Partilhar

Quando começar a passear com cachorro

Quando começar a passear com cachorro

A chegada de um cachorro a casa é um evento muito emocionante tanto para os adultos como para as crianças. Queremos que nosso animal se torne o colega perfeito, mas é preciso ter claro a enorme responsabilidade que implica um animal e todos os cuidados e atenções de que precisa. E um aspecto que não podemos esquecer é de passear com nosso cão todos os dias e várias vezes ao dia, no entanto, é normal que se você não tem experiência, não saiba em que momento pode começar a fazer isso. Por isso em umComo.com.br explicamos a você quando começar a passear com cachorro e por que é importante esperar.

Também lhe pode interessar: Quando posso passear com meu cachorro

Quando começar a passear com cachorro?

Você deve começar a levar seu cão para passear quando ele tiver todas as vacinas básicas de que precisa para estar saudável, algo que ocorre aproximadamente aos 3 meses de idade. É fundamental que se você quer manter seu animal saudável, você o vacine contra as principais doenças que ele poderia sofrer, pois algumas delas, como a cinomose ou a parvovirose são potencialmente mortais.

Por este motivo é fundamental procurar um veterinário assim que adquirimos um cachorro, já que só este profissional pode estabelecer o calendário de vacinação e indicar os aspectos fundamentais sobre a saúde do seu animal de estimação.

Por que é importante esperar?

É importante esperar que ele tenha todas as vacinas antes de começar a levar seu cão para passear porque só assim você garante que o animal estará a salvo de contrair perigosas doenças. A cinomose, a parvovirose ou a raiva são doenças potencialmente mortais para o cão, e, especialmente no caso das duas primeiras, a maioria dos afetados são filhotes que não foram vacinados.

Um animal é também uma responsabilidade e uma despesa, algo que é importante ter claro. Devemos oferecer o melhor ao nosso cão, e isto também requer atendimento médico para que ele esteja saudável.

Qual é a importância de levar meu cão para passear?

Uma vez que o animal tenha todas as suas vacinas e você possa começar a levá-lo para passear, é importante fazer isso várias vezes ao dia. Levar seu cão não é só uma forma de que ele faça suas necessidades fora de casa, além disso, o ajuda a:

  • Desenvolver seu olfato, sua localização e instintos próprios da socialização do animal.
  • Socializar com outros cães e humanos, melhorando assim seu caráter e comportamento.
  • Manter-se adequadamente exercitado e saudável.
  • Aprender a obedecer às nossas ordens: a responder a um chamado, a responder diante de certas brincadeiras, etc.
  • Ajuda a gastar energia e drenar a ansiedade e o estresse.
  • Além disso, é a desculpa perfeita para passar um momento de diversão junto do seu animal de estimação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando começar a passear com cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quando começar a passear com cachorro

Quando começar a passear com cachorro
Quando começar a passear com cachorro

Voltar ao topo da página