Partilhar

Quais são os sintomas de ansiedade nos cães

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: vetlive.com

Nossos animais precisam de atenção, carinho, exercício e tempo de lazer que lhes permita drenar suas energias e se divertirem. Quando algum ou vários destes fatores faltam, é muito possível que seu animal apresente um quadro de ansiedade que altere sua conduta e o torne um cão difícil de controlar. Seu animal está rebelde, agressivo e desobediente? Preste atenção porque em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas de ansiedade nos cães e como tratar esta condição.

Também lhe pode interessar: Como controlar a ansiedade nos cães
Passos a seguir:
1

A ansiedade nos cães pode ser produzida devido a diferentes fatores. Os mais comuns ocorrem por mudanças em seu meio e que geram estresse, por exemplo, uma mudança, ter de permanecer em um espaço novo, ser resgatado da rua e ter de adaptar-se à vida doméstica, um novo animal ou um novo membro da família, entre outras condições que tiram o animal de sua rotina habitual gerando-lhe frustração ou nervosismo, o que desencadeia a ansiedade.

2

Outras razões pelas que também se apresenta a ansiedade canina devem-se aos hábitos com os quais criamos nosso cão. Se o animal passa tempo demais sozinho em casa ou não faz a atividade física que deveria, pode desenvolver comportamentos ansiosos que afetem seu estado anímico.

3

Os sintomas da ansiedade nos cães mais comuns são:

  • Latir com muita frequência, de forma excessiva e diante de qualquer movimento ou ruído.
  • O cão morde suas coisas, destrói móveis ou plantas e em general qualquer objeto do lar que estiver ao seu alcance.
  • O animal é hiperativo e muitas vezes corre de forma errática de um lado para outro sem motivo aparente.
  • A ansiedade nos cães manifesta-se também com condutas, como fazer suas necessidades em lugares não indicados para isso, lamber-se constantemente, o que em alguns casos pode ocasionar-lhe lesões.
  • Nervosismo geral e, em alguns casos, agressividade com outros cães ou animais. Isto ocorre especialmente em cães que não estão acostumados a interagir com outros cães.
4

Os sintomas da ansiedade nos cães não só comprometem a qualidade de vida e estabilidade de eu animal de estimação, mas, além disso, tornam-se muito incômodos e problemáticos para os donos. Felizmente este quadro tem solução. Se quiser conhecer algumas medidas que podem ajudar você a controlar e eliminar esta condição em seu cachorro, convidamos você a consultar nosso artigo como controlar a ansiedade nos cães.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de ansiedade nos cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas de ansiedade nos cães

Imagem: vetlive.com

Voltar ao topo da página