Partilhar

Porque meu cachorro está com diarreia

Porque meu cachorro está com diarreia

A diarreia nos cães é uma das causas mais frequentes de consultas veterinárias, pois quando a mesma ocorre de forma frequente ou com muita intensidade, consultar um especialista para determinar a causa específica desta condição é imprescindível.

As fezes macias e aquosas ocorrem quando o alimento percorre o trato intestinal mais rápido do que o normal, por isso o intestino não tem tempo de absorver os nutrientes nem a água, isto faz com que o animal expulse as fezes com uma grande quantidade de líquido. Este quadro pode ocorrer devido a múltiplas razões e conhecer as principais causas é de grande utilidade, tanto para nós como donos, como para o veterinário. Por isso, neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você porque meu cachorro está com diarreia abordando as causas mais frequentes desta condição.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro está desidratado

Causas da diarreia em cães

Esta condição não é propriamente uma doença, mas um sintoma de outra patologia, por isso é fundamental ir à origem do problema para melhorar a condição do cachorro. As diarreias ocasionais costumam curar-se por si mesmas ao fim de dois dias, no entanto, inclusive nesses casos é essencial tomar as medidas necessárias para evitar que o animal esteja predisposto a condições que possam gerar mal-estar estomacal.

As principais causas da diarreia em cães são:

Mudanças bruscas na alimentação

As modificações repentinas na dieta são uma das causas mais comuns de diarreia nos cães. Este sintoma pode se apresentar quando, por exemplo, substituímos uma ração por outra de forma repentina, sem que tenha tido uma transição, quando alteramos para uma marca ou produto de menor qualidade ou quando decidimos passar da ração para uma dieta de comida preparada em casa ou vice-versa. Nestes casos, é comum que o cão tenha diarreia, mas que mantenha sua atividade física, bom humor e vontade de brincar.

Ingestão de lixo ou alimentos em mau estado

É sabido que os cães são gulosos e curiosos, por isso devemos estar sempre atentos para que não comam nenhum alimento em mau estado e que não ingiram algum objeto estranho na rua ou em casa, uma das razões das mudanças nas fezes mais comuns. Nestes casos, o cão continuará com um estado de humor normal, no entanto, suas fezes serão mais líquidas.

Alergias e intoxicações

Os cães são sensíveis a um grande número de ingredientes e plantas, além de não poder digerir como nós, humanos, substâncias químicas ou tóxicas que podem colocar em grave perigo sua saúde. Se suspeita que seu cão consumiu veneno ou algum produto químico, deve levá-lo de imediato a um veterinário para que seja tratado com urgência. Do mesmo modo, é fundamental conhecer aqueles ingredientes prejudiciais para nosso pet em nossos artigos quais são os alimentos tóxicos para os cães e quais são as plantas tóxicas; explicamos em detalhe.

Nestes casos, além de diarreia, é comum que o pet apresente vômitos também, ambos sintomas podem ser repentinos e intensos.

Infecções diversas

Os animais também podem sofrer de infecções causadas por parasitas, vírus e bactérias, o que pode originar irritações na mucosa intestinal causando, além de diarreia, vômitos, perda de apetite e apatia geral. Podem apresentar sintomas adicionais dependendo da condição.

Porque meu cachorro está com diarreia - Causas da diarreia em cães

Quando ir ao veterinário

Sempre que um cão tem diarreia, tem que aumentar as revisões e realizar mudanças na dieta do pet para garantir a sua recuperação. No nosso artigo o que um cachorro com diarreia pode comer explicamos para você em detalhes os passos a seguir para garantir a sua melhora.

Apesar disso, há casos concretos nos quais os sinais de alarme são claros, indicando-nos que é necessário levar o cão a um veterinário de imediato para que receba a atenção médica adequada. Seu cão deve ser visto por um especialista se:

  • A diarreia durar mais de 24 horas e não apresentar melhorias.
  • Detecta sangue nas fezes do cão.
  • Há diarreia acompanhada de vómitos.
  • Presença de outros sintomas como febre, falta de apetite ou apatia.
Porque meu cachorro está com diarreia - Quando ir ao veterinário

Como evitar a diarreia em cães

Além de todas as recomendações anteriores que nos permitirão determinar as causas desta condição e como atuar, é importante ter em conta algumas medidas para prevenir a diarreia em cães e garantir ao máximo a saúde do nosso pet. Por isso recomendamos:

  • Prestar especial atenção no seu cão durante os passeios na rua. É importante vigiar que o animal não coma nenhum objeto da rua, não mexa no lixo, não cheire ou ingira fezes de outros animais nem consuma possíveis substâncias tóxicas. É da nossa responsabilidade garantir o bem-estar do cão quando o levarmos para a rua.
  • Em casa deve manter todo o lixo em uma lixeira adequada ou em um espaço que o animal não possa acessar, assim evitará que ingira alimentos que possam afetar seu estômago. Além disso, é fundamental que nunca jogue medicamentos, produtos químicos ou tóxicos no lixo de casa, o cão poderia ingeri-los e colocar em perigo sua saúde.
  • Também é necessário evitar as mudanças bruscas de alimentação e garantir uma ração de qualidade ao animal. Se vai mudar de marca, faça-o de forma progressiva misturando ambas rações para que o estômago do seu cão se habitue.
  • Não dê ao seu pet comida que não seja exclusivamente para consumo canino. Dar-lhe bolachas, guloseimas, doces ou chocolates pode ser muito prejudicial para o intestino do cão, causando diarreia.
Porque meu cachorro está com diarreia - Como evitar a diarreia em cães

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque meu cachorro está com diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Porque meu cachorro está com diarreia

Porque meu cachorro está com diarreia
1 de 4
Porque meu cachorro está com diarreia

Voltar ao topo da página