Por que os cachorros não podem tomar banho todos os dias

Por que os cachorros não podem tomar banho todos os dias
Imagem: adiestramientoparatuperro.com

A chegada de um cachorro a casa é sempre um motivo de alegria, mas é importante lembrar que nem tudo são brincadeiras e diversão, e que o animal requer cuidados e atenções. E uma das perguntas mais frequentes em relação ao cuidado do pelo do cachorro é a frequência com que devemos lavá-lo. Sabe por que os cachorros não podem tomar banho todos os dias? Você sabe quando é recomendável fazê-lo? Em umComo explicamos-lhe em detalhe.

Passos a seguir:
1

A pelagem do cão está ali para proteger a delicada pele deste animal, pelo que, mantê-la em bom estado é fundamental para seu bem-estar. A razão pela qual os cães não podem tomar banhos todos os dias é que ao fazermos isto estaríamos alterando o equilíbrio e a oleosidade necessária para manter sua pele em bom estado, o que pode originar mudanças no pH, ressecamento, dermatite e diversos problemas no pelo do animal.

O mais recomendável é ajustar a periodicidade dos banhos tendo em conta alguns detalhes.

2

A frequência com que você deve dar banho em seu cachorro dependerá de diversos fatores. Se seu animal de estimação tem uma pele saudável, livre de qualquer tipo de doença dermatológica, então a frequência do banho dependerá de:

  • Comprimento do pelo do animal.
  • Atividade física que o cachorro realizar.
  • Época do ano.
  • Estado de sujeira do pelo.
3

Como regra geral os cachorros de pelo longo requerem banhos mais frequentes que os de pelo curto, algo que pode variar dependendo do cuidado que seus donos lhe derem. Em princípio é importante escovar o pelo do cachorro várias vezes por semana, isto ajudará a mantê-lo limpo e livre de nós por mais tempo.

Se seu animal faz atividade física todos os dias, como correr e brincar ao ar livre, é possível que ele se suje mais rápido. Do mesmo modo, no verão, e especialmente no caso de cachorros de pelo longo, aumenta a sudorese e com isso o mau cheiro, pelo que é necessário dar banho nele possivelmente com maior frequência.

4

Como regra geral e tendo em conta o comprimento do pelo, a frequência adequada do banho é:

  • Cachorros de pelo longo: uma vez por mês.
  • Cachorros de pelo médio: entre 4 e 6 semanas.
  • Cachorros de pelo curto: entre 6 e 8 semanas.
5

Mas esta regra deve ser cumprida rigorosamente? A resposta é não, já que há alguns casos nos quais você deverá dar banho em seu cachorro sem importar o tempo que tenha passado, por exemplo:

  • Se o animal sujar seriamente seu pelo.
  • No caso de cachorros de pelo longo, quando as temperaturas aumentarem de forma dramática, pois o animal precisa de uma ajuda para aliviar o calor.
  • Quando, ainda que não tenha passado o tempo estipulado, o cachorro cão apresentar muito mau cheiro.
6

Se seu cachorro contar com alguma doença de pele, é muito provável que os banhos devam ser bem mais frequentes e com xampus especiais, pois o animal precisará de um tratamento que o ajude a recuperar. Nestes casos só um veterinário poderá indicar a periodicidade da lavagem e as características do banho.

7

Se seu cachorro repentinamente tiver começado a cheirar mal e, apesar da lavagem o mau cheiro retornar de forma rápida, não trate de ocultá-lo com banhos mais frequentes ou perfumes. Nesses casos você deve levar seu cachorro ao veterinário para uma revisão a fim de descartar alguma doença de pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros não podem tomar banho todos os dias, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.