Dar banho a cachorros

Por que os cachorros não podem tomar banho todos os dias

Por que os cachorros não podem tomar banho todos os dias
Imagem: adiestramientoparatuperro.com

A chegada de um cachorro a casa é sempre um motivo de alegria, mas é importante lembrar que nem tudo são brincadeiras e diversão, e que o animal requer cuidados e atenções. E uma das perguntas mais frequentes em relação ao cuidado do pelo do cachorro é a frequência com que devemos lavá-lo. Sabe por que os cachorros não podem tomar banho todos os dias? Você sabe quando é recomendável fazê-lo? Em umComo explicamos-lhe em detalhe.

Também lhe pode interessar: Por que os cachorros não podem comer tomate

Passos a seguir:

1

A pelagem do cão está ali para proteger a delicada pele deste animal, pelo que, mantê-la em bom estado é fundamental para seu bem-estar. A razão pela qual os cães não podem tomar banhos todos os dias é que ao fazermos isto estaríamos alterando o equilíbrio e a oleosidade necessária para manter sua pele em bom estado, o que pode originar mudanças no pH, ressecamento, dermatite e diversos problemas no pelo do animal.

O mais recomendável é ajustar a periodicidade dos banhos tendo em conta alguns detalhes.

2

A frequência com que você deve dar banho em seu cachorro dependerá de diversos fatores. Se seu animal de estimação tem uma pele saudável, livre de qualquer tipo de doença dermatológica, então a frequência do banho dependerá de:

  • Comprimento do pelo do animal.
  • Atividade física que o cachorro realizar.
  • Época do ano.
  • Estado de sujeira do pelo.
3

Como regra geral os cachorros de pelo longo requerem banhos mais frequentes que os de pelo curto, algo que pode variar dependendo do cuidado que seus donos lhe derem. Em princípio é importante escovar o pelo do cachorro várias vezes por semana, isto ajudará a mantê-lo limpo e livre de nós por mais tempo.

Se seu animal faz atividade física todos os dias, como correr e brincar ao ar livre, é possível que ele se suje mais rápido. Do mesmo modo, no verão, e especialmente no caso de cachorros de pelo longo, aumenta a sudorese e com isso o mau cheiro, pelo que é necessário dar banho nele possivelmente com maior frequência.

4

Como regra geral e tendo em conta o comprimento do pelo, a frequência adequada do banho é:

  • Cachorros de pelo longo: uma vez por mês.
  • Cachorros de pelo médio: entre 4 e 6 semanas.
  • Cachorros de pelo curto: entre 6 e 8 semanas.
5

Mas esta regra deve ser cumprida rigorosamente? A resposta é não, já que há alguns casos nos quais você deverá dar banho em seu cachorro sem importar o tempo que tenha passado, por exemplo:

  • Se o animal sujar seriamente seu pelo.
  • No caso de cachorros de pelo longo, quando as temperaturas aumentarem de forma dramática, pois o animal precisa de uma ajuda para aliviar o calor.
  • Quando, ainda que não tenha passado o tempo estipulado, o cachorro cão apresentar muito mau cheiro.
6

Se seu cachorro contar com alguma doença de pele, é muito provável que os banhos devam ser bem mais frequentes e com xampus especiais, pois o animal precisará de um tratamento que o ajude a recuperar. Nestes casos só um veterinário poderá indicar a periodicidade da lavagem e as características do banho.

7

Se seu cachorro repentinamente tiver começado a cheirar mal e, apesar da lavagem o mau cheiro retornar de forma rápida, não trate de ocultá-lo com banhos mais frequentes ou perfumes. Nesses casos você deve levar seu cachorro ao veterinário para uma revisão a fim de descartar alguma doença de pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros não podem tomar banho todos os dias, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Shirley Carvalho
Eu tenho uma cachorra de raça Border Culi mais ou menos 1 ano e meio de idade, dou banho uma vez por semana, após 2 dias depois do banho se suja e ja logo cheira mal e se cossa muito mesmo com poucas pulgas, como poderei fazer? se não pode dar banho mais frequente?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Shirley! Se sua cadela está com pulgas, deveria começar por resolver esse problema usando as opções que existem à venda como pipetas, comprimidos (como o Bravecto: http://animais.umcomo.com.br/articulo/para-que-serve-o-bravecto-24278.html ), coleiras ou, então optar por métodos naturais. Um dos remédios caseiros que ajuda a eliminar as pulgas de cachorro é o chá de camomila, deve utilizá-lo como o último enxague do banho. Saiba mais sobre esses métodos no nosso artigo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-as-pulgas-dos-cachorros-5576.html
Elena
Eu tenho uma filha de 3 aninho ela que pegar o cachorro toda hora o que faço sobre o banho
Luciene Silva
Olá! Eu acostumei a dar banho nas minhas duas cachorrinhas todos os sábado, exceto quando esta chovendo ou quando o clima esta frio. Estou agindo errado? O que devo fazer? Amei este artigo! Esta de parabéns.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciene! Você está fazendo bem sim, um banho semanal é suficiente. E, dependendo da atividade que as suas cadelas tiverem e se estão muito sujas ou não, pode até dar banho de duas em duas semanas ou até uma vez por mês pode ser suficiente. O importante é não dar com muita frequência, pois isso pode ser prejudicial para elas. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Gláucia Cavalcante
Tenho um shit zu aqui é quente ele é muito agitado é correto tomar banho todos os dias
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gláucia, pode ser prejudicial para o seu cachorro se você lhe der banho todos os dias. O ideal é que, no máximo, lhe dê banho uma vez por mês. Por isso, se ele tiver muito sujo todos os dias passe um pano pelo seu pelo de forma a tentar tirar a maior sujeira.
Imagem: adiestramientoparatuperro.com
Por que os cachorros não podem tomar banho todos os dias