Quantas vezes um cão deve urinar por dia

Quantas vezes um cão deve urinar por dia
Imagem: doggoneright.ca

Embora o cachorro consiga segurar a vontade de fazer xixi, não é recomendado que ele fique muito tempo sem ir ao “banheiro”. Por isso, quem leva o seu animal para passear e fazer as suas necessidades deve proporcionar a ele esse momento mais de uma vez por dia ou dispor de um local em casa para ele o fazer. Veja quantas vezes um cão deve urinar por dia com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o tema.

Passos a seguir:
1

Cada melhor amigo do homem pode ter as suas próprias manias e costumes. Porém, de forma geral, um cão deve urinar por dia a cada cinco ou oito horas. Isso significa que, em média, o cachorro precisa fazer as suas necessidades em torno de três a cinco vezes por dia. Dessa forma, quem tem o costume de levar o cão para passear quando ele precisa fazer xixi ou coco precisa ter uma rotina que englobe mais passeios por dia. Porém, também é possível preparar um “banheiro” dentro de casa para quando os passeios não forem feitos, sendo uma alternativa usar os jornais, os tapetes higiênicos ou as plataformas sanitárias.

Imagem: shihtzubrasill.com.br
2

No caso dos filhotes, a necessidade é diferente e maior. Os cães novos sentem vontade de fazer xixi e coco com mais frequência. Da mesma forma, os cães idosos precisam ir ao banheiro mais vezes por dia, cerca de uma vez a cada quatro horas. Por isso, ao decidir ter um melhor amigo é importante pensar em como aliar as necessidades do cão à sua rotina, para que ambos fiquem satisfeitos. Quem permanece em casa por mais tempo consegue organizar o seu dia para que o cão vá ao banheiro ao ar livre quando precisar, sendo que mesmo assim, é necessária uma rotina, com horários de passeio.

3

Quem tem um animal e permanece o dia fora pode sair com o seu cão de manhã cedo e ao final do dia, horários esses que são, inclusive, os melhores para passear com o animal, inclusive, no verão, já que as temperaturas estão mais amenas. Mas os cuidadores que ficam fora de casa por mais de oito horas devem ter uma alternativa de banheiro para o cão ir ao longo do dia. Caso contrário, segurar por muito tempo o xixi pode prejudicar o seu sistema urinário, facilitando os casos de cistite e mesmo aumentando o desenvolvimento de outros problemas renais.

Imagem: safebee.com
4

Os cachorros podem segurar o xixi também por não terem o costume de fazer as suas necessidades dentro de casa. Por isso, quando o pet está acostumado a ir para a rua fazer xixi, mas por algum motivo o seu cuidador não pode sair com ele para o passeio no horário comum é necessário fazer com que ele entenda que terá que usar métodos alternativos. Quem tem o tapete higiênico ou a plataforma sanitária pode borrifar um pouco da urina do próprio animal no local e colocar junto à porta. Mesmo cachorros mais velhos podem se acostumar às novas condições. Além de evitar que o pet segure o xixi, essa medida vai evitar que ele faça as suas necessidades em locais que não sejam os indicados.

Para ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, confira as dicas do artigo como ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no jornal.

5

Aproveite e confira também estes artigos que poderão ser úteis para você:

  • Com lidar com xixi por medo ou excitação
  • Porque meu cachorro faz xixi quando eu chego

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas vezes um cão deve urinar por dia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.