Partilhar

Porque os cachorros roncam?

Por Sara Viega. Atualizado: 7 novembro 2019
Porque os cachorros roncam?

Tem notado que seu cachorro rouca enquanto dorme? Esta situação é muito habitual em alguns cães, que podem fazer bastante barulho enquanto estão dormindo. Mas ao contrário de nós, humanos, nos cachorros esta situação pode ser um pouco alarmante, porque pode indicar algo fora do normal. O ronco nos cachorros pode ser originado por vários motivos, que é bom considerar para garantir a boa saúde do nosso cachorro. Se quiser saber porque os cachorros roncam, no umCOMO vamos dar para você toda a informação que precisa para que seu animal possa dormir o melhor possível.

Também lhe pode interessar: Por onde os cachorros suam?

O sono dos cachorros

Existe uma relação bastante próxima nos tempos e hábitos de sono dos cachorros e dos humanos. Os cachorros confiam totalmente nos seus donos, por isso à noite dormem muito relaxados e profundamente (sem medo que seus donos o machuquem de alguma forma).

Certamente que, se possui um cachorro, já deve ter visto ele "pedalar" enquanto dorme ou inclusive chegar a latir com os olhos fechados, é nestes casos quando podemos afirmar que nosso cachorro está sonhando. Quando estão nesse estado de sono profundo pode ser mais difícil para o dono acordá-lo, tendo que chamar várias vezes antes que ele abra os olhos.

Dentro desta etapa de sono, uma característica que pode ser notada em várias raças de cachorros é a sua respiração mais agitada e, os cães que apresentam uma respiração mais forte, são os mais propensos a roncar.

Neste outro artigo explicamos para você por que seu cachorro chora enquanto dorme.

Porque os cachorros roncam? - O sono dos cachorros

A causa dos roncos nos cachorros

Com frequência a causa principal para os cachorros roncarem é devido a uma obstrução na traqueia. Ao detectar o ronco seu cão, é aconselhável consultar um veterinário para determinar qual seria o tratamento mais adequado a seguir. Algumas das causas possíveis são as seguintes:

Obesidade

Um cachorro com excesso de peso é mais propenso a roncar, mais especificamente porque apresenta maior quantidade de tecido na garganta, causando uma dificuldade na respiração do cachorro. É recomendável proporcionar ao animal uma dieta equilibrada e, é claro, brincar e fazer exercício com ele para que tenha uma boa condição física.

Problemas genéticos

O ronco nos cães pode, de certa forma, estar relacionado com a sua estrutura genética, os traços faciais do nosso cachorro podem causar o ronco, por exemplo, os cães com a cara achatada costumam ter um certo grau de redução nas vias respiratórias, tendo dificuldades para respirar e sendo mais propensos a roncar. Uma solução para isso é realizar uma cirurgia, o que pode proporcionar ao seu cão um grande alívio. É importante consultar previamente seu veterinário sobre os riscos e consequências que isso pode trazer ao seu animal.

Alergias

Este ponto é facilmente comparável com o que acontece conosco, humanos, as alergias costumam dificultar de certa forma a circulação correta de oxigênio, provocando roncos incômodos. Para minimizar este risco, pode limpar o meio onde o cachorro dorme, tanto a área em si, como também a manta ou sua roupa de cama, desta forma poderá eliminar o pó ou restos de pelo.

Congestão ou obstrução nasal

Todos já vimos nosso cão cachorros e rolar pela grama, além de cavar buracos. Este é um comportamento muito normal em todos os cães, mas também pode causar entrada de resíduos ou substâncias estranhas nas suas fossas nasais provocando roncos, mas fique tranquilo, pois neste caso os roncos serão temporários.

Medicamentos

Várias vezes nos vemos obrigados a ter que dar algum tipo de medicamento ao nosso cachorro, chegando a notar que ele ronca depois. Os medicamentos que normalmente causam roncos nos cães costumam ser:

  • Sedantes
  • Medicamentos contra a dor
  • Anti-histamínicos
  • Relaxantes musculares

No caso dos medicamentos, os roncos costumam ser temporários, por isso não há motivo para preocupação, mas é aconselhável consultar um médico se notar que o ronco se prolonga no seu animal por muito tempo.

Má postura ao dormir

Os cães costumam ser mestres na arte de dormir de formas muito peculiares, o que às vezes pode até ser engraçado, mas algumas delas também podem ser a causa dos roncos. Se seu cão dorme com a cabeça pendurada, cola seu nariz na parede ou em sua própria cama, é normal que ele ronque.

Este motivo também é passageiro e pode ser resolvido muito facilmente ajudando nosso cão a adotar uma postura diferente, por exemplo, pode dar uma almofada, de forma a que ele se acostume a apoiar a cabeça ali para dormir.

Também pode trocar a cama do seu cão por um modelo redondo, desta forma seu cão adotará uma postura curva que permitirá que os condutos de ar se expandam e facilitem a sua respiração.

Porque os cachorros roncam? - A causa dos roncos nos cachorros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque os cachorros roncam?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • A fumaça do cigarro causa muita irritação no focinho sensível do cachorro, por isso evite fumar perto dele para evitar despertar a sua alergia.
  • Quando o levar para passear, tente sair cedinho ou bem no fim da tarde, evitando assim as horas em que o pólen, a fumaça e o pó estão em seus níveis mais elevados.
  • Consiga um umidificador de ambiente e aumente a umidade do ar para reduzir, em grande parte, os roncos do seu cão.

Escrever comentário sobre Porque os cachorros roncam?

Porque os cachorros roncam?
1 de 3
Porque os cachorros roncam?

Voltar ao topo da página