Quais são as diferenças entre castrar e esterilizar meu animal de estimação

Quais são as diferenças entre castrar e esterilizar meu animal de estimação
Imagem: naturalezaviva.org

Por vezes os donos de cachorros ou gatos, ou de animais no geral, não têm muito claro a diferença entre castrar ou esterilizar seu animal de estimação, podendo inclusive confundir os termos. É importante saber diferenciá-los porque não é a mesma coisa castrar que esterilizar um animal. Por isso, em umComo.com.br queremos ajudar você a entender quais são as diferenças entre castrar e esterilizar seu animal de estimação.

Castração do animal

Quando falamos de castração estamos falando de uma extirpação. Isto é, são extirpadas com técnicas cirúrgicas as glândulas sexuais do seu animal. No caso dos machos os testículos, e no caso das fêmeas os ovários. Desta forma consegue-se a ausência de atividade sexual.

Esterilização do animal

Se falamos de esterilizar o animal, os órgãos sexuais são mantidos intactos, com uma laqueadura de trompas nas fêmeas e a vasectomia nos machos. Além disso, no caso dos machos evita-se a fertilidade mas é mantido o padrão da conduta sexual.

Castração vs Esterilização

A técnica da castração é bem mais drástica e invasiva do que a esterilização. Apesar de existirem algumas vantagens como controlar o caráter nos casos de animais agressivos ou com problemas de convivência.

A esterilização também tem outras vantagens, como por exemplo a prevenção de doenças relacionadas com o útero ou as mamas nas fêmeas, e de próstata nos machos.

Com qualquer uma das duas opções consegue-se evitar a procriação e os filhotes indesejados. Mas tudo depende da situação em que se encontre com seu animal; consulte seu veterinário para saber qual opção seria a mais adequada para ele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as diferenças entre castrar e esterilizar meu animal de estimação, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.