Quais são os sintomas de câncer no gato

Quais são os sintomas de câncer no gato
Imagem: publicdomainpictures.net

O câncer não é apenas uma doença que afeta dos humanos, os animais também podem ser afetados, sendo a principal causa de morte relacionada com a doença nos animais de estimação. Por isso é importante estar atento aos sinais que podem dizer que o seu animal de estimação pode estar começando a desenvolver a doença. Se assim for visite o veterinário com urgência, uma vez que quanto mais rápido se detectar, se for o caso, melhor.Assim sendo em umComo.com.br queremos explicar-lhe quais são os sintomas de câncer no gato.

Passos a seguir:
1

Protuberância ou área inchada em qualquer parte do corpo da sua mascote. Se o seu gato tem um nódulo não significa que seja cancerígeno, mas não há forma de saber com segurança que não o seja, por isso, o veterinário deve avaliar a sua natureza e ver se é necessária uma biópsia ou exames preventivos.

2

Mau hálito ou maus cheiros. Pode apresentar mau cheiro não só na boca, mas também nas orelhas ou em qualquer outra parte do corpo. Deve ser visto imediatamente, uma vez que os cânceres de boca, nariz ou regiões anais podem provocar muito mau cheiro.

3

Problemas gastrointestinais. Diarreias, vômitos ou dificuldade em urinar ou em defecar. Além disso se o seu gato tem o abdômen inchado ou distendido poderá ser um sinal de acumulação de secreções anormais.

4

Feridas que não se curam ou qualquer tipo de secreção. Se o seu gato tem feridas que não cicatrizam ou que não chegam a se curar, vá ao veterinário imediatamente para que o examine.

5

Perda de apetite/peso. A perda de peso repentina e sem motivo aparente, juntamente com outros sinais, ou se deixa de comer sem nenhum motivo. Vá ao veterinário e comente o que acontece com seu gato.

6

Tosse ou dificuldade para respirar. Se o seu gato tosse ou tem uma respiração anormal pode ser causada por uma doença cardíaca, doença pulmonar ou também por câncer que se pode propagar pelos pulmões. Por isso é imprescindível ir ao veterinário, se notar estes sinais, para que o mesmo verifique o que se passa com o seu animal de estimação.

7

Letargia ou depressão. Se nota que o seu gato tem uma atitude diferente, dorme muito mais, não brinca ou não tem vontade de fazer nada, pode ser um sinal a ter em conta.

8

Pele irritada, ou pelo sujo porque não tem interesse em se limpar.

9

Evidência de dor. Se vê que algo se passa com o seu gato, que lhe dói alguma coisa.

10

Se o seu gato apresenta qualquer destes sinais não significa que tenha câncer, mas de fato algo não está bem. Assim sendo, deverá recorrer ao seu veterinário para que o mesmo faça uma avaliação da saúde do seu gato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de câncer no gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.