Quais são as diferentes raças do porquinho-da-índia

Quais são as diferentes raças do porquinho-da-índia
Imagem: apaecatalunya.blogspot.com.es

Se você tiver um porquinho-da-índia como animal de estimação, talvez ache interessante saber mais sobre quais são as raças existentes deste animal. É verdade que existem muitas, cada uma diferente e bonita com suas peculiaridades. Mas como em todas as raças, existem algumas mais conhecidas do que outras. Neste artigo de umComo.com.br vamos falar-lhe sobre quais são as diferentes raças do porquinho-da-índia.

Abissínio

Estas porquinhos-da-índia são conhecidos porque têm um crescimento de pelo muito diferente, em forma de rosetas que cobrem todo o seu corpo. Devido a isto, o aspecto do seu pelo é um pouco pontiagudo, porém suave ao toque.

Um porquinho-da-índia de pura raça abissínio pode chegar a ter entre oito e dez rosetas sobre seu corpo, divididas em: quatro sobre o torso, duas no traseiro, duas nos quadris, e talvez mais duas nos ombros. As rosetas costumam ter uma mancha careca no centro.

Existem raças cruzadas de porquinhos-da-índia abissínios, que têm menos rosetas ou rosetas que se encontram em lugares diferentes.

Imagem: mundomascota-telde.es

Inglesas ou americanas

Estas raças de porquinhos-da-índia são as mais populares e comuns. Possuem pelo corporal curto, suave e liso. Esta raça é a mais fácil de cuidar já que não requer cuidados especiais quanto ao pelo ou banho, por exemplo.

Imagem: mazcotas.es.tl

Peruano

No porquinho-da-índia peruano o pelo cresce até chegar ao chão, pelo menos 30 cm de comprimento no total. Portanto, esta raça precisa de uma grande dedicação a sua higiene, por isso não é aconselhável como animal de estimação para uma criança ou para alguém que não quer prestar este tipo de atenção especial.

Em sua limpeza é conveniente usar uma escova suave e um pente de plástico, evitando pentes de metal. Deve-se escovar na mesma direção do pelo e ter cuidado com os possíveis nós.

Imagem: forocoches.com

Outras raças

As raças descritas são as mais conhecidas e as mais comuns, mas existem muitas outras raças, como os porquinhos-da-índia de pelo longo, os porquinhos-da-índia de pelo curto ou os porquinhos-da-índia sem pelo, como por exemplo, os porquinhos-da-índia skinny.

Além disso, os porquinhos-da-índia podem ser muito diferentes entre eles, mesmo que sejam da mesma raça, devido à cor.

  • A cor natural dos porquinhos-da-índia costuma ser a cor prateada, dourada, cinza, canela ou salmão.
  • Podem ser de uma única cor: café, chocolate, amarelo pálido, branco, negro azulado, bege ou marrom avermelhado.
  • Também existem porquinhos-da-índia de muitas cores, combinando as cores mais habituais.
Imagem: mundo-animal.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as diferentes raças do porquinho-da-índia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.