Partilhar

Por que os gatos dormem tanto

Por que os gatos dormem tanto

Se você é dono de um felino com certeza já notou: seu gato passa muito tempo do dia dormindo. Não é um segredo para ninguém que estes animais, tão ágeis e independentes e com uma personalidade tão definida, são também grandes preguiçosos, mas a que se deve isso? Se você quer saber por que os gatos dormem tanto, em umComo.com.br explicamos-lhe tudo.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato mia tanto

Quantas horas por dia dorme um gato?

Sabemos que os gatos passam muito tempo com os olhos fechados, descansando. Mas exatamente quanto tempo por dia dedicam a esta agradável atividade? Os gatos filhotes, que precisam guardar mais energia e descansar enquanto sua mãe consegue alimento para eles, passam cerca de 20 horas por dia dormindo.

Por sua vez, os gatos adultos, dependendo de vários fatores que podem fazer que este tempo varie, investem entre 12 e 15 horas de descansando. Agora sim ficou claro: os gatos dormem muito!

Por que os gatos dormem tanto - Quantas horas por dia dorme um gato?

Por que os gatos dormem tanto: para conservar a energia

O fato de passar cerca de 70% do dia dormindo tem a ver com um aspecto genético. Os gatos estão programados para passar descansando o tempo no qual não estão caçando ou cuidando de seus filhotes; deste modo, guardam energia e a usam no momento que realmente precisam.

Ainda que seu gato seja doméstico e não cace, geneticamente continua estando programado para guardar ao máximo sua energia.

Por que os gatos dormem tanto - Por que os gatos dormem tanto: para conservar a energia

Por que os gatos dormem tanto: devido à temperatura

Um dos aspectos que pode fazer que as horas de sono variem, e que seu gato durma mais, é a temperatura. Nos meses mais frios o felino passa mais horas dormindo com o fim de manter ao máximo o calor de seu corpo e poupar energia. Não esqueça que se o animal estivesse em liberdade, durante esta época do ano seria bem mais difícil conseguir alimento.

Por que os gatos dormem tanto - Por que os gatos dormem tanto: devido à temperatura

Por que os gatos dormem tanto: por falta de atividade

Se você trabalha ou passa muito tempo fora de casa, é óbvio que seu gato fica muitas horas do dia sozinho. É verdade que estes animais são independentes e se tiverem brinquedos em casa, poderão se entreter durante alguns minutos. Além disso, sempre que tiverem uma janela ou varanda perto, poderão investir seu tempo observando o que ocorre do lado de fora.

Mas também há muitas horas de tédio e falta de atividade, momentos perfeitos para que o gato decida dormir um pouco. A ausência de motivos para estar ativo faz que seu felino descanse ainda mais.

Por que os gatos dormem tanto - Por que os gatos dormem tanto: por falta de atividade

Fatores que podem alterar as horas de sono do gato

Estas são algumas razões que explicam por que os gatos dormem tanto. No entanto, há certas ocasiões nas quais podem passar menos ou mais tempo descansando, por exemplo:

  • Na época do cio, na qual investirão sua energia em acasalar e não em descansar tanto.
  • No caso dos gatos que caçam o descanso é menor, pois a busca por alimento requer tempo e dedicação, deixando menos horas para dormir.
  • Enquanto forem filhotes, período no qual dormirão mais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os gatos dormem tanto, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que os gatos dormem tanto

Por que os gatos dormem tanto
1 de 5
Por que os gatos dormem tanto

Voltar ao topo da página