Porque os gatos mexem a cauda

Porque os gatos mexem a cauda

Quer conhecer a maravilhosa linguagem dos gatos? Vamos explicar o que seu gato expressa segundo o movimento da sua causa porque, sejamos realistas: os gatos falam com todo o seu corpo. A cauda do seu animal de estimação é a sua forma de comunicação e entender todas as poses é o segredo para conhecer melhor o seu gato. Se deseja saber todos os segredos do seu animal, continue lendo porque em umComo.com.br explicamos a você porque os gatos mexem a cauda.

Passos a seguir:
1

Para entender a linguagem que os movimentos da cauda do seu gato implicam deve observar com atenção. Com o tempo poderá detectar padrões de comportamento que ajudarão a predizer e compreender a sua personalidade. Se perceber que a cauda do seu felino estremece ou treme pode significar muitas coisas segundo o ritmo, rápido ou lento.

Se parece que a ponta da cauda do seu seu gato vibra, quer dizer que está irritado. No entanto, se o rabo estremecer de forma geral pode significar que quer brincar e que se sente muito feliz.

Imagem: elsecretodelosgatosfelices.com
2

Se observar que seu felino balança o rabo de trás para a frente, quer dizer que está a ponto de se lançar e atacar. É a típica atitude do gato quando na natureza espreita a sua futura caça: os gatos se movem desta forma tão selvagem e discreta para conseguir que a sua presa se mova, desta forma poderão se lançar para capturá-la. Se o seu gato doméstico começar a mexer a sua cauda assim prepare-se para brincar com ele, ou significa que encontrou algum inseto pela casa que deseja pegar.

3

Quando o seu gato estiver relaxado e tranquilo em casa, observe e veja que mexe a cauda lentamente de um lado para o outro. Isso significa que o seu felino está contente e satisfeito, e além disso é um convite para carícias se você desejar.

No entanto, se a cauda do seu animal virar com rapidez e de forma brusca, quer dizer que está em modo de ataque: se não retroceder pode machucar você, e esse movimento é um claro aviso para que compreenda que deve se afastar dele. Se o seu gato reagir assim, o melhor que pode fazer é deixar de incomodá-lo; de certo modo está dizendo que chega de atenções e mimos por hoje.

4

Quando a cauda peluda do seu animal estiver totalmente levantada, quer dizer que se sente bem, à vontade e que confia em você. Este é o sinal mais claro que um gato pode dar de segurança. Desta forma, o seu felino expressa a você quão feliz se sente em sua casa e em sua companhia.

Um gato que a maior parte do tempo tem a cauda para cima é sinônimo de um gato com uma vida plena. Se esta for a sua posição mais habitual de cauda, tenha a certeza de que você é seu humano ideal.

5

Também existem outros movimentos de cauda do seu felino que refletem sentimentos negativos. Se o seu gato tiver a cauda arqueada e mais grossa quer dizer que sente medo, que está assustado e pode ser que reaja de uma forma um pouco agressiva se não deixarmos seu espaço de calma e tranquilidade. Se o seu animal tiver a cauda entre as pernas é outro modo de dizer que sente medo ou que está furioso. Não tem que estar furioso com você, pode ser que esteja decepcionado porque não conseguiu algo que desejava, como caçar um bicho ou conseguir um brinquedo. Se normalmente seu gato tiver a cauda para baixo, significa que se sente triste e quanto mais baixa, pior se sente.

6

Muitas vezes a cauda do seu gato pode ser como um brinquedo. Quando uma fêmea dá cria às vezes usa seu rabo para distrair os filhotes, e com essa atividade controla e estimula os gatinhos. É uma forma de motivar a sua curiosidade, potenciar o seu instinto caçador e seu sistema motor.

Observando os movimentos do seu gato poderá conhecê-lo melhor e ser seu amigo mais leal. Uma última coisa que deve ter em consideração é, se notar que a cauda de seu gato se mexe de forma irregular, passando de um ritmo rápido a lento, com espasmos ou outras anormalidades, é recomendável que vá ao veterinário imediatamente. Neste caso pode ser que seu animal esteja passando por alguma situação estressante e precise de um tratamento concreto.

No nosso artigo como saber se meu gato está estressado poderá encontrar os sinais desta condição.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque os gatos mexem a cauda, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.