Partilhar

Quando dar banho a um gato

Quando dar banho a um gato
Imagem: endefensadelosanimales.blogspot.com

Há duas coisas que popularmente se sabe sobre gatos: que odeiam a água e que são muito limpos. Ainda que ambas sejam certas, se o gato for acostumado desde filhote a estar em contato com a água, ao se apresentar a necessidade de dar banho nele, a experiência não será tão traumática para o animal ou para você. No entanto, como já dissemos, os felinos são muito limpos, então por que dar banho neles? Em umComo explicamos a você quando dar banho a um gato.

Também lhe pode interessar: Como manter um gato limpo sem lhe dar banho
Passos a seguir:
1

Se você for novo nisto de cuidar de um felino, há algo que deve ficar sabendo: os gatos são muito diferentes dos cães, por isso merecem atenções diferentes. Acontece que os felinos contam com um sistema de higiene próprio, que lhes permite estar perfeitamente limpos sem a necessidade de tomar banho.

Um gato saudável e caseiro é possível que raramente precise de um banho, mas como nunca sabemos quando acontecerá, o ideal é que desde filhote, entre os 2 e os 3 meses, o acostumemos à água, deste modo se chegar o momento de dar banho nele, poderemos fazê-lo de uma forma simples.

2

Além disso, se você escovar diariamente o pelo do seu gato é bem possível que ele não precise de um banho, a não ser em situações muito específicas, pois com este hábito você estará ajudando ele a manter-se ainda mais limpo.

3

Mas então quando dar banho ao gato? As situações mais comuns nas quais se requer ajudá-lo com um bom banho são:

  • Quando a pele do gato foi manchada com gordura, muito pó, lama ou sujeira, pois o animal terá dificuldade de se lamber e limpar-se completamente.
  • Quando tiver caído sobre o pelo algum produto químico ou substância tóxica para o animal. Nestes casos o banho é imprescindível.
  • Especialmente em gatos de pelo longo, quando acumula muita gordura em seu pelo ou quando se formam nós impossíveis de desfazer.
  • Se o felino contar com alguma condição em sua pele que requeira o uso de um xampu especial.
  • Em qualquer outra situação na qual o pelo do gato fique afetado e seja necessário limpá-lo.
  • Se o veterinário, por qualquer condição, recomendar.
4

É possível dar banho a seu gato em casa, mas você precisa saber que se o animal não tiver sido habituado desde filhote o processo pode ser realmente traumático tanto para seu animal de estimação como para você, pois o felino costuma transformar-se em uma fera. Se for este o caso, nada melhor do que levá-lo ao veterinário ou a um pet shop para que um profissional dê a ele o banho que precisa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando dar banho a um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quando dar banho a um gato

1 comentário
luiza
vc é legal e sabe tudo sobre eles min ajudou muito com minha gata

Quando dar banho a um gato
Quando dar banho a um gato

Voltar ao topo da página