
O gerbilo é uma espécie de roedor muito similar ao hamster mas com um rabo comprido, e que vem das zonas áridas do Oriente Médio e da África. Não faz muitos anos que o gerbilo foi introduzido como animal de estimação e muita gente confunde eles com hamsters e ratos, mas são muitas as diferenças entre eles. Neste artigo de umComo.com.br explicamos porque ter um gerbilo ao invés de um hamster.
Em primeiro lugar, devemos destacar que os gerbilos são mais inteligentes e dóceis que os hamsters e outros roedores. Chegou-se a dizer que a inteligência de um gerbilo é 10 vezes superior à de um rato branco.
Além disso, enquanto os hamsters dormem durante a maior parte do dia e possuem hábitos noturnos, os gerbilos alternam seus períodos de atividade. Dessa forma, podemos interagir com eles durante o dia e não passarão o tempo todo dormindo.
Se escolhermos um gerbilo, não precisamos ter medo dele nos morder pois não são agressivos e só atacam se se sentirem totalmente encurralados. Os hamsters, pelo contrário, são muito agressivos entre eles e os pais chegam inclusive a comer os filhotes.
Por outro lado, e como ponto a favor, os gerbilos não soltam cheiro e também não precisam de muitos cuidados especiais. Basta limpar a gaiola a cada 2 ou 3 semanas, ou inclusive menos durante o inverno.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque ter um gerbilo ao invés de um hamster, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.