Partilhar

Por que os gatos têm bigode

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que os gatos têm bigode

Cada detalhe do rosto dos gatos é simplesmente adorável. Os seus olhos de olhar intenso, o seu pequeno nariz rosa e, claro, os seus simpáticos bigodes que tanta personalidade lhes dão. Mas ainda que para nós possam parecer simples pelos que fazem parte da anatomia felina, deve saber que não estão ali por acaso e que cumprem importantes funções para o animal. Sabe por que os gatos têm bigode? Se você não faz ideia, continue lendo, porque em umComo.com.br explicamos em detalhes.

Também lhe pode interessar: Porque dizem que os gatos têm 7 vidas

Os bigodes do gato são pelos comuns?

A anatomia do gato é uma máquina perfeita: pode cair sempre de pé graças ao seu corpo flexível e seus aguçados sentidos, são velozes e discretos para caçar melhor e claro, contam com um sentido de orientação único. É claro que tudo isto se deve a um corpo desenhado para isso, por isso fica claro que os bigodes do gato não são simples pelos.

Estes pelos, também conhecidos como vibrissas, são na realidade um elemento básico na orientação do felino. Os seus bigodes são rígidos e na ponta contam com um órgão sensorial conhecido como proprioceptor, enquanto que no folículo possuem um grande número de terminações nervosas que se conectam aos músculos, ao cérebro e ao sistema nervoso do animal, tudo o que o gato percebe através de seus bigodes viaja até ao cérebro e lhe permite atuar e se mover de determinadas formas.

Pelos bigodes o gato pode perceber todas as mudanças do seu meio e se mover por ele livrando-se dos perigos, se metendo em lugares estreitos sem entalar e sempre sem perder a orientação. Ainda que as vibrissas mais evidentes sejam as que conhecemos como bigodes, o gato também conta com estes pelos táteis em zonas como as sobrancelhas, as orelhas, as mandíbulas e as pernas dianteiras, o que lhe permite manter um agudo sentido de orientação.

Por que os gatos têm bigode - Os bigodes do gato são pelos comuns?

A ferramenta perfeita para se orientar

Se há algo que caracteriza os gatos é o seu forte sentido de orientação, que lhes permite mover-se pelo ambiente inclusive em completa escuridão, tudo isto graças, entre outras coisas, às vibrissas. Uma das razões pelas quais os gatos têm bigodes é porque os mesmos servem para detectar todas as mudanças em seu meio através de detalhes tão simples como o vento, o que lhes permite saber se há um objeto que devam evitar ou como chegar no ponto que desejam atingir.

Podem perceber as correntes de ar de um ambiente ou de seu meio e, graças aos sensores localizados na ponta do bigode, captar onde estão localizados os móveis, obstáculos ou possíveis perigos, e se mover segundo aquilo que vão percebendo. Isto sem dúvida os converte nos reis indiscutíveis da noite.

Por que os gatos têm bigode - A ferramenta perfeita para se orientar

Seus bigodes ajudam a saber por onde podem escapar

Se você vive com um gato, já sabe: os gatos adoram se enfiar em todo tipo de lugares estreitos, nos esconderijos mais rebuscados possíveis, algo para o qual as vibrissas são de grande utilidade.

Uma das funções mais importantes dos bigodes do gato é permitir ao animal determinar se esse buraco, esconderijo ou espaço onde deseja passar é adequado para ele. Os pelos desta zona contam quase com a mesma largura do seu corpo, por isso o animal costuma introduzir a cabeça no espaço que pretende entrar várias vezes e, através dos bigodes, sentir se é adequado para seu volume e tamanho.

Por que os gatos têm bigode - Seus bigodes ajudam a saber por onde podem escapar

Os bigodes do gato podem indicar como se sente

Como os bigodes são tão úteis para o animal para seu movimento e localização, não é de estranhar que os use também para expressar seu estado de ânimo ou disposição. Por exemplo, quando o gato caça ou brinca de caçar, é normal perceber que seus bigodes apontam para frente, para a presa que pretende pegar. Do mesmo modo, se o gato está feliz ou tranquilo, seus bigodes estarão afastados do seu focinho e imóveis, enquanto que, se sente ameaçado ou incomodado, os mesmos podem ser colocados para trás, bem perto do seu rosto.

Perceber essas mudanças será importante para conhecer o ânimo do seu pet, mas não é o único aspecto interessante para conhecer a respeito deles. Se quer saber mais a respeito de gatos então não perca nossos artigos:

Por que os gatos têm bigode - Os bigodes do gato podem indicar como se sente

Nunca corte os seus bigodes!

Após descobrir tudo o que os bigodes representam para o gato, fica claro que a simples ideia de cortá-los é uma loucura. Ao fazê-lo, você estará tirando do animal uma importante ferramenta para se mover e se localizar em seu meio, diminuindo assim os seus sentidos. Esta é uma zona muito importante para o animal, por isso o melhor é não a manipular nunca para garantir que o gato não tenha problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os gatos têm bigode, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que os gatos têm bigode

O que lhe pareceu o artigo?

Por que os gatos têm bigode
1 de 5
Por que os gatos têm bigode

Voltar ao topo da página