Porque os gatos mexem as orelhas

Porque os gatos mexem as orelhas

Se observar os gatos, é provável que note que as suas orelhas se mexem para pontos diferentes, baixando apenas uma, ou inclusive enquanto gira a sua cabeça mas as direciona para o outro lado. Além de ser um meio de expressão corporal, as orelhas dos gatos são como antenas parabólicas que podem captar qualquer som inclusive alguns inaudíveis para o ser humano. É uma grande habilidade que vem dos antepassados dos gatos, quando viviam em liberdade como caçadores. Em umComo.com.br vamos contar para você porque os gatos mexem as orelhas.

Passos a seguir:
1

Os gatos têm esta maravilhosa capacidade graças aos 32 músculos que possuem em cada uma das suas orelhas e, graças a eles, podem realizar movimentos de até 180 graus para poder saber de onde vem qualquer fonte de som. Para que tenha uma ideia da sua especial habilidade auditiva, o ser humano dispõe de 6 músculos em cada orelha e a maioria das vezes as pessoas não são capazes de movê-los. Este dado servirá a você para compreender a incrível capacidade auditiva dos felinos.

2

Mas as orelhas do gato, além de serem extraordinárias antenas parabólicas para escutar melhor e captar qualquer ruído proveniente do meio, também são uma forma de comunicação. Com as orelhas móveis, o seu gato pode estar expressando vários estados de ânimo; poderá saber como o seu felino se sente só de observar as diferentes posturas que adotam os seus pavilhões auditivos.

Junto com a cauda, os olhos e os bigodes, os gatos têm muitas formas de comunicarem e expressarem o seu estado de ânimo.

3

Como os gatos podem mexer as orelhas 180 graus, essa grande mobilidade traz a eles uma grande capacidade comunicativa, já que podem mexer as orelhas para cima, para baixo, para os lados, para trás e inclusive deixá-las planas. Se as orelhas do seu gato estiverem para cima é porque se encontra feliz e satisfeito, é um claro sinal de amor e confiança em você. Se estiverem nessa posição e em constante movimento, é porque o seu gato está orientando as orelhas para cada som que escuta.

4

Se as orelhas do seu gato estiverem esticadas para os lados, é um sinal de submissão. Quando vários gatos estão brigando é habitual que as suas orelhas estejam para baixo para evitar lesões e feridas. É uma forma que os gatos têm de as protegerem das agressões de outros. Se o seu gato apontar com as suas orelhas para a frente, formando um verdadeiro ângulo, é porque está zangado e está mostrando de certa forma o seu caráter agressivo. É um sinal de aviso que vale a pena compreender para não ter nenhum susto.

5

Se o seu gato tiver as orelhas para os lados, quer dizer que está alerta ou um pouco inquieto. A melhor forma de saber se o seu felino está tranquilo e relaxado é observar se estão para cima. Se colocar as orelhas em posição horizontal e baixá-las lateralmente significa que está na defensiva e em posição de ataque. Preste atenção no seu animal de estimação e conheça tudo o que as suas orelhas podem dizer a você.

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre Porque os gatos mexem a cauda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque os gatos mexem as orelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.