Qual é o menor mamífero do mundo

Qual é o menor mamífero do mundo

Não é segredo para ninguém que os seres humanos são mamíferos, pertencemos ao grupo de animais vertebrados cujas fêmeas contam com glândulas mamárias que servem para alimentar as suas crias. Junto a nós encontramos animais como os gorilas, os chimpanzés, cães e gatos, entre outros de maior e menor tamanho. Mas sabe qual é o menor mamífero do mundo? Nós explicamos em detalhes neste artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

O menor mamífero do mundo é o musaranho, um animal que à primeira vista pode parecer um rato, mas que não é um roedor e que, segundo dizem os cientistas, descende muito possivelmente da toupeira ou porco-espinho. Caracteriza-se por seu longo focinho e seus olhos muito pequenos e, obviamente, por seu pequeno tamanho.

2

O musaranho conta com um corpo que pode medir entre 3 cm e 5 cm e uma cauda que varia entre 1 cm e 2 cm, o que quer dizer que este animal não supera normalmente os 7 cm; realmente pequeno para ser um mamífero!

E nem falamos de seu peso, que normalmente oscila entre as 2 e 3 gramas, tão leve que nem o notará em sua mão.

3

O menor mamífero do mundo conta com olhos muito pequenos que não lhe permitem ver com muita clareza, por isso os seus bigodes são tão importantes, pois lhe permitem se orientar no espaço. O musaranho é originário do centro e norte de África, ainda que atualmente possamos encontrá-lo muito espalhado pela Europa, Ásia e América.

De fato, no continente asiático habita uma espécie, conhecida como musaranho caseiro, que é a que conta com um maior tamanho: uns 15 centímetros de comprimento.

4

O que mais impressiona a respeito do menor animal do mundo é a enorme quantidade de alimento que ingere para o seu peso e tamanho. O musaranho come aproximadamente a cada duas horas, pois conta com um metabolismo muito rápido, e pode chegar a ingerir em comida o seu próprio peso, algo bastante surpreendente.

Além disso, é interessante saber que se trata também do mamífero mais ativo, já que os musaranhos caçam tanto de dia como de noite, lutando de forma feroz para conseguir alimento, que se compõe basicamente de insetos. São pequenos, mas muito guerreiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o menor mamífero do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.