Quando devo vacinar meu cachorro

Quando devo vacinar meu cachorro

Os cães são dos animais de estimação mais habituais em nossas casas. Uma das primeiras ações que devemos fazer se temos um cachorro entre nós é vaciná-lo, uma vez que existe um grande risco de que seja vítima de alguma doença que afete a sua saúde e inclusivamente possa ser fatal. Neste artigo de umComo.com.br dizemos-lhe quando deve vacinar o seu cachorro.

Passos a seguir:
1

A natureza é muito sábia e ao nascerem os cachorros recebem uma espécie de imunidade através da sua mãe quando mamam. Mas esta imunidade vai se perdendo em poucas semanas e é aí que deve intervir o veterinário para os proteger de possíveis doenças. Assim sendo, em primeiro lugar devemos desparasitá-los e vaciná-los quando ainda são cachorrinhos.

2

O veterinário irá perguntar se queremos dar as vacinas básicas ou se pretendemos vacinar contra doenças menos comuns. As vacinas básicas devem proteger contra.

  • Cinomose
  • Parvovirose
  • Hepatite
  • Leptospirose
  • Parainfluenza

Em algumas regiões é recomendável incluir como vacina básica também a vacina contra a raiva. Isto conhece-se como vacina sextupla e não inclui Coronavírus nem Tosse dos canis (traqueobronquite), mas certamente o veterinário recomendará que as aplique no seu animal de estimação.

3

O veterinário é o profissional que estabelece quando é o momento indicado para administrar as vacinas dependendo da região, do estado do animal, da sua raça, sua idade, etc. Geralmente a primeira vacina acontece quando desaparece a imunidade natural e isto costuma acontecer às 6 semanas de vida do cachorro. Na primeira vacina está a prevenção da Cinomose e Parvovirose embora se possa administrar diretamente a sextupla.

4

Temos que ter em conta que ao longo do seu primeiro ano de vida, o cachorro deve de recber as vacinas e respetivos reforços. Os reforços costumam ser administrados entre 2 a 4 semanas depois da primeira vez. Para a Parvovirose costuma ser até 3 vezes no primeiro ano e o resto das vacinas 2 vezes. No entanto o calendário será sempre estabelecido pelo veterinário.

5

Após o primeiro ano de vida devemos de continuar levando o nosso cachorro ao veterinário para que o vacine pelo menos uma vez ao ano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando devo vacinar meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Vacine o seu cachorro para o proteger das doenças mais comuns da região em que vive