Outros cuidados animais de estimação

Posso dar ibuprofeno ao meu cão?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Posso dar ibuprofeno ao meu cão?

Nossos cães são nossos amigos mais fiéis e leais, que nos guardam ao pé da cama quando estamos doentes e nos encontramos mal. Por isso mesmo quando são eles que sentem dor, queremos fazer tudo o que for possível para poder ajudá-los e para eles se sentirem melhor.

Nestas situações, muitas pessoas optam por usar as mesmas soluções que os humanos e começam a pensar se podem dar ibuprofeno e outros medicamentos de uso humano ao seu cão.

Está se perguntando se pode dar ibuprofeno ao seu cão? No umCOMO vamos lhe explicar tudo o que precisa saber e explicamos de que forma pode ajudar seu cão nesses momentos tão difíceis para ambos.

Também lhe pode interessar: Quando levar o filhote ao veterinário

Índice

  1. O ibuprofeno é bom para cachorros?
  2. Como o ibuprofeno atua em um cachorro
  3. O veterinário me receitou ibuprofeno

O ibuprofeno é bom para cachorros?

Antes de responder se pode dar ibuprofeno a um cão temos que referir que, a primeira coisa que deve fazer se o seu cão não estiver bem ou estiver com dor é consultar um veterinário de confiança para que possa fazer um diagnóstico e oferecer um tratamento para sua doença.

Em segundo lugar, os medicamentos como o ibuprofeno ou o paracetamol foram pensados, declarados e comercializados para uso humano e, se para nós podem causar um problema de saúde por culpa da automedicação, no caso dos cães, em quem não foi avaliado nem testado, poderia ser muito pior. Consequentemente, mesmo sem saber se pode funcionar ou não, podemos dizer já que não deve dar ibuprofeno ao seu cão.

Se não se aconselha tomar um medicamento sem que tenha sido receitado por um médico ou dar a uma pessoa um medicamento que foi receitado para outra, administrar a um cão um medicamento destinado a humanos é, no mínimo, imprudente.

De seguida vamos explicar os efeitos do ibuprofeno no cão para saber se pode obter algum benefício dando ibuprofeno a um cão.

Como o ibuprofeno atua em um cachorro

A verdade é que a informação que se tem devido aos estudos que foram realizados em relação aos efeitos do ibuprofeno nos cães é contraditória. Sabe-se perfeitamente que nos gatos é altamente tóxico, mas nos cães há uma diversidade de opiniões, pois depende muito dos níveis de medicamento e do peso do animal.

O ibuprofeno é um medicamento muito popular e eficaz para tratar as dores e a inflamação nos humanos, sendo classificado como anti-inflamatório não esteroide. No entanto, apesar de ser útil para dores pontuais de cabeça ou articulações, seu uso causa dano no revestimento do estômago e no intestino. Se passamos isso para o âmbito canino descobrimos que dar ibuprofeno a um cão pode causar úlcera e outros problemas digestivos que, a longo prazo, podem provocar a morte.

Portanto, em nenhum caso deve administrar este medicamento a um cão, menos ainda sem a supervisão de um veterinário.

Posso dar ibuprofeno ao meu cão? - Como o ibuprofeno atua em um cachorro

O veterinário me receitou ibuprofeno

Pode ser que um veterinário que tenha examinado seu animal receite um medicamento destinado a uso humano, como a aspirina ou o ibuprofeno. Nesse caso, é conveniente perguntar exatamente ao profissional sobre a quantidade e horário em que o cão deve tomar a medicação.

Um veterinário pode estabelecer a dose exata que um cão pode tomar sem efeitos secundários negativos para a sua saúde através das miligramas de princípio ativo que oferece e de quantos quilos o cão pesa. No entanto, não é uma situação muito comum, pois os profissionais da saúde animal costumam receitar outros medicamentos destinados exclusivamente aos cães, que são digeridos muito melhor e não causam nenhum dano ao seu estômago.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso dar ibuprofeno ao meu cão?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
LUCIENE
BEM ESCLARECEDOR, OBRIGADO.
Editor umComo.com.br
Oi Luciene! Que bom que gostou das dicas! Continue acompanhando as nossas sugestões! :)
1 de 2
Posso dar ibuprofeno ao meu cão?