Doenças que os gatos podem pegar aos humanos

Quais são as doenças que um gato me pode transmitir

Quais são as doenças que um gato me pode transmitir
Imagem: petfinder.com

O seu gato pode aparentar estar saudável, mas pode ser portador de doenças que lhe pode transmitir sendo você humano. Por isso, é tão importante que tenha uma extrema higiene e que lave sempre as mãos cada vez que limpar a areia ou que o lave a ele. Além disso, deve levá-lo ao veterinário para as suas visitas periódicas e ter as suas vacinas em dia. Em umComo.com.br queremos orientá-lo para que saiba quais são as doenças que um gato me pode transmitir.

Índice

  1. Toxoplasmose
  2. A arranhadela do gato
  3. Raiva
  4. Parasitas
  5. Alergias respiratórias
  6. Recorra ao veterinário

Toxoplasmose

Esta é a doença mais conhecida que um gato pode transmitir, pelo perigo que pode originar a uma grávida quando corre o risco de estar exposta a sofrer dela. A toxoplasmose é causada por um parasita no intestino dos gatos que se deposita nas suas fezes. Se não estivermos no processo de gestação, podemos passar a toxoplasmose sem darmos sequer conta, uma vez que os sintomas são parecidos aos de uma gripe, mas uma grávida deve ter precauções extremas, porque pode ser muito perigoso para o bebé.

A arranhadela do gato

Costuma apresentar-se mais normalmente em épocas de calor, devido ao aumento de pulgas e carrapatos. Esta doença contagia-se através do contato com um gato que apresente pulgas infetadas por uma bactéria. Se um gato afetado por esta doença o arranhar ou a sua saliva entrar em contato consigo, irá contagiá-lo causando-lhe mau-estar, febre e muita fadiga, como uma gripe forte. Por isso, deve ter o seu gato desparasitado e administrar-lhe as pipetas que o veterinário lhe receitar para o manter livre de parasitas.

Raiva

Esta doença pode chegar a ser letal, se suspeita que um gato pode ter raiva, tenha precauções extremas e não se aproxime dele. Chame o mais depressa possível um veterinário para lhe aconselhar sobre o que fazer com o gato.

Parasitas

As infeções de parasitas dos gatos passam-se aos humanos através das suas fezes. Algumas das condições que podemos contrair através das suas fezes são: a tênia e a mitose. Para evitar que isto aconteça, tem de ter apenas uma extrema higiene quando limpar a areia do seu gato. Se isto o preocupar bastante, fale com o seu veterinário para que este lhe possa informar sobre quais são todos os parasitas que pode contrair.

Alergias respiratórias

Se tiver asma é aconselhável não ter um gato como animal de estimação, porque devido à glicoproteína que está na saliva dos gatos, pode contrair alergias respiratórias e inclusive asma.

Recorra ao veterinário

Se acredita que o seu gato possa contagiar alguma doença recorra ao seu veterinário e tenha extremas precauções de higiene.

Mas não se preocupe, porque se o seu gato estiver adequadamente cuidado e o levar às suas revisões habituais não lhe transmitirá nada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as doenças que um gato me pode transmitir, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Raul
Amei mim ajudou muito ♥♥♥
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Raul! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo comentário ;)
A sua avaliação:
silvana rattacaso
qual o perigo do pelo gato
Lucy
gente, tirem essa parte de alergias respiratórias!!! GATOS NÃO TRANSMITEM ASMA!!!! Asma não é uma doença transmissível!!
Simone
Nossa....apavorando ignorantes. Você não gosta de gatos e quer influenciar as pessoas ou vc é desinformada mesmo e acha que é informada com essas informações do século passado...totalmente obsoletas e vagas !!!!
Imagem: petfinder.com
Quais são as doenças que um gato me pode transmitir