Comida para cachorros

Por que os cachorros não podem comer tomate

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Por que os cachorros não podem comer tomate
Imagem: konctanciya.com

A maioria dos donos de cachorros ouviram falar alguma vez dos temidos alimentos tóxicos para eles, como por exemplo o chocolate, a cebola e o tomate. Mas, sabemos por que eles são tão prejudiciais? O organismo do cachorro funciona de forma diferente ao nosso e não é de estranhar que exista uma série de alimentos aptos para o consumo humano que o animal não seja capaz de tolerar. Para que você continue mantendo a segurança de seu animal e, além disso, entenda por que deve fazê-lo, neste artigo de umComo contamos por que os cachorros não podem comer tomate.

Também lhe pode interessar: Cachorros podem comer arroz?

Passos a seguir:

1

A melhor forma de alimentar o seu cachorro é através de uma dieta baseada em ração seca. Para escolher a ração você deverá ter em consideração que contenha toda a quantidade de nutrientes e proteínas de que seu cachorro precisa para se manter saudável e forte. Para saber quais são, encorajamos você a consultar nosso artigo sobre como escolher a comida do meu cachorro.

2

Ainda que os cachorros não precisem de ingerir produtos próprios de nossa alimentação porque sua ração já cobre todas as suas necessidades nutricionais, podemos complementá-la com pequenas doses de determinados alimentos. Para proporcionar a eles uma dose extra de fibra, vitaminas e minerais essenciais, temos a possibilidade de lhes dar frutas e verduras em quantidades reduzidas e de vez em quando. Da mesma forma que existem alimentos permitidos, também há os tóxicos que podem provocar graves consequências, como é o caso do tomate.

3

Então, por que os cachorros não podem comer tomate? A planta que gera os tomates, o tomateiro, é formada principalmente de solanina, um alcaloide altamente venenoso tanto para o consumo humano como para o canino; glucoalcalóide tomatina e glicoproteínas, também muito tóxicos. Estas substâncias encontram-se tanto nas folhas da planta, como nos frutos verdes. À medida que os tomates vão amadurecendo, os níveis destes compostos diminuem até ficar uma quantidade mínima deles. Ainda que para nós essa pequena porcentagem de solanina e tomatina não seja tóxica, é para o organismo do cachorro, pois este é bem mais sensível e intolerante a digerir compostos como estes.

Por que os cachorros não podem comer tomate - Passo 3
Imagem: amusingtime.com
4

Desta forma, se nosso cachorro ingerir uma quantidade muito pequena de tomate provavelmente mal notará as consequências. O problema está quando ingere um ou mais tomates inteiros, pois pode danificar tanto o sistema digestivo como o nervoso e os rins do nosso cachorro. Quando isto acontece, os sintomas principais da intoxicação por tomate nos cachorros costumam ser vômitos ou diarreia, tremores, convulsões, dor estomacal, problemas respiratórios e, em alguns casos, podem chegar a apresentar uma dilatação das pupilas e arritmias cardíacas. Claro que a gravidade dos sintomas ocorre em função da quantidade de tomate ingerida.

5

Caso ele sofra de uma intoxicação grave, você deverá levá-lo ao veterinário o quanto antes. Se seu cachorro, ao invés de comer o fruto, ingerir as folhas do tomateiro, a intoxicação pode chegar a ser letal já que é onde se concentra a maior quantidade de compostos tóxicos para os cachorros. Desta forma, mantenha os tomates longe do alcance de seu cachorro e não os dê a ele, nem sequer em pequenas quantidades como prêmio, pois ainda que não desencadeie sintomas graves, produzirá um leve mal-estar estomacal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros não podem comer tomate, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: konctanciya.com
Imagem: amusingtime.com
1 de 2
Por que os cachorros não podem comer tomate