Partilhar

Porque os cachorros lambem

Porque os cachorros lambem
Imagem: pixabay.com

Se você tem um cão em casa, ele provavelmente terá tentado mais de uma vez lamber sua cara, suas mãos, os pés ou, inclusive, as orelhas, apesar de você ensinar a ele que não gosta que o faça. Mas, sabia que para eles é uma forma de comunicação? Por trás deste ato tão rejeitado pelos donos, esconde-se uma série de motivos que podem nos ajudar a compreender um pouco melhor o comportamento de nossos cães. Se quiser saber porque os cachorros lambem e começar a entendê-los, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro persegue a cauda
Passos a seguir:
1

Um dos principais motivos pelos quais os cães lambem seus donos e outras pessoas do seu entorno ou outros animais, é a manifestação de carinho. Da mesma maneira que nós nos abraçamos e beijamos para demonstrar afeto, os cachorros recorrem às lambidas.

2

Se você tem mais de um cão em casa e observa que eles se lambem continuamente um ao outro, independentemente da parte do corpo, provavelmente o façam por higiene. Ainda que os cães não cuidem tanto de sua higiene pessoal como os gatos, também tentam manter limpos uns aos outros. Do mesmo modo, é uma forma de estabelecer vínculos de confiança entre eles. Se você trabalha com cães ou tem mais de dois, observe, eles certamente não exercerão esta prática com todos.

Porque os cachorros lambem - Passo 2
Imagem: lamanada.com
3

Em relação ao passo anterior, os cães têm os sentidos mais desenvolvidos que os humanos, sendo o paladar um deles. Através do ato de lamber, o cão pode identificar aromas próprios de uma condição, como o cio nas fêmeas, ou de um cão específico, como o macho alfa de uma matilha. Portanto, as lambidas também podem ser motivo de submissão, querendo demonstrar ao líder da matilha que o obedecem. Se você estabeleceu corretamente sua posição como tal, ele possivelmente tentará lamber suas mãos, os pés ou a cara para demonstrar que é submisso.

4

Outro dos motivos que explicam por que os cães lambem é o de pedir alguma coisa. A depender do caráter do cachorro, ele pode recorrer ao choro ou às lambidas quando quiser dizer que está com fome, que quer que você jogue a bola ou, na sua hora de comer, que quer que você dê da sua comida para ele. Se fizer isso como artimanha para exigir que você dê sua comida a ele, aqui você tem um artigo em que te mostramos como ensinar seu cão a deixar de pedir comida quando você está comendo.

5

Não entanto, nem sempre as lambidas são sinais de alegria, carinho ou lealdade. Quando um cão sente medo de uma determinada pessoa ou encontra-se em uma situação que lhe provoca medo, tende a lamber quem tanto o assusta como prova de submissão.

6

Os cachorros têm uma enorme capacidade de criar empatia com seus donos. Assim, se você estiver triste, ele também estará, se você estiver estressado, seu cão também e, se estiver contente, ele estará mais ainda. Em todos estes casos, seu cão tentará lamber você para demonstrar que gosta de você e está com você, sobretudo nos momentos de tristeza ou doença. Quando a lambida é rápido e excessiva, pode ser sinônimo de estresse ou ansiedade.

Porque os cachorros lambem - Passo 6
Imagem: animalmascota.com
7

Lembre que os cães utilizam as lambidas como método de comunicação, ensiná-los a eliminarem qualquer contato com você através da língua pode transmitir-lhes que você não quer se comunicar com eles. Adestrá-los é bom para eles porque são animais que precisam seguir algumas regras e pautas de comportamento para encontrar a estabilidade. Você pode educá-lo para que não lamba seu rosto, se realmente não gostar que faça isto, mas sempre é aconselhável deixar um pouco de margem para que ele não tenha medo de lamber suas mãos, por exemplo, se precisar pedir sua ajuda em casos extremos, como uma doença ou falta de comida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque os cachorros lambem, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Porque os cachorros lambem

1 comentário
juliana
http://media.uccdn.com/pt/images/0/0/9/img_porque_os_cachorros_lambem_11900_orig.jpg GOSTARIS DE SABER QUE RAÇA É ESSA? POIS TENHO UM CACHORRO DESSA RAÇA E ELE É MUITO NERVOSO E BRAVO, GOSTARIA DE APRENDER MAIS SOBRE ELA

Porque os cachorros lambem
Imagem: pixabay.com
Imagem: lamanada.com
Imagem: animalmascota.com
1 de 3
Porque os cachorros lambem

Voltar ao topo da página