Partilhar

Porque meu cachorro não quer comer

Porque meu cachorro não quer comer

Nos cachorros, a anorexia ou a falta de apetite pode ser provocada por múltiplos fatores. Praticamente qualquer doença pode causar perda de apetite; isso é conhecido como anorexia por causa orgânica. As patologias que afetam a boca merecem um capítulo aparte, já que aparecem com bastante frequência e são fáceis de detectar. Mas nem sempre a falta de apetiteé causada por uma doença, nestes casos falamos de anorexia sem causa orgânica. Em umComo.com.br mostramos-lhe as causas mais comuns para que um cachorro não queira comer.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro está doente

Anorexia sem causa orgânica

O calor, o estresse e os alimentos pouco saborosos podem fazer com que o apetite diminua. Às vezes também pode aparecer anorexia depois de trocar o tipo de comida que estava dando ao seu cachorro.

Isso acontece porque os cachorros tendem a ser neofóbicos, isto é, costumam ter medo das novidades. Para evitá-lo, as mudanças na alimentação devem ser graduais.

Doenças na boca

Os problemas na cavidade oral, como o tártaro, as fraturas dentais, a estomatite (inflamação da mucosa bucal) ou a gengivite (inflamação das gengivas) são uma das causas mais frequentes de anorexia.

Na maioria destes casos a anorexia é acompanhada de halitose (mau hálito). Se este é o problema do seu cachorro, recomendamos que vá a um veterinário para uma revisão buco-dental.

Anorexia com causa orgânica

Um dos primeiros sintomas de quase qualquer doença nos cachorros é a anorexia. A febre, que pode ser produzida por várias doenças infecciosas, costuma provocar uma diminuição do apetite.

Apesar de não ser muito comum, a anosmia (perda de olfato) pode causar anorexia, assim como algumas doenças do sistema nervoso, pois é lá onde é regulada a saciedade e a fome (especificamente nas áreas do cérebro chamadas de hipotálamo e núcleo solitário).

As doenças que afetam o aparelho digestivo, como a gastroenterite ou a pancreatite podem causar falta de apetite, assim como a maioria dos problemas renais. Os tumores também, independente da sua localização, podem ser responsáveis pela anorexia, já que liberam substâncias capazes de alterar o apetite.

Todos estes processos requerem um diagnóstico e um tratamento profissionais, por isso se você tiver observado que seu cachorro não quer comer, e se descartou as causas não orgânicas mencionadas anteriormente (estresse, calor, mudanças na alimentação) aconselhamos que vá a um veterinário.

Porque meu cachorro não quer comer - Anorexia com causa orgânica
Imagem: agendapet.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque meu cachorro não quer comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

28 comentários
flavia
boa tarde meu nome e Flavia por favor mim ajude meu cachorro esta doente deram veneno a ele mas ele conseguiu vomitar o veneno mas mesmo assim ele não se alimentar esta obrando sangue e vomitando e não aguentar levantar mais por favor preciso de ajuda amei este site.
Gisele Herdy
Oi tenho um filhote de labrador de 2 meses quando comprei ele 40 dias ela não ficava quieta nem um segundo não ficava nenhum sapato ou chinelo no chão se ela comia tudo agora já tem duas semanas q ela não quer comer troquei a ração e nada só come um pouquinho se misturar aquele puré de carne próprio pra filhote tirando isso não come....o q faço
AAAAA
*PODE SER ADOENSA DO CARRAPATO.
zilene Guimaraes
Tenho uma filhotinha de Rçidf com 7 mese ,não come a um dia so bebe agua e esta com febre,hoje dei agua de coco a ela ,oque faço ?
Vânia Cristina Ferreira
Olá... tenho uma dogo argentino de 11 meses e desde de filhote ela só come se dermos a ração na boca... ela come uma ração de boa qualidade, mas é com qualquer coisa que darmos a ela.. por mais saboroso que seja.. se deixar no prato dela esquece.. fica la até estragar... ela não quer comer e se não dermos na boca começa a comer Mato de dor no estômago.. o vet quer que eu a deixe passar fome, mas fico com dó.. o que fazer???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vânia, por vezes os cachorros ficam com esse hábito de comer apenas quando o dono lhes dá a comida na boca e depois não comem na tigela. Mas para que a sua cadela deixe de fazer isso, você tem de lhe deixar de dar a comida na boca, no final ela vai perceber que se não comer da tigela você também não lhe dará na boca. Espero que tudo corra bem! Obrigada e continue nos acompanhando :)
Erick
a 2 semana reparei que minha cachorra . uma akita de 9 meses. estava com diarreias e vômitos. então esperei uns 3 dias e levei ela ao veterinário pois ela não estava se alimentando. meu veterinário fez os primeiros procedimentos pra detectar o problema. então me falou que esta estava com uma infecção no intestino. me passou os remédios que acabaram ontem. mais enquanto estava dando eles. ela não apresentou sinais de melhora . ainda não esta comendo nada. nada mesmo. estou dando sopinha caseira com uma seringa. ainda esta apresentando fezes escuras , que é sinais de sangue. Não sei o que fazer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Erick, o melhor é mesmo levar a sua cadela ao veterinário novamente, pode ser que seja necessário outro remédio.
suely
Minha cachorra teve insuficiência renal, vive de dieta, isto e comida sem sal, e estou dando remédio para doença do carrapato pq ela pegou, so come o que eu der na boca, por ela mesmo não come nada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Suely, por vezes os cachorros ganham esse hábito de apenas comerem aquilo que lhe damos à boca, isso pode ser porque fez isso uma vez e agora ela quer sempre. O melhor é não fazer mais e deixar a sua cadela comer por ela própria. Se ela continuar sem comer, deverá consultar o veterinário e se aconselhar junto dele.
miriam colle
Meu labrador está com insuficiência renal crônica, está medicado, toma soro injetável, mas não quer comer nada, todos os alimentos que oferece ele vira a cara, o que fazer o que ooferecer?
Lucy
Minha cachorrinha nao quer comer nada dei frango carne mas nada e quando bebe agua vomita tudo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucy, o melhor será levar ela ao veterinário.
Carliane
Boa Tarde Troquei a ração do meu cachorro, de cara estava tudo normal mais quando cheguei em casa na noite seguinte ela tinha vomitado. A segunda dose da vacina não foi dada na data certa pois a veterinaria não estava na cidade, as fezes até agora pela manhã estava normal, não teve vomito, mais ela não quer come a ração. Será que foi a ração que fez mal?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carliane, talvez seja devido à troca de ração. Quando você muda de ração deve fazê-lo de forma gradual, ou seja, ir colocando alguns grãos da ração nova misturados na ração antiga. E ir retirando a ração antiga gradualmente. Porém, também pode acontecer a sua cadela não gostar da nova ração. Mas tente primeiro misturar a ração nova na antiga e veja se ela come assim.

Porque meu cachorro não quer comer
Imagem: agendapet.com.br
1 de 2
Porque meu cachorro não quer comer

Voltar ao topo da página