Partilhar

Quais são as doenças que um gato me pode transmitir

Imagem: petfinder.com

O seu gato pode aparentar estar saudável, mas pode ser portador de doenças que lhe pode transmitir sendo você humano. Por isso, é tão importante que tenha uma extrema higiene e que lave sempre as mãos cada vez que limpar a areia ou que o lave a ele. Além disso, deve levá-lo ao veterinário para as suas visitas periódicas e ter as suas vacinas em dia. Em umComo.com.br queremos orientá-lo para que saiba quais são as doenças que um gato me pode transmitir.

Toxoplasmose

Esta é a doença mais conhecida que um gato pode transmitir, pelo perigo que pode originar a uma grávida quando corre o risco de estar exposta a sofrer dela. A toxoplasmose é causada por um parasita no intestino dos gatos que se deposita nas suas fezes. Se não estivermos no processo de gestação, podemos passar a toxoplasmose sem darmos sequer conta, uma vez que os sintomas são parecidos aos de uma gripe, mas uma grávida deve ter precauções extremas, porque pode ser muito perigoso para o bebé.

A arranhadela do gato

Costuma apresentar-se mais normalmente em épocas de calor, devido ao aumento de pulgas e carrapatos. Esta doença contagia-se através do contato com um gato que apresente pulgas infetadas por uma bactéria. Se um gato afetado por esta doença o arranhar ou a sua saliva entrar em contato consigo, irá contagiá-lo causando-lhe mau-estar, febre e muita fadiga, como uma gripe forte. Por isso, deve ter o seu gato desparasitado e administrar-lhe as pipetas que o veterinário lhe receitar para o manter livre de parasitas.

Raiva

Esta doença pode chegar a ser letal, se suspeita que um gato pode ter raiva, tenha precauções extremas e não se aproxime dele. Chame o mais depressa possível um veterinário para lhe aconselhar sobre o que fazer com o gato.

Parasitas

As infeções de parasitas dos gatos passam-se aos humanos através das suas fezes. Algumas das condições que podemos contrair através das suas fezes são: a tênia e a mitose. Para evitar que isto aconteça, tem de ter apenas uma extrema higiene quando limpar a areia do seu gato. Se isto o preocupar bastante, fale com o seu veterinário para que este lhe possa informar sobre quais são todos os parasitas que pode contrair.

Alergias respiratórias

Se tiver asma é aconselhável não ter um gato como animal de estimação, porque devido à glicoproteína que está na saliva dos gatos, pode contrair alergias respiratórias e inclusive asma.

Recorra ao veterinário

Se acredita que o seu gato possa contagiar alguma doença recorra ao seu veterinário e tenha extremas precauções de higiene.

Mas não se preocupe, porque se o seu gato estiver adequadamente cuidado e o levar às suas revisões habituais não lhe transmitirá nada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as doenças que um gato me pode transmitir, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quais são as doenças que um gato me pode transmitir

4 comentários
A sua avaliação:
Raul
Amei mim ajudou muito ♥♥♥
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Raul! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo comentário ;)
A sua avaliação:
silvana rattacaso
qual o perigo do pelo gato
Lucy
gente, tirem essa parte de alergias respiratórias!!! GATOS NÃO TRANSMITEM ASMA!!!! Asma não é uma doença transmissível!!
Simone
Nossa....apavorando ignorantes. Você não gosta de gatos e quer influenciar as pessoas ou vc é desinformada mesmo e acha que é informada com essas informações do século passado...totalmente obsoletas e vagas !!!!

Imagem: petfinder.com

Voltar ao topo da página