Qual é a cobra mais venenosa do mundo

Qual é a cobra mais venenosa do mundo

É difícil determinar qual é a cobra mais venenosa do mundo já que devemos ter em conta diferentes fatores como a composição do veneno ou o número de mortes que causa nas pessoas. No entanto, em umComo.com.br mostramos a você uma lista elaborada por experientes biólogos na qual se determina qual é a cobra mais venenosa do mundo e qual a mais mortífera.

Hydrophis belcheri: a serpente marinha de Blecher

Apresentamos-lhe a cobra mais venenosa do mundo. Trata-se de uma serpente marinha que vive em zonas do oceano Índico, o golfo da Tailândia e as águas da Austrália. Para determinar que esta é a cobra mais venenosa do mundo se considerou, precisamente, sua quantidade e qualidade de veneno sendo o seu o mais tóxico do mundo.

Faz pouco tempo que se descobriu que esta é a cobra mais venenosa do mundo; de fato, até 2010 achava-se que era a "taipan do interior". Mas o veneno da Hydrophis belcheri tem demonstrado ser até cem mais vezes potente: com apenas uns miligramas de seu veneno, esta serpente poderia matar 1000 homens adultos. No entanto, esta serpente marinha não é agressiva e é muito estranho que ataque um ser humano.

Imagem: Lista20minutos.es

Oxyuranus microlepidotus: a cobra feroz

Trata-se da cobra de terra mais venenosa do mundo. A toxicidade de seu veneno e seu alto poder mortífero fazem que esta serpente seja a segunda mais venenosa do mundo e a primeira entre as serpentes de terra: a quantidade de seu veneno é suficiente para matar uma média de 100 homens adultos.

Reside em algumas regiões da Austrália e seu índice de mortalidade é muito baixo, dado que é uma cobra muito dócil e que poucas vezes é vista perto de seres humanos. No entanto, sua injeção de veneno seria capaz de terminar com a vida de uma pessoa em menos de 45 minutos.

Imagem: calphotos.berkeley.edu

Echis: a víbora de serra escalada

A cobra mais letal do mundo é a víbora de serra escalada com o nome técnico de Echis. É a cobra que causa mais mortes em humanos e sua atitude é muito diferente das duas anteriores: em lugar de se afastar dos núcleos urbanos, esta víbora se dirige diretamente para as vítimas com uma atitude agressiva.

Habitam nas regiões secas da África, Sri Lanka e Índia e são as serpentes mais ferozes e as que a cada ano matam mais pessoas.

Imagem: breavenenos.blogspot.com

Uma espécie animal com muitas variedades

As cobras são répteis que se adaptam a todos os climas do planeta. Podem viver em todos os cantos da Terra exceto nos polos e em altitudes superiores aos 4500 metros. São animais que podem habitar tanto em climas áridos como em úmidos e, inclusive, na água.

Contabilizam-se 2700 espécies de cobras em todo mundo, mas deste enorme leque apenas 10% se consideram perigosas para o homem, seja por sua atitude passiva, por sua quantidade de veneno ou pelo lugar onde habitam. No entanto, se alguma vez estiver em risco de uma mordida de serpente, recomendamos-lhe que leia o artigo como agir em caso de mordida de víboras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a cobra mais venenosa do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.