Compreensão comportamento canino

Porque meu cachorro está comendo a parede

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque meu cachorro está comendo a parede

O fato de um cão morder a parede é uma atitude muito incômoda para muitos donos. E isso não é apenas porque destrói o mobiliário da casa, pois também tem que pensar nas repercussões físicas que pode ter para o pet.

As respostas podem ser múltiplas e variar em relação a um e outro cão, mas se você se está perguntando porque seu cachorro está comendo a parede, neste artigo de umCOMO vamos lhe explicar as causas deste comportamento e dar algumas dicas para resolver a situação.

Também lhe pode interessar: Como fazer seu cachorro parar de comer terra

Índice

  1. Ansiedade e nervosismo
  2. Deficiência de minerais
  3. Episódios de má nutrição
  4. Gastrite crônica
  5. O que fazer se meu cachorro come a parede

Ansiedade e nervosismo

Se seu cão come a parede deve saber que é um comportamento bastante habitual, sobretudo se o faz durante um período de tempo curto enquanto é filhotes. Nos filhotes, quando começam a sair os dentes, eles sentem a necessidade de experimentar suas novas ferramentas e fazem-no mordiscando tudo aquilo que lhes interessa, inclusive as paredes.

Qualquer um que tenha convivido com cães saberá que estes têm uma vida interior muito desenvolvida, com emoções e reações quase humanas. E se não lhes proporcionar atividades físicas, desafios e novos estímulos podem entediar-se, sofrer de ansiedade e inclusive depressões.

Se seu cachorro morde as paredes pode ser devido a uma falta de exercício, tanto físico quanto mental, e está tentando fazer você ver que há alguma coisa que não é do seu agrado. Se, além disso, alguma vez mordeu a parede e viu que você prestava muita atenção, pode ser que recorra a isso para que preste atenção nele, ainda que seja brigando. A solução é levá-lo mais vezes para passear, comprar-lhe brinquedos novos, estar atento a ele e tentar que seus dias sejam dinâmicos e não monótonos.

Deficiência de minerais

Se em vez de um período curto isto se prolongar no tempo, pode ser porque ele tem apetite por substâncias não comestíveis que se prolonga no tempo. Isto não é algo que afeta apenas os cães, este transtorno também é comum em pessoas e outros animais; como crianças que comem terra, grávidas que comem farinha ou vacas e outros animais que lambem ferro.

Normalmente, esta atitude está associada a alguma deficiência alimentar em minerais ou algum outro elemento, que tenta compensar comendo a parede. Outros estudos acham que pode se tratar de um transtorno no sentido do paladar, uma explicação que poderia responder por que ocorre em cães mais velhos que nunca o tinham feito.

Seja como for, apesar de ser bastante frequente, não deve se deixar de se preocupar, pois este comportamento, além de ser incômodo e caro para os donos, pode ser perigoso para a saúde do cachorro.

Porque meu cachorro está comendo a parede - Deficiência de minerais

Episódios de má nutrição

Se seu cão é adotado ou se não o teve desde seu nascimento, seria conveniente pesquisar sua procedência e seus tempos de filhote, para saber se em algum momento passou fome ou má nutrição, algo que tivesse podido levá-lo a comer elementos não comestíveis para tentar esconder a fome.

Nestes casos, pode ser que se tenha convertido em um hábito, seja porque lhe produz prazer ou porque recorda a sensação de saciedade.

Porque meu cachorro está comendo a parede - Episódios de má nutrição

Gastrite crônica

Se seu cão não para com esse comportamento, deverá ir ao veterinário para descartar possíveis problemas de saúde que lhe façam morder as paredes. Além de descartar deficiências de minerais, o veterinário irá fazer-lhe uma revisão gástrica, pois se seu cão morde as paredes pode ser que sofra de uma gastrite crônica, e que ao engoli-las encontram alívio para esta doença.

O que fazer se meu cachorro come a parede

Além de visitar o veterinário para fazer uma revisão e ajudá-lo a encontrar as possíveis causas do seu cachorro comer a parede, de seguida vamos lhe dar uma série de conselhos para que possa modificar seu comportamento:

  • Leve-o para passear pelo menos 3 vezes por dia, se já o faz, prolongue mais esses passeios ou leve-o a lugares e parques novos.
  • Compre brinquedos novos e brinque com ele. O seu cachorro precisa de ter desafios estimulantes que o mantenham entretido.
  • Uma solução de suporte, que não substitui as anteriores, é impregnar a parede de algum cheiro cítrico. Estes cheiros não agradam os cães, e por isso se manterá afastado dali.

Outro comportamento que costuma ser comum nos cachorros é o de comerem as suas próprias fezes. Se o seu cachorro também está tendo este comportamento, consulte o nosso artigo em que explicamos por que os cachorros comem as fezes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque meu cachorro está comendo a parede, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Sofia Gomes
Olá, a minha Bulldog Francesa, faz hoje 3 meses e ontem pela 1 vez ela roeu a parede, chamei-a a atenção e disse que não, mas hoje quando regressei do trabalho vi que ela foi á parede novamente,. Estou desesperada pois aos móveis estava á espera mas nas paredes não mesmo e ainda não a posso levar a rua. já comprei brinquedos novos e deixei na mesma os velhos, que mais devo fazer? Estou preocupada pois está a fazer uma boa alimentação. Podem ajudar-me por favor. Obrigado
Editor umComo.com.br
Olá Sofia, você já testou as soluções do artigo?
Sofia Gomes
Bom dia, Á rua ainda não pode ir, só ainda não experimentei o cheiro a citrino na parede, vou fazê-lo no fim semana, mas tento brincar o máximo de tempo com ela para se cansar, deixo televisão ligada enquanto não estou em casa. Chama-o á atenção de quando está a fazer mal. Vou ver como corre, mas assusta-me um pouco. Muito obrigada
1 de 3
Porque meu cachorro está comendo a parede