Partilhar

Quais são os sintomas do resfriado em cachorros

Quais são os sintomas do resfriado em cachorros
Imagem: pixabay.com

O resfriado comum não só é uma das patologias mais frequentes nos humanos, mas também entre os cachorros e gatos. As mudanças de temperatura, o frio e o contágio por outros cachorros resfriados são algumas das causas de resfriado canino. Ao contrário de nós, os cachorros não apresentam queixas perante esta doença, fato que dificulta sua identificação. No entanto, existem uma série de sinais que podem nos ajudar a perceber e levar nosso cachorro ao veterinário. Continue lendo este artigo de umComo e descubra quais são os sintomas do resfriado em cachorros.

Também lhe pode interessar: Como tratar o resfriado do meu cachorro
Passos a seguir:
1

O vírus mais comum que gera o resfriado nos cachorros é o Parainfluenza, o qual é altamente contagioso. Em menor medida, observam-se casos de resfriados provocados pelo Adenovirus do tipo 2, um dos principais responsáveis pela tosse canina. Desta forma, esta última patologia também pode ser outra das causas do resfriado canino, bem como outras doenças de caráter mais grave como a cinomose.

2

Independentemente da causa do resfriado, os sintomas costumam ser sempre os mesmos ou similares. O primeiro deles é os constantes espirros. Tal como nós, os cachorros também espirram quando contraem um resfriado. Em geral, os cachorros não costumam espirrar uma única vez, mas várias vezes seguidas.

3

Além dos espirros frequentes, é normal que um cachorro resfriado apresente o nariz com muito muco. A congestão e secreção nasal não é apenas um sintoma humano, os animais também podem sofrer e, no caso dos resfriados, é um dos principais. Se o muco vem acompanhado de sangue, não hesite em ir ao veterinário, pois pode ser consequência de uma patologia maior. Quando os cachorros experimentam um aumento de mucosidade, tendem a lamber o nariz com mais frequência.

Quais são os sintomas do resfriado em cachorros - Passo 3
Imagem: pixabay.com
4

A tosse e as dificuldades respiratórias são outros sintomas mais comuns do resfriado em cachorros. Para notá-lo, observe seu cachorro com atenção e verifique se parece doente por não poder respirar corretamente, se você o escuta respirar como um assobio com o nariz congestionado ou respiração forte. Desta forma, se a tosse for muito grave, pode vir acompanhada de vômitos leves. Alguns cachorros com catarro têm os olhos mais chorosos do que o normal.

5

O resfriado proporciona um estado de mal-estar geral, fato que o tornará fraco, triste e cansado, abatido e sem forças. Assim, é muito provável que perca um pouco o apetite e inclusive a sede, por isso é importante prestar especial atenção ao seus cuidados e mantê-lo hidratado em todo o momento. Deverá tentar que coma na medida do possível, mas sempre sem chegar a obrigá-lo. Para potenciar seu apetite pode umedecer um pouco sua ração em água morna.

Quais são os sintomas do resfriado em cachorros - Passo 5
Imagem: pixabay.com
6

A dor de cabeça é outro dos sintomas mais frequentes, mas identificá-la é realmente complicado. Veja se o seu cachorro tem dificuldades para manter os olhos totalmente abertos, foge das zonas ruidosas, dos sons fortes ou prefere deitar-se em lugares onde não chegue a luz direta do sol, ações que em condições normais não faria. O repouso é a melhor forma de acalmar a dor e debilidade muscular geral.

Quais são os sintomas do resfriado em cachorros - Passo 6
Imagem: pixabay.com
7

Nos casos mais graves, o cachorro pode apresentar décimos de febre. Em geral, o resfriado canino não costuma ser uma patologia grave e em aproximadamente uma semana terá sarado; leve-o ao veterinário se notar algum destes sintomas para que examine seu cachorro e determine o melhor tratamento. Lembre-se que, às vezes, o catarro pode ser consequência de uma doença de maior gravidade, por isso é importante levá-lo a um profissional. Não perca nosso artigo sobre como tratar o resfriado de seu cachorro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do resfriado em cachorros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
cristina
informações sobre como prevenir os sintomas iniciais como corise apenas. qual tipo de alimentação ou recurso natural para recuperação, antes de antibiótico.

Quais são os sintomas do resfriado em cachorros
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
1 de 4
Quais são os sintomas do resfriado em cachorros

Voltar ao topo da página