Partilhar

Por que os cachorros não podem comer doces

Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 janeiro 2020
Imagem: cimformacion.com

A ingestão de doces pode provocar graves consequências para a saúde de seu cachorro em função da quantidade de açúcar ingerida. O organismo do cachorro não é igual ao nosso já que existe uma série de substâncias que ele não tolera e, portanto, devemos eliminá-las de sua dieta ou manter os alimentos que as contêm fora de seu alcance. Os doces fazem parte da lista de alimentos tóxicos para eles, mas, você sabe o motivo? Para poder resolver suas dúvidas a respeito deste tema, neste artigo de umComo mostramos por que os cachorros não podem comer doces.

Também lhe pode interessar: Cachorros podem comer arroz?
Passos a seguir:
1

Se você deseja alimentar seu cachorro da melhor forma possível, deverá fazê-lo usando ração seca adequada para seu tamanho, peso e idade. Consulte nosso artigo sobre como escolher a comida de seu cachorro para conhecer as chaves e conselhos e escolher o que melhor se adequa a ele. No entanto, se você considera que a ração não cobre todas as necessidades nutritivas dele e gostaria de complementar sua dieta com alimentos saudáveis e naturais, tem a possibilidade de proporcionar quantidades reduzidas de frutas e verduras.

2

Da mesma forma que um excesso considerável de açúcar pode desencadear o aparecimento de diabetes em humanos, nos cachorros este fato se intensifica. Isto quer dizer que não precisa de grandes quantidades para desenvolver esta intolerância à glicose e, portanto, não é aconselhável que ele coma doces nem açúcar. O sistema digestivo dos cachorros é bem mais delicado que o nosso e apresenta dificuldades para metabolizar determinadas substâncias, sendo uma delas a glicose. Desta forma, os níveis de glicose no sangue aumentam ao ponto de produzir alterações negativas em seu organismo.

3

Por outro lado, os doces são formados por um alto teor de gorduras e calorias, fato que pode desencadear em obesidade canina. Ao ingerir mais gorduras das que seu corpo precisa, o pâncreas eleva a produção da enzima digestiva encarregada de digeri-las e absorvê-las, a lipase. Ao aumentar este número de enzimas, o pâncreas inflama ao ponto de desenvolver uma pancreatite, nos casos mais extremos. Desta forma, a ingestão de doces não só é prejudicial pela possibilidade de produzir um aumento do peso do cachorro, mas também pelo risco de sofrer de doenças graves como esta.

4

Nos casos em que o cachorro ingeriu uma quantidade mínima de doce, o mais provável é que não aconteça nada, já que as consequências anteriores ocorrem quando se ultrapassa a quantidade máxima que seu organismo pode metabolizar. É importante saber que não devemos humanizar nossos cachorros premiando-os com produtos de consumo humano industriais, como bolos, cupcakes, chocolates, bolachas, tortas, etc., já que estaremos danificando sua saúde. No mercado existem várias marcas que se encarregam de produzir prêmios específicos para cachorros, de diversos tamanhos e sabores, aromatizados com produtos aptos para eles.

5

Deste modo, agora que você já sabe por que os cachorros não podem comer doces, o mais aconselhável é eliminá-los completamente de sua dieta e recorrer aos prêmios desenvolvidos para cachorros se quiser premiar um comportamento positivo. Ainda assim, diante de uma intoxicação alimentar, não hesite em levar seu cachorro ao veterinário o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros não podem comer doces, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que os cachorros não podem comer doces

Imagem: cimformacion.com

Voltar ao topo da página