Por que os cães uivam

Por que os cães uivam
Imagem: melopienso.com

Os cães comunicam-se entre eles e conosco de várias formas, mediante os latidos, o olfato e a língua. Quando latem, muitas vezes derivam esse som em um uivo praticamente idêntico ao que emitem os lobos. Se você tem ouvido seu cão uivar provavelmente se terá perguntado por que faz isso, pois quase sempre não parece ter um motivo aparente. Se quiser entender um pouco melhor o comportamento de seu cão e aprender a identificar o que nos querem dizer, continue lendo este artigo de umComo e descubra por que os cães uivam.

Passos a seguir:
1

O motivo mais usual pelo qual um cão uiva é para se comunicar com outros cães. Os cães são animais muito sociáveis que precisam ter comunicação entre eles e conosco, por isso quando escutam o uivo de outro cão sentem a necessidade de responder com um som similar.

2

Além disso, quando se encontram em uma situação na que requerem ajuda de uma manada ou consideram que devem advertir de algo, uivam para alertar seus colegas ou reuni-los. Isto ocorre, sobretudo, em lugares onde convivem vários cães.

3

Neste sentido, não uivam apenas para alertar outros cães, mas também podem fazê-lo para captar nossa atenção. Em especial os cães que sofrem de estresse ou falta de atenção, tentam se comunicar conosco de todas as formas possíveis para que lhes dediquemos um pouco de nosso tempo e se sentir apreciados. Nestes casos é conveniente averiguar a causa do estresse ou dedicar-lhes mais tempo se o problema é a falta de atenção.

Imagem: pixabay.com
4

Em relação ao ponto anterior, outros dos motivos que podem provocar o uivo nos cães são a solidão e a ansiedade por separação. Este tipo de uivos se caracteriza por soar mais triste. Os anteriores costumam ser longos, fortes e imponentes. Os cães que se encontram completamente desatendidos, estão todo o dia presos ou vivem em péssimas condições se sentem sozinhos e podem ficar deprimidos. Se esse é seu caso, lembre-se que adotar um bicho de estimação implica responsabilidade e tempo. Se não pode lhe dar os cuidados que precisa, pense em alternativas que contribuam para a saúde e bem-estar que agora lhe falta.

5

Quanto à ansiedade por separação, muitos cães sentem tal dependência de seus donos que quando estes saem pelo motivo que seja e têm que passar um determinado período de tempo sozinhos, ainda que seja curto, uivam como resposta a essa emoção. O mesmo ocorre quando um cachorro sofre este tipo de ansiedade ao se separar de sua mãe ou vice-versa, bem como quando o dono do cão morre e o cão se sente desamparado.

Imagem: pixabay.com
6

Por último, os cães têm o sentido da audição bem mais desenvolvido que nós, fato que lhes outorga a capacidade de ouvir sons e ruídos a longa distância. Quando percebem sons fortes como o de uma sirene de ambulância, caminhão de bombeiros ou carro de polícia, desperta neles uma série de estímulos sonoros que lhes levam a imitar mediante o uivo.

Alguns estudos científicos demonstram que existem várias similaridades entre as frequências emitidas por este tipo de sons e os uivos e, por isso, os cães respondem com outro uivo.

7

Como se vê, são vários os motivos que respondem à pergunta por que os cães uivam. O mais importante é saber identificar a origem do uivo de seu cão para poder ajudar na medida do possível. Se você não consegue encontrar a causa, sempre pode ir a um veterinário para que o examine a fundo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cães uivam, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.