que barulhos como trovoadas, fogos e rojões podem ser ensurdecedores para o seu amigo e assustá-lo. O pânico causado pode fazer com que eles fujam, desesperados para escapar de algo tão ameaçador e desconhecido.

Dica: Aprenda como fazer um cachorro relaxar com esse artigo.

6

Ansiedade

Alguns pets têm medo de ficar sozinhos e ficam estressados com isso. Por esse motivo, eles podem fugir com o objetivo de encontrar os seus donos, especialmente quando eles viajam deixando o animal sozinho por longos períodos.

7

Ambientes estranhos

Se o seu peludinho está num local estranho para ele, com outra família ou até na sua nova casa, ele pode não reconhecer o como o seu território e fugir buscando a morada antiga.

8

Maus tratos

Se o pet estiver sendo maltratado pelo dono ou por alguém que frequenta o mesmo espaço, ninguém pode censurá-lo por querer sumir.

9

Liberdade

Se o seu bichinho vive acorrentado, é natural que tenha uma necessidade de se libertar. Cachorro é animal que vivem em bandos ou grupos e sempre vai tentar procurar um gang.

10

Desorientação

Cachorrinhos doentes ou idosos podem ficar confusos com frequência, existindo a possibilidade de se perderem em locais ou trajetos a que estão acostumados.

11

Como evitar que o cachorro fuja

  • Sempre mantenha seu pet com coleira e identificação. Quando o bichinho for passear, isso vai ajudar muito a encontrá-lo.
  • Evite deixar seu pet passear sozinho e sempre prefira ir junto. Ele pode ser atropelado, atacado por outros animais, sofrer maus tratos ou mesmo se perder.
  • Mesmo que seu pet seja obediente, prefira levá-lo na guia. Mesmo que ele seja treinado, o instinto de fuga pode sempre atacar. Para saber como fazer um cão parar de puxar a guia, acesse esse artigo.
  • Tenha atenção em locais novos como casas de amigos ou familiares, hotéis ou mesmo uma casa nova.
  • Em momentos de tempestades ou fogos, sempre deixe seu amigão dentro de casa.
  • Castre o seu pet para evitar que ele fuja para acasalar.
12

Agora que já sabe por que os cachorros fogem, dê uma olhada nesses artigos que podem ajudar a compreender outros comportamentos do pet:

  • Por que meu cachorro fica me encarando
  • Como o seu cachorro demonstra que te ama

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros fogem, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.