Qual a diferença entre lesma, caramujo e caracol?

Qual a diferença entre lesma, caramujo e caracol?

Como se aprende na biologia lesmas, caramujos e caracóis são animais de corpo mole, da classe dos gastrópodes. Estes três moluscos são muitas vezes confundidos. Você sabe qual a diferença entre lesma, caracol e caramujo? O umComo dá-lhe uma pista. As conchas destes animais de caminhada lenta não são todas iguais.

Lesmas, caramujos e caracóis são moluscos com a cabeça unida a um pé ventral musculado em forma de pala, a chamada classe de gastrópodes. Estes conhecidos animais de corpo mole são já antigos moradores da terra, existindo vestígios da sua existência há 500 milhões de anos atrás.

Lesma

A lesma pode viver tanto no mar, como na terra. A principal caraterística que a distingue do caramujo e do caracol é o facto de, na generalidade, não apresentar concha externa. Apenas algumas espécies possuem uma pequena concha, mas é embaixo da pele. A lesma torna-se por esta característica um molusco com pouca proteção contra o clima e um alimento facilmente consumido pelos seus predadores.

Caramujo e Caracol

Existem entre 30 a 40 famílias de lesmas, contra as cerca de 400 de caramujos e caracóis. Mas juntos, estes animais de caminhada lenta somam cerca de 75 mil espécies. Embora de espécies diferentes, o caramujo e o caracol, passam muitas vezes pelo mesmo animal. Na linguagem popular a distinção entre estes dois gastrópodes com concha é feita através do seu habitat. Os caracóis, geralmente encontrados em ambiente terrestre e de água doce, possuem conchas mais leves e frágeis. Com conchas mais espessas, pesadas e maiores, os caramujos são associados a ambientes aquáticos. A espessura e a forma das conchas dos moluscos é uma resposta de adaptação ao ambiente em que estes vivem. A concha mais fina e leve dos caracóis facilita a locomoção destes em ambiente terrestre. Por outro lado, o caramujo com a sua concha espessa ganha mais resistência ao choque das ondas.

Se quiser saber mais sobre os caracóis, aproveite e confira a informação que reunimos sobre como se reproduzem os caracóis.

Fonte de Alimento

Com ou sem concha, os moluscos, para além de fazerem parte do nosso equilíbrio ambiental, são também uma fonte de alimento e matéria-prima para o homem. Na indústria, as conchas destes animais são usadas para bijutaria, ou mesmo para fazer adubos. Mas os bichos de caminhada lenta também se deixam apanhar pela boca do homem, fazendo parte da sua alimentação. Seria agora capaz de distinguir o que estava a comer? Lesma, caramujo ou caracol?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre lesma, caramujo e caracol?, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.