Partilhar

Por que os cães abanam a cauda

Por que os cães abanam a cauda
Imagem: antena3.com

Se há um gesto típico dos cães é o de abanar a cauda, uma linguagem que nosso animal usa com frequência e que costumamos associá-la ao bom humor e à felicidade do nosso animal de estimação. Mas será que cada vez que seu cão o faz, está feliz e disposto a brincar? Em umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente por que os cães abanam a cauda e todas as emoções que existem por trás desse comportamento.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro persegue a cauda
Passos a seguir:
1

A cauda é uma das partes do corpo do cão que mais servem para comunicar suas emoções e atitudes. É usada para transmitir sentimentos fortes que podem ir da absoluta alegria até à advertência, tudo dependerá do tipo de movimento e dos gestos que o acompanham.

2

A cauda faz parte de um complexo sistema nos cães que lhes permite comunicar entre eles, enviando sinais para sua matilha ou indicando aos outros cães sua presença. E na região anal destes animais se encontram glândulas secretoras de hormônios que, com a ajuda do movimento da cauda, fazem com que as feromonas passem ao ambiente, indicando assim aos outros cães a idade do animal ou sua disposição para o acasalamento.

Por isso, o cão costuma mover a cauda quando se encontra com outros cães, quando pretende se juntar ou quando o levamos a passear.

3

Quando o cão abana a cauda de forma rápida e também brinca, ladra e persegue você de maneira brincalhona, especialmente nas manhãs ou quando você chega em casa depois de estar fora algumas horas, esta atitude é claramente um recebimento, uma forma de demonstrar que se encontra feliz de ver você e que está pronto para iniciar a brincadeira.

Mas você deve saber que nem é todo movimento de cauda quer dizer isso e que há diferentes sentimentos que o animal transmite usando esta parte de seu corpo.

4

Quando o cão inclina seu corpo para trás, coloca suas orelhas muito firmes para trás e move sua cauda rapidamente, é importante prestar atenção porque o animal está assumindo uma posição de advertência: está pronto para se defender. Se também esta postura vem acompanhada de rosnados ou fortes latidos, o melhor é não se aproximar do animal já que está pronto para atacar.

5

Uma cauda completamente firme acompanhada das orelhas paradas e uma atitude corporal rígida, indicam que o cão está percebendo algo que pode ser uma ameaça para ele ou para a matilha, por isso coloca a cauda firme como uma advertência para sua matilha. Esta é a atitude típica que assume um cão doméstico quando ouve ruídos suspeitos fora de casa ou detecta algum perigo.

6

Quando o cão em vez de abanar a cauda coloca-a entre suas patas, como escondendo-a, quer dizer que sente medo e que deseja esconder todo sinal de sua presença, pois ao ter a cauda entre as patas, impede a liberação de feromonas. Esta atitude é assumida pelos cães quando se sentem em perigo, especialmente pela presença de outro animal que os ameaça.

7

Como vê, a cauda de seu cão representa um complexo sistema de comunicação muito evoluído que lhe permitiu enviar sinais aos de sua espécie ao longo dos séculos, e que hoje usam também para se comunicar com os humanos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cães abanam a cauda, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que os cães abanam a cauda

Por que os cães abanam a cauda
Imagem: antena3.com
Por que os cães abanam a cauda

Voltar ao topo da página