Partilhar

Por que os cães ladram

Por que os cães ladram

Deseja saber o motivo dos latidos de seu cão? Um cão pode ladrar por vários motivos. Entre estes motivos, identificamos o tédio, a reclamação de companhia, o estresse, e até mesmo o entusiasmo. Ainda que o animal esteja bem domesticado, o latido faz parte de sua forma de expressão. Com este artigo de umComo dedicado ao melhor amigo do homem, você entenderá melhor por que os cães ladram.

Também lhe pode interessar: Por que os cães uivam

Genética

Antes de escolher uma raça de cão, é conveniente pesquisar sobre as suas características, porque algumas tendem a ladrar mais que outras. Um exemplo são os cães de caça, que estão acostumados a rastrear. Por outro lado, os molossos costumam ladrar pouco.

Estresse e ansiedade

Com o objetivo de se libertar do estresse, o cão opta por latir até se esgotar. Mas, como reconhecer quando um cão está estressado? Se o cão for submetido a condições de adestramento ou de vida difíceis, provavelmente se sentirá estressado.

Além disso, a frustração é outra das causas deste comportamento. Quando um cão se sente frustrado porque não consegue o que deseja, ladra para mostrar sua impotência, e assim tenta se libertar de sua agonia. Isso ocorre principalmente quando se encontram sozinhos durante longas horas, sem a presença de seu dono.

Outro motivo para ladrar com frequência é a ansiedade, que também costuma aparecer quando ficam muito tempo sozinhos. Os cães são animais sociáveis, que gostam de viver cercados de pessoas e de outros cães. Se tiver que deixar o seu cão sozinho por muitas horas, compre brinquedos dispensadores de comida com os quais o animal possa ficar entretido, bem como considere a possibilidade de levá-lo a uma creche canina ou dog sitter para que não fique sozinho e se divirta em sua ausência.

Por que os cães ladram - Estresse e ansiedade

Tédio

Estes animais, assim como as pessoas, também podem se sentir entediados se não tiverem atividades para ocupar o seu tempo. Por esta razão, o dono tem a obrigação de brincar com o animal durante algum tempo, passear com ele, alimentando-o e exercitando-o física e mentalmente. Os cães entediados tendem a liberar sua frustração emitindo latidos. Considere estes latidos como um aviso e entretenha seu animal de estimação com atividades com as quais se possa divertir. Compre alguns brinquedos para ele e principalmente lhe ofereça sua valiosa companhia.

Entusiasmo

Ao contrário dos outros motivos, este poderia ser considerado como positivo. Quando o cão se entusiasma muito por algo, tem o impulso de ladrar. As situações mais habituais ocorrem durante a realização de atividades estimulantes, por exemplo, quando o animal brinca. No entanto, a atitude entusiasmada de seu cão pode ser usada para lhe ensinar novas habilidades.

Por que os cães ladram - Entusiasmo

Adestramento inconsciente

O cão prefere estar em companhia de seu dono sempre, inclusive quando este o repreende pelo seu comportamento. Assim, os latidos passam a ser uma forma de chamar a atenção do dono, porque o animal sabe que o latido fará com que o dono se aproxime, ainda que seja com a intenção de gritar com ele. Isso não faz diferença para o animal, porque a única coisa que lhe importa é compartilhar a sua companhia. A esta causa denominamos adestramento inconsciente, pois ao atuar desta forma, o dono ensina o cão que o latido é positivo, pois será recompensado com sua presença.

Sinais de alerta

Estes animais utilizam o latido como arma para alertar sobre um iminente ataque ou como advertência para outros animais ou pessoas. Isto costuma ocorrer quando cruzamos na rua com outro cão e ele não deseja esta aproximação, de maneira que começa a ladrar para advertir o outro animal para que não o faça.

Dessa forma, os cães são muito observadores e têm sentidos muito apurados. Quando percebem sons diferentes ou quando veem gatos ou outros animais, ou estranhos vagueando através da janela, comunicam o fato verbalmente. Além disso, podem sentir-se tristes se tiverem saudades de algum membro de seu círculo ou lar, e manifestar seu sentimento com latidos.

Saúde

Por último, devemos observar que os cães que não possuem um dos sentidos, como os surdos ou os cegos, costumam ladrar mais que os outros para se poderem defender. Por esse motivo, os cães idosos podem ladrar muito, pois a visão e a audição tendem a se deteriorar com a idade. O mais recomendável é levar o cão ao veterinário em caso de suspeita de algum problema relacionado com a saúde dele para saber se é portador de alguma doença.

Por que os cães ladram - Saúde

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cães ladram, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que os cães ladram

Por que os cães ladram
1 de 4
Por que os cães ladram

Voltar ao topo da página