Treinar um cachorro

Quais são os erros mais comuns ao educar um cachorro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os erros mais comuns ao educar um cachorro
Imagem: perrosamigos.com

Por vezes quando o nosso cachorro não nos obedece ficamos frustados e pensamos que é ele quem tem o problema, porque nós como donos fazemos tudo bem. Tem a certeza disso? Educar um cachorro não consiste apenas em alimentá-lo, cuidar dele para que esteja saudável e brincar com ele. Educar um cachorro vai muito mais além disso, e é essencial fazê-lo bem para garantir uma boa relação e uma estreita ligação. Por isso, em umComo.com.br queremos explicar-lhe quais são os erros mais comuns ao educar um cachorro.

Também lhe pode interessar: Como educar um filhote de Beagle
Passos a seguir:
1

Castigar em vez de reforçar. O castigo é sempre desagradável, e um reforço positivo obterá melhores resultados e além disso, de forma permanente. Esqueça os castigos e aposte nos prêmios quando o seu cachorro fizer algo bem.

2

Ordens severas. Por vezes, perante um comportamento do cachorro que você quer parar, em vez de ensinar adequadamente esse comportamento, fazemos com que desapareça de forma severa parando o comportamento. Por exemplo com um 'pára' ou um 'não' acompanhado de um movimento brusco. Evite as ordens brutas quando quiser que o seu cachorro deixe de se comportar de alguma maneira, visto que esta forma gera estresse e ansiedade. Ensine-lhe sempre de uma forma positiva.

3

Castigos físicos. Usar a força com o seu cachorro é um erro e além disso, é algo grave. Isto é cruel e pode ter consequências negativas e muito pouco desejáveis. Porquê? Porque provocará sempre no seu cachorro o mesmo sentimento: medo. E o medo irá gerar-lhe frustração, e a frustração vem sempre acompanhada de agressividade.

Se usar agressividade com o seu cachorro, voltará a si também de forma agressiva. Por isso, esqueça este tipo de castigos e trate o seu cachorro como ele merece: com carinho e respeito.

4

Dar ordens complicadas. Deve ter paciência para que o seu cachorro possa aprender corretamente. As pressas para aprender são absurdas, porque o cachorro tem o seu próprio ritmo de aprendizagem. Paciência e constância serão os seus aliados. Por isso, esqueça as ordens complicadas e demasiados ensinamentos juntos que farão apenas com que o seu cachorro se confunda. Pouco a pouco é melhor.

5

Culpar o cachorro dos seus erros. Tem a certeza que é o seu cachorro quem tem a culpa de tirar a coleira ou de não se comportar adequadamente? Se não conseguir ensiná-lo por falta de paciência, a culpa será sempre sua e nunca do seu cachorro. Mas isso não deve ser motivo de raiva ou frustração da sua parte, necessitará apenas de se aplicar e de se envolver mais na educação e compreensão do seu cachorro.

6

Castigar o cachorro depois do que aconteceu. Além de, como já dissemos, os castigos não são bons aliados, ainda o são menos se o castigar quando ele teve um mau comportamento. Se você não o 'apanhar no ato' não valerá de nada repreendê-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os erros mais comuns ao educar um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: perrosamigos.com
Quais são os erros mais comuns ao educar um cachorro