Quais são as vacinas que devo dar ao meu cachorro

Quais são as vacinas que devo dar ao meu cachorro
Imagem: mundoanimalia.com

Se tiver um cachorro, deve-se lembrar da importância das vacinas para sua qualidade de vida. Além disso, se quiser adotar um cachorro para sua família, a primeira coisa que deve verificar é como se encontra seu calendário de vacinas. Tanto se for adotado como comprado, já deve ter todas as vacinas que precisa para sua idade em dia, mas quando ele já estiver com você é imprescindível continuar dando suas vacinas. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você quais são as vacinas que deve dar ao seu cachorro.

Por que vacinar?

Pense que assim como nas pessoas, vacinar seu cachorro significa protegê-lo contra possíveis doenças. Seu cachorro também está exposto a um mundo com perigos que podem afetar sua saúde. Principalmente os vírus, alguns não são muito agressivos mas outros podem provocar inclusive a morte de um animal.

Quando devo vacinar?

Se tiver seu cachorro desde filhote, é imprescindível fazê-lo o quanto antes já que seu sistema imunológico é muito frágil. Mas antes disso, você deve se certificar de que não tenha parasitas internos que possam alterar sua saúde.

Os veterinários costumam seguir sempre o mesmo calendário de vacinas apesar de existirem fatores que podem influenciar na programação, como o estado de saúde do seu cachorro, seu lugar de residência, e se está muito ou pouco exposto a doenças.

Para poder estabelecer um calendário você deve falar com seu veterinário e se adaptar às necessidades do seu cachorro, já que quanto antes estiver vacinado, antes poderá sair na rua se for filhote.

Que vacinas devo dar?

Para saber que vacinas deve dar no seu cachorro deve ir ao veterinário e informar-se com ele, pois é ele quem lhe pode aconselhar sobre quando vacinar, em que condições e quais devem ser as vacinas. É claro que é importante saber que tipos de vacinas dar ao seu cachorro. Ir ao veterinário "porque está na hora de vaciná-lo" sem saber o que estão administrando nele não é nada adequado. Para isso, aconselho que fale com seu veterinário, que como bom profissional responderá a todas as dúvidas que você possa ter.

Quais são as vacinas mais importantes?

Estas são, para ter uma ideia, as vacinas mais importantes que deve administrar ao seu cachorro:

  • Esgana
  • Parvovirose
  • Hepatite
  • Leptospirose
  • Raiva

Existem outras que podem ser opcionais, como:

  • Traqueobronquite
  • Piroplasmose
  • Coronavirose

Lembre-se que vacinar seu cachorro é uma ação preventiva que pode salvar a sua vida, e por isso não é aconselhável economizar nisso. É por isso que aconselho você a levá-lo sempre a um veterinário de confiança que trate bem você e o seu cachorro.

Veja mais em: Como tratar a sarna de cachorro com remédios caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as vacinas que devo dar ao meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.