Partilhar

Quais são os cães mais inteligentes

Quais são os cães mais inteligentes

Já sabemos que os cães são animais muito inteligentes, mas entre as dezenas de raças existentes existem algumas que se destacam mais do que outras por sua rapidez de resposta, nível de atenção e obediência. Estas características, que têm a ver com as aptidões do animal, fazem de certos cães exemplares realmente brilhantes, sempre dispostos a surpreender os seus donos. Quer saber quais são? Em umComo.com.br revelamos a você quais são os cães mais inteligentes e espertos.

Também lhe pode interessar: Quais são os cães menos agressivos

Por que estas raças são consideradas as mais inteligentes?

Assim como podemos encontrar raças de cães mais rápidos, melhores caçadores ou mais obedientes, da mesma forma existem raças que se destacam acima de outras por sua inteligência, sendo cães ideais para adestrar rapidamente, para a companhia e inclusive para a realização de tarefas de resgate. Não é qualquer animal que pode se gabar de fazer tudo isto, no entanto em umComo revelamos a você os 10 cães mais inteligentes do mundo, considerados como animais de estimação exemplares por todas as suas qualidades segundo o especialista em inteligência canina Stanley Coren.

Border collie, a raça mais inteligente de todas

Border collie, que originalmente foi uma raça dedicada a pastoreio, é hoje em dia um animal de companhia excepcional, sendo a raça de cachorro mais inteligente do mundo segundo Coren. Trata-se de um animal obediente, sempre disposto a cumprir ordens, ativo, inteligente e que adora os esportes e a atividade física. Adestrá-lo é um verdadeiro prazer, sendo capaz de aprender truques e obedecer ordens com uma impressionante rapidez.

Mas para ter um border collie em casa deverá ter muito tempo para levá-lo para passear e se exercitar junto com ele, pois estes cães requerem muita atividade para estarem saudáveis.

Quais são os cães mais inteligentes - Border collie, a raça mais inteligente de todas

Caniche ou poodle, pequeno porém brilhante

Os amantes das raças grandes poderiam ficar surpresos, mas o poodle ou caniche, com seu tamanho reduzido, é a segunda raça mais inteligente do mundo. Este animal, perfeito para a companhia de adultos e crianças, é usado tanto na caça como em manobras de resgate. Trata-se de um animal veloz, muito atento ao adestramento e à proteção do lar, que também responde rapidamente.

Sem dúvida um amigo ideal que, graças ao seu tamanho, é ideal para a vida doméstica.

Quais são os cães mais inteligentes - Caniche ou poodle, pequeno porém brilhante
Imagem: gralminas.com.br

Pastor alemão, um guardião perfeito para adestrar

Entre as raças de cães mais inteligentes não podia faltar um dos guardiães mais fiéis do mundo animal: o pastor alemão. Não só se trata de um cão carinhoso e muito protetor com seus donos, mas é ainda uma raça bastante corajosa, sendo usado como cão de resgate e em corpos especiais como a polícia ou o exército. Trata-se de um cachorro capaz de aprender rapidamente e de seguir instruções perfeitamente, porém, como cão doméstico requer atenção e exercício para se manter em bom estado.

Quais são os cães mais inteligentes - Pastor alemão, um guardião perfeito para adestrar
Imagem: breedingbusiness.com

Golden retriever, doce e brincalhão

Não podemos negar que o golden retriever parece mais um adorável animal de pelúcia do que um animal, mas este é precisamente o encanto deste cão brilhante. Famoso por sua obediência e sua capacidade de aprender novos truques, é uma das raças mais usadas como cães-guia e para ajudar pessoas com necessidades especiais, sendo um animal de temperamento estável e muito fiel.

O golden é ainda um cão que adora estar rodeado de crianças, brincalhão e paciente é o animal ideal para toda a família. No entanto requer exercício diário e uma boa alimentação para controlar sua tendência à obesidade.

Quais são os cães mais inteligentes - Golden retriever, doce e brincalhão

Doberman, não se deixe intimidar por sua aparência

O doberman é um animal de aparência dura e intimidante, com um passado como cão de guarda e de vigilância que o deixou com a reputação de ser um pouco agressivo. No entanto, trata-se de um animal muito propício ao adestramento devido à sua grande inteligência e disposição para receber ordens.

É carinhoso e fiel, mas não devemos esquecer que tem dificuldade para socializar com outras raças e com pessoas desconhecidas, sendo importante atacar esta tendência desde filhote e potenciar uma socialização adequada para contar com um animal único: um amoroso cão e um forte guardião.

Quais são os cães mais inteligentes - Doberman, não se deixe intimidar por sua aparência
Imagem: hdwallpaperscool.com

Pastor de Shetland, um escocês brilhante

Entre os cães mais inteligentes aparecem os pastores, e não só falamos do border collie mas também do Pastor de Shetland, um cão de origem escocesa que é um amigo ideal, sendo um excelente guardião e um animal fiel e carinhoso.

Trata-se de uma raça muito propícia ao treinamento e às ordens, pode aprender todo o tipo de truques enquanto brinca com todos em casa, cuida do lar ou se diverte mantendo o jardim livre de animais intrusos: uma raça perfeita para grandes espaços. No entanto, assim como acontece com o doberman, deve ser socializado desde filhote para mitigar seu caráter reservado e às vezes desconfiado.

Quais são os cães mais inteligentes - Pastor de Shetland, um escocês brilhante
Imagem: caninablog.wordpress.com

Labrador Retriever, amigável e criativo

Assim como seu primo Golden, o labrador retriever é um cão de aparência adorável e amigável, um animal perfeito para tarefas de resgate e para guiar e ajudar pessoas com necessidades especiais. Como se fosse pouco, também é um excelente colega para as crianças, sempre disposto a brincar e a se divertir, além de ser um animal que aprende todo tipo de truques e ordens em pouco tempo e com um treinamento mínimo.

Este animal precisa de uma boa dose de exercício diário e de uma dieta adequada, pois também apresenta tendência à obesidade com o tempo.

Quais são os cães mais inteligentes - Labrador Retriever, amigável e criativo
Imagem: petguide.com

Papillon, de tamanho pequeno mas de grande inteligência

Atento, desperto, de reação rápida e aparência adorável, o papillon pode ser pequeno mas seu entendimento é tão destacado que aparece no oitavo lugar entre as raças de cães mais inteligentes. Este ativo animal é perfeito para obedecer ordens, aprendendo rapidamente e se adaptando com facilidade à vida em um espaço relativamente pequeno, como um apartamento.

Quais são os cães mais inteligentes - Papillon, de tamanho pequeno mas de grande inteligência
Imagem: divaveterinario.com.br

Rottweiler, uma raça imponente e astuta

Não deixe que seu tamanho enorme ou sua força assustem a você, pois apesar de sua aparência o rottweiler não é só uma das raças mais inteligentes, como também é um dos cães mais carinhosos e dóceis com adultos e crianças. Trata-se de um animal de caráter equilibrado e racional, que no entanto é um potente guardião.

Se este cão for educado adequadamente, com amor, exercício e atenções, nunca será um perigo para ninguém pois se trata de uma raça muito segura e contida em seu comportamento.

Quais são os cães mais inteligentes - Rottweiler, uma raça imponente e astuta
Imagem: tenermascotas.com

Boiadeiro australiano, desperto e ativo

A última raça entre os 10 cães mais inteligentes não é tão comum deste lado do mundo, no entanto destaca-se por sua energia e capacidade de aprendizagem: é o Boiadeiro australiano, um animal que requer uma grande quantidade de atividade física e de aprendizagem de coisas novas e truques para se manter saudável e feliz.

Este animal que deve ser criado de preferência em espaços abertos, é brincalhão e divertido com seus donos e com os conhecidos, mas muito reservado com pessoas e animais novos, sendo um bom guardião.

Quais são os cães mais inteligentes - Boiadeiro australiano, desperto e ativo
Imagem: blog.meuamigopet.com.br

Outras raças de cães inteligentes

Estes são os 10 cães mais inteligentes, mas existem outras raças que também merecem ser destacadas:

  • Schnauzer miniatura e médio
  • Cocker spaniel
  • Pomerânia
  • Border Terrier
  • Samoieda

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os cães mais inteligentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quais são os cães mais inteligentes

1 comentário
Adna Silva
Nossa que legal, eles são inteligentes mesmo, meu irmão têm um pastor alemão, e eu tenho 2 cadelinhas, Quase que eu tive que doar elas, pois bagunçavam demais, latiam toda hora, mas meu irmão adestrou eles com o curso desse site quem quiser aprender como adestrar cães,ta ai a dica ! Obrigada pela materia.

Quais são os cães mais inteligentes
Imagem: gralminas.com.br
Imagem: breedingbusiness.com
Imagem: hdwallpaperscool.com
Imagem: caninablog.wordpress.com
Imagem: petguide.com
Imagem: divaveterinario.com.br
Imagem: tenermascotas.com
Imagem: blog.meuamigopet.com.br
1 de 11
Quais são os cães mais inteligentes

Voltar ao topo da página