Partilhar

Quais são as doenças infecciosas mais comuns no gato

Imagem: animalesyanimales.com

Se tem um gato ou uma gata como animal de estimação, de certeza que lhe interessará saber tudo sobre o animal para poder cuidar dele como merece e para que esteja saudável. Mas para o manter saudável deve conhecer as doenças mais comuns que possa ter e, além disso, quais são as infecciosas e quais as mais graves. Por isso, em umComo.com.br mostramos-lhe quais são as doenças infecciosas mais comuns no gato.

Passos a seguir:
1

Vírus da panleucopenia felina. Esta doença carateriza-se por uma grave descida de glóbulos brancos e pela destruição da mucosa intestinal, provocando diarreias fortes. Pode afetar fêmeas grávidas produzindo alterações nos seus bebés dentro do útero, manifestando-se posteriormente como alterações nervosas ou de crescimento, entre outras.

2

Vírus da rinotraqueíte felina. Afetando a zona do nariz e da tranqueia produz febre, tosse, espirros e congestão nasal. Também podem aparecer úlceras na boca. Além disso, o gato apresenta falta de apetite, decadência e conjuntivite. Nos gatos pequenos pode desencadear pneumonias e em gatas grávidas abortos.

3

Calicivirus felino. Esta doença tem uma certa similaridade com a rinotraqueíte felina, embora seja mais benigna. Produz alterações na mucosa, conjuntivite e congestão nasal. Além disso, produz crostas e espirros.

4

Perionitis infecciosa. Podem produzir-se abcessos, tumores na cavidade abdominal, ascite e alterações no fígado.

5

Leucemia felina. É mais comum nos gatos adultos. Esta doença pode provocar tumores, anemia, diminuição dos glóbulos brancos e das defesas. O gato pode pegar infeções de muitos tipos devido à sua imunossupressão.

6

Clamídia. Pode provocar conjuntivite, a qual pode tornar-se crônica, e problemas respiratórios.

7

Fungos patogênicos. Aparecem manchas redondas e descamação na pele do gato.

8

Raiva. Afeta o sistema nervoso central do gato, originando mudanças importantes no seu temperamento e comportamento.

9

Se vir no seu gato algum sinal de doença ou notar algo que não é normal, vá ao seu veterinário de imediato para examinar o seu animal de estimação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as doenças infecciosas mais comuns no gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quais são as doenças infecciosas mais comuns no gato

7 comentários
Rosângela zanelato
meu gato esta co sangue na urina ,,oque pode ser?
Cristina Esteves
Boa noite, se possível gostaria de ser esclarecida sobre uma queda de pelo no meu gato na zona da orelha, não é uma queda total mas im parcial. Obrigada
natercia
oi tenho um gato que está apresentando febre mesmo depois de um tratamento longo com medicamentos muitos fortes. Ele foi diagnosticado como hemobartonelase. Tomou Doxifin e dextar. Melhorou mas ainda apresenta febres. Será que o diagnostico foi errado?
Maria João Tavares
tenho uma gata com 14 anos e de algum tempo a esta parte tem uma fome descontrolada e emagreceu muito. O que poderá ser?
Marilia
Qual bactéria que se aloja na garganta do gato?
sandra silva
ola tenho uma gata de 1 ano ela esta com uns vermelhoes nas patas da frente caio o pelo nessa sona e ela deve de cosar e deita sangue alguem me pode ajudar obrigado
rebeca
o meu gato ele se lambe, muito isso é normal?

Imagem: animalesyanimales.com

Voltar ao topo da página