Quais são os alimentos tóxicos para os gatos

Quais são os alimentos tóxicos para os gatos

O gato é um maravilhoso animal de companhia, curioso, divertido e brincalhão, que rapidamente se torna num membro na nossa família. E para vê-lo crescer feliz e saudável é bastante importante cuidar de todas as suas necessidades, alimentá-lo adequadamente e garantir-lhe segurança. Neste aspeto torna-se bastante importante saber quais são os alimentos tóxicos para os gatos, para evitar assim que o felino os ingira pondo em risco a sua vida.

Passos a seguir:
1

A cebola e o alho são dois ingredientes comuns nas nossas casas que se tornam bastante tóxicos para os gatos, especialmente a cebola. Ambos contêm tiossulfato uma substância que produz no animal diarreia, vômitos, problemas respiratórios, perda de apetite e urina com sangue. Em casos mais graves pode fazer com que o animal comece a sofrer de anemia hemolítica, o que destrói os glóbulos vermelhos.

Se preparar comida em casa para o seu gato, não deve incluir estes ingredientes.

2

As sementes de maçã, damasco ou nectarina são altamente tóxicas para os gatos, pelo que se deve evitar por completo dar ao animal este tipo de frutas. Ao consumi-las o felino pode ter dificuldades respiratórias que o podem levar a uma asfixia, pelo que se deve estar particularmente atento neste aspeto.

3

Uma das nossas sobremesas favoritas, o chocolate, conta com teobromina que é bastante tóxica para o nosso gato. O seu consumo produz hiperatividade, sede excessiva, vômitos, diarreia e em casos mais graves ataques ao coração após 24 horas de o ter ingerido. O chocolate preto é especialmente perigoso ao conter mais teobromina, por isso nunca dê ao seu gato esta guloseima nem nenhum alimento que a contenha.

4

Associamos os gatos com o leite, mas este conceito é bastante errado. Passada a etapa de bebê, o gato adulto volta a ser intolerante à lactose pelo que a ingestão deste alimento pode fazê-lo sentir-se mal. O mau-estar de estômago, os vômitos e a diarreia são os principais sintomas que o felino tem após ingerir leite, especialmente se for desnatado.

Se pretender dar leite ao seu gato, dê leite livre de lactose.

5

O tomate e a batata são outros ingredientes inadequados para a alimentação do nosso gato. O primeiro contém amido que se torna difícil de processador pelo animal, enquanto que o segundo é demasiado ácido para o seu estômago. Ambos original mau-estar de estômago, diarreia e vômito.

6

Os alimentos que contêm trigo, peixe cru, cafeína ou álcool não são recomendados para os gatos. Do mesmo modo o abacate torna-se altamente nocivo para o animal graças ao seu conteúdo de persina, que produz vômitos, mau-estar de estômago, diarreia, problemas respiratórios e em casos mais graves a morte, pelo que há que prestar atenção ao seu consumo.

7

A melhor forma de manter o nosso gato seguro é alimentado-o com ração ou produtos comerciais destinados especialmente para eles. Assim garantimos a sua correta nutrição e em especial a sua segurança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os alimentos tóxicos para os gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.