Partilhar

Por que os cães não podem comer cebola

Por que os cães não podem comer cebola
Imagem: wdfpark.tistory.com

Você já ouviu falar dos temidos alimentos tóxicos para cães e deseja saber o motivo? Cada um deles tem em sua composição uma determinada substância que o organismo do cão não pode ou tem dificuldades de absorver e digerir, bem como provocam uma série de danos. Para evitar que isso ocorra e ampliar seu conhecimento a respeito do que o seu cão deve e não deve comer, contamos, neste artigo de umComo, por que os cães não podem comer cebola. Não deixe de conferir.

Também lhe pode interessar: Por que os cachorros não podem comer tomate
Passos a seguir:
1

Antes de falarmos dos motivos pelos quais os cães não devem comer cebola, é importante falar da melhor forma de alimentar o seu cão, com ração. A ração seca proporciona todos os nutrientes, proteínas e vitaminas que o seu cão precisa, de forma que não é necessário alimentá-lo com produtos próprios de nossa dieta. Da mesma forma que escolher a ração mais adequada para ele é importante, conhecer as rações e quantidade que devem ser ingeridas por dia também o é se queremos evitar a obesidade canina. Não perca nosso artigo sobre quanto deve comer meu cão e descubra.

Por que os cães não podem comer cebola - Passo 1
Imagem: chongwugou.org
2

Tal como especificamos na etapa anterior, a composição da ração seca cobre todas as necessidades nutricionais de nosso cão, de forma que ele não requer complementos nem alimentos de nossa dieta. Entretanto, se ainda assim, desejarmos acrescentar algum de nossos produtos para potenciar um determinado valor nutricional, podemos fazê-lo desde que sejamos conscientes do que devem e não devem comer. O ideal é dar-lhes um pouco de frutas ou verduras frescas, pois trata-se de produtos naturais ricos em vitaminas, antioxidantes, fibra e proteínas, entre outros. Consulte nossos artigos sobre frutas e verduras que os cães podem ingerir.

3

Se consultarmos a lista de verduras que os cães não devem ingerir podemos observar que a primeira delas é a cebola. Mas, por quê? A resposta é simples, todas as variedades deste vegetal contêm uma toxina chamada tiossulfato que seu organismo não pode digerir corretamente e, em função da quantidade ingerida, pode derivar em um tipo de anemia hemolítica, a Anemia por Corpos de Heinz. Ao não metabolizar esta toxina, o tiossulfato se acumula no sangue e provoca o envelhecimento prematuro dos glóbulos vermelhos, isto é, enfraquece-os e rompe-os até sua desintegração. Desta forma, o número de glóbulos vermelhos diminui e produzem-se os primeiros sintomas da anemia, os quais acostumam ser vômitos, diarreia, urina com um tom avermelhado, e dificuldades respiratórias.

4

No entanto, não devemos alarmar-nos antes do tempo, já que para que isso ocorra o cão deve ter ingerido uma quantidade de cebola superior a 5 gramas por cada quilo de peso. Isto é, para que um cão de 7 kg, por exemplo, sofra uma intoxicação deste tipo, deverá ter ingerido mais de 35 gramas de cebola, crua ou cozida. Por conseguinte, se o seu cão ingeriu uma quantidade mínima por acidente, provavelmente não sofrerá nenhuma consequência. Em caso de ingerir grandes quantidades, você deverá levá-lo ao veterinário para que inicie o tratamento mais adequado.

5

Agora que já conhece por que os cães não podem comer cebola, verá que o mais adequado é não lhe proporcionar este alimento. Uma vez que, ainda que em quantidades mínimas não tenha que produzir danos, cada caso é diferente e é sempre mais aconselhável evitar sua ingestão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cães não podem comer cebola, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que os cães não podem comer cebola

Por que os cães não podem comer cebola
Imagem: wdfpark.tistory.com
Imagem: chongwugou.org
1 de 2
Por que os cães não podem comer cebola

Voltar ao topo da página