Partilhar

Por que os cães comem terra

Por que os cães comem terra

Ingerir terra é uma ação bastante comum entre os cães. Existem diversos fatores que impulsionam o cão a comer terra; alguns deles são completamente normais como, por exemplo, procurar algo que está enterrado ou remover a terra por ser um impedimento para conseguir algo. No entanto, em determinadas circunstâncias, o fato de os cães comerem terra é um aviso de que algo não vai bem.

Se viu alguma vez o seu cão comer terra, certamente se perguntou por que os cães comem terra. Para responder a esta pergunta, continue lendo este artigo do umComo no qual desvendamos os motivos que levam a seu pet a ingerir terra, se se trata de uma ação benéfica ou, pelo contrário, prejudicial para o animal e, finalmente, o que fazer para que o cão deixe de comer terra.

Também lhe pode interessar: Por que os cachorros comem capim

O que leva os cães a comerem terra

Os cães comem terra por razões muito diversas. Como comentamos antes, algumas delas não são motivo de alarme pois são ações usuais dentro do comportamento normal do animal. Por exemplo, se seu cão enterrou um brinquedo e quer recuperá-lo, ao desenterrá-lo, é mais que provável que ingira terra, assim como para cruzar de um lugar a outro de um parque, por exemplo, precise remover ou escavar a terra para passar, ou por simples tédio.

Agora, se de repente observa que seu pet começa a comer terra com muita frequência e com ansiedade, deve estar alerta porque isso pode ser o indicador de algum problema maior com seu cão. O primeiro que deve fazer é vigiar atentamente a quantidade de terra que seu cão come com o fim de encontrar as causas e o possível tratamento a seguir.

Quando os cães comem substâncias que não são alimentos, como a terra, se conhece com o termo veterinário de "pica". Esta desordem alimentar dos cães produz-se porque o animal não dispõe dos nutrientes necessários e apresenta uma deficiência de minerais e vitaminas, ou porque tem uma infecção parasitária. No entanto, se seu pet ingeriu algo em mau estado ou que caiu mal, é possível que decida purgar o intestino comendo terra, além disso, quando quer conseguir isto também é habitual ver que os cães comem capim. Da mesma forma, a ingestão de terra pode ser um sinal de que o cachorro está faminto ou que queira purgar os intestinos, mas não porque algo caiu mal, e sim porque este comportamento de ingerir terra também pode ser um sinal para que possa saber se seu cachorro tem parasitas internos.

Por que os cães comem terra - O que leva os cães a comerem terra

Consequências de comer terra para a saúde de seu cão

Na maioria das vezes, comer terra de forma compulsiva pode ser prejudicial para seu pet. Por exemplo, quando os cães comem terra, esta pode conter produtos químicos como inseticidas e fertilizantes que podem danificar a saúde do animal, inclusive pode ter algo realmente tóxico ou venenoso e se assim for deve ir ao veterinário para tratar ao cão envenenado o quanto antes.

Além disso, no solo pode ter objetos cortantes ou afiados que o seu cão corre o risco de engolir quando come terra. Outro possível problema de saúde que pode surgir por causa da ingestão de terra nos cães é que se parasitem internamente, por isso é importantíssimo desparasitar seu cachorro devidamente.

Como fazer para que seu cão deixe de comer terra

Para conseguir que seu cão deixe de comer terra, o primeiro que tem que fazer é vigiar sua alimentação. Nem todos os alimentos para cães tem a mesma qualidade nem são igualmente ricos em vitaminas e minerais.

Para que seu cão se mantenha forte e saudável, deve alimentá-lo com produtos que contenham as quantidades adequadas destas substâncias para que assim, o seu pet se encontre bem nutrido e não sinta a necessidade de comer terra para suprir a falta de nutrientes. Tenha atenção também na quantidade de comida que o seu cachorro ingere, uma vez que os cães podem comer terra também por terem fome. Certifique-se de que a porção de comida é a adequada. Se ao mudar a conduta alimentar não diminuir a ingestão de terra, vá ao veterinário o quanto antes.

Pede cita ao veterinário

Se vê que seu cachorro começa a comer terra de maneira compulsiva, revise o aspecto das suas gengivas. Se estas apresentam uma cor amarelada, é mais que provável que tenha uma infecção parasitaria, por isso deve levá-lo o quanto antes ao veterinário para que o diagnostique e comece o tratamento adequado para o curar.

Também deve revisar as fezes do seu pet, porque caso tenha diarreia pode dever-se ao fato de não digerir a comida como deveria de ser e por isso é que come terra para saciar a falta de nutrientes. Peça conselhos ao seu veterinário de confiança para saber o que fazer nestes casos.

Se lhe foi útil este artigo sobre por que os cães comem terra, também lhe pode interessar este outro artigo do umComo no qual explicamos como evitar que seu cachorro coma coisas do chão.

Por que os cães comem terra - Pede cita ao veterinário

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cães comem terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que os cães comem terra

Por que os cães comem terra
1 de 3
Por que os cães comem terra

Voltar ao topo da página