Qual é o animal mais forte do mundo

Qual é o animal mais forte do mundo

O mundo natural é simplesmente maravilhoso e quanto mais o conhecemos, mais nos impressionamos com a capacidade de certas espécies para subsistir em ambientes hostis, alimentar-se de forma eficaz e conseguir prosperar nos mais diversos ecossistemas com sucesso.

E sem dúvida uma das capacidades que mais se valoriza na natureza é a força, por isso ostentar o título de animal mais forte do mundo é um êxito que merece reconhecimento. Entre as milhares de espécies que existem sabe qual é o animal mais forte do mundo? Em umComo.com.br revelamos com detalhes e garantimos que vai ficar surpreendido.

O animal mais forte é um besouro

Quando falamos de força o normal é pensar em um forte felino como o tigre ou o leão, ou em um enorme mamífero como o elefante. No entanto, a força no reino animal se reduz a algo bem mais simples: a proporção e a tolerância. É por isto que o animal mais forte do mundo é o besouro rinoceronte, um inseto que mede apenas 4,5 centímetros de comprimento mas que, no entanto, é capaz de carregar 850 vezes seu peso e suportá-lo durante pelo menos uma hora.

Ainda que fique claro que animais como o urso, o elefante ou o tigre contam com uma grande força, o que caracteriza o besouro rinoceronte é sua força em proporção ao seu tamanho, destacando-o do resto dos animais. Algo similar ocorre com o animal mais rápido do mundo, um ácaro que em proporção se desloca a uma velocidade que ninguém conseguiria.

A que se deve tanta força?

O besouro rinoceronte é forte precisamente pelo seu pequeno tamanho. Quando um animal realiza o esforço físico de carregar um objeto, não só deve mover esse objeto como também seu próprio peso, por isso quanto mais pesado for, menos volume terá a capacidade de mover. Em animais grandes a diferença entre massa e força é maior que nos animais pequenos.

O besouro só tem que levantar uma pequena quantidade do seu próprio peso, o que o deixa com muita força para cargas superiores de grande peso para sua contextura.

Um forte chifre

Este animal deve seu nome ao característico chifre com o qual conta e que lembra inevitavelmente o de um rinoceronte. Como não é capaz de morder ou picar, seu chifre é sua melhor defesa, com ele é capaz de cavar rapidamente para se esconder embaixo da terra e fugir assim das ameaças. Além disso, esta particular extensão serve-lhe também para enfrentar animais da sua mesma espécie com o objetivo de conseguir a melhor fêmea do seu meio e acasalar com ela.

Outros animais fortes e poderosos

  • O elefante: é o mamífero mais forte do reino animal, com um peso de 7.500 quilos ou mais, capaz de carregar 130 humanos adultos nas costas.
  • O tigre: sem dúvida é um felino poderoso, pois conta com um peso próximo dos 200 quilos, no entanto é capaz de arrastar uma presa de até 500 quilos, o que o converte em um temido e forte caçador.
  • O gorila: este animal é conhecido pela sua enorme corpulência, podendo pesar até 200 quilos ou mais. Sua força é tanta que seria capaz de matar 10 homens sem problemas, o que o converte em um dos mais fortes do reino animal.
  • A águia: além de velozes e excelentes caçadoras, as águias podem levantar até 4 vezes seu peso, voando com uma presa volumosa sem a perder. Isso se chama resistência!
  • O urso pardo: este incrível animal que costuma pesar ao redor de 600 quilos é capaz de carregar até 544 kg sem problemas, 0.8 vezes seu peso. Não será tanto como o besouro rinoceronte, mas certamente que ninguém quererá se deparar com um urso furioso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o animal mais forte do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.