Quais são as doenças mais comuns nos gatos domésticos

Quais são as doenças mais comuns nos gatos domésticos

Se você escolheu um gato como animal de estimação, com certeza quer saber tudo sobre os seus cuidados e a sua higiene, como brincar com ele, entre muitas outras coisas. Mas, você sabe quais podem ser as doenças que o seu gato pode ter? Assim como as pessoas, o seu gato pode ficar doente. Apesar de estarem vacinados e de cuidar muito bem deles, eles podem pegar doenças que devem ser tratadas e é bom conhecê-las para poder procurar a ajuda de um veterinário caso seja necessário. Por isso, em umComo.com.br queremos explicar a você quais são as doenças mais comuns nos gatos domésticos.

Alergia

Assim como as pessoas sofrem com alergias em algumas estações do ano, os gatos também podem sofrer diferentes tipos de alergias. Os sintomas podem ser:

  • Respiratórios: espirros, tosse, mucosidade e dificuldade respiratória.
  • Cutâneos: coceira intensa e persistente, olhos lacrimejando.

Se você acha que seu gato pode estar sofrendo de uma alergia, primeiro você deve descobrir o que é que está causando este transtorno para poder eliminá-lo.

Broncopneumonia

Outra das doenças mais comuns nos gatos domésticos é a broncopneumonia, uma doença que consiste em uma inflamação dos brônquios e alvéolos pulmonares. É produzida pela infecção de um vírus fazendo com que o seu gato fique com os olhos lacrimejando, mucosidade abundante, tosse e inclusive úlceras na boca.

Gripe

Embora o seu gato tenha sido vacinado pode contagiar-se com o vírus da gripe, outra das doenças comuns dos gatos. Saberá rapidamente se o seu gato tem gripe porque verá sintomas como:

  • Olhos lacrimejantes
  • Tosse e espirros constantes
  • Percebe que tem o nariz congestionado e mucosidade

Se acredita que o seu gato foi contagiado com a gripe, o mais recomendável é levá-lo ao veterinário para que o trate com antibióticos específicos e aptos para a raça do seu gato. Em umComo damos-lhe algumas dicas para que saiba como tratar o resfriado nos gatos.

Conjuntivite

Outra das doenças comuns dos gatos domésticos é a conjuntivite. Tal como os humanos, os gatos também podem sofrer desta doença na zona dos olhos que pode se tornar muito incômodo na visão e na sua saúde.

Pode determinar se o seu gato tem conjuntivite observando a aparência dos seus olhos: se vir que tem secreção, que lacrimeja em abundância, que tem os olhos vermelhos ou as pálpebras inchadas, isso são sintomas da conjuntivite nos gatos.

Em umComo contamos-lhe tudo o que precisa saber sobre como saber se o seu gato tem conjuntivite e como tratar a conjuntivite do seu gato.

Cataratas

As cataratas nos gatos podem ser congênitas ou adquiridas, mas seja ela qual for, você verá rápido se o seu gato sofre disso porque poderá ver nos seus olhos que o interior da pupila é de cor branca. Além disso, se o seu gato começar a ter movimentos estranhos ou bater contra os móveis, leve-o ao veterinário para fazer um acompanhamento.

Também pode ser que, devido às cataratas, o seu gato tenha menos visão ou, inclusive, tenha desenvolvido cegueira. Poderá detetá-lo se notar que o animal está desorientado, se se coça muito nos olhos ou se não reage à luz. Em umComo damos-lhe alguns conselhos para saber se o seu gato é cego.

Problemas gastrointestinais

Normalmente são os gatos mais novos que podem sofrer de problemas deste tipo. Podem aparecer por causa de um vírus, parasita, infecção bacteriana ou porque seu gato comeu algum alimento estragado. Os sintomas que seu gato apresentaria são: vômitos, diarreias, dor abdominal, perda de apetite, fraqueza ou apatia. Se seu gato tiver estes sintomas vá urgentemente ao veterinário porque ele pode se desidratar rápido e colocar sua vida em risco.

Otite

A otite é outra das doenças mais comuns dos gatos domésticos e é uma doença que produz a inflamação do conduto auditivo e é muito dolorosa. Além disso, a otite nos gatos pode ter consequências muito graves como a perfuração do tímpano.

Pode ocorrer devido à presença de parasitas como ácaros, fungos ou bactérias. Se observar que o seu gato tem uma secreção marrom nas orelhas, leve-o de imediato ao veterinário.

Cuidar de um gato

Estas são algumas das doenças mais comuns que pode encontrar em um gato doméstico que não sai à rua. Se observar em seu gato estes sintomas ou outros diferentes, não hesite em ir ao veterinário para que ele examine o seu gato e lhe prescreva um tratamento para recuperar o bem-estar do animal.

Para poder evitar que o seu gato apresente alguma destas doenças comuns, é imprescindível que tenha em conta os cuidados específicos que precisa o seu animal de estimação. Deve aumentar a precaução nos aspetos básicos da vida do gato como a sua alimentação, o cuidado do seu pelo, a higiene dos seus dentes e ter em conta que há estações no gato nas quais o animal tem mais riscos de contrair doenças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as doenças mais comuns nos gatos domésticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.