Quanto deve comer o meu cachorro

Quanto deve comer o meu cachorro

A quantidade de comida e às vezes que damos de comer ao nosso cachorro ao longo do dia são essenciais para evitar que o animal não engorde demasiado ou, pelo contrário, não ingira os nutrientes necessários.

Saber escolher bem a comida do cachorro e levá-lo a passear para que faça exercício são fatores cruciais para evitar a obesidade canina mas não servem de nada se dermos ao nosso cachorro mais quantidade de comida daquela que necessita. Se quer saber quanto deve comer o seu cachorro para o manter no seu peso ideal, neste artigo de umComo.com.br vamos explicar-lhe.

Passos a seguir:
1

Escolher a comida do seu cachorro é fundamental para se certificar que tem uma vida saudável e equilibrada, mas a quantidade de comida que lhe dá também o é. Assim, em função da idade e do tamanho do seu animal de estimação deverá dar-lhe quantidades diferentes.

2

Todos os cachorros até aos 4 meses de idade, precisam de ingerir entre 4 a 5 refeições por dia. Durante os primeiros meses os cachorros precisam de se alimentar bem para crescer e desenvolverem-se corretamente, é por isso que esta é a etapa em que devemos de lhes dar mais vezes de comer.

A partir de um mês e meio de vida, deverá começar a dar comida de cachorro misturada com água e, pouco a pouco, ir diminuindo a quantidade de água até lhe dar apenas comida seca. As raças pequenas devem comer 5 vezes por dia, as grandes 4 porque têm um crescimento e desenvolvimento mais lento. Se quer saber quando deve trocar a comida de cachorro para a de adulto, consulte este artigo.

3

Tente criar um padrão de alimentação dando-lhe as refeições sempre às mesmas horas. Isto é muito importante para estabelecer uma rotina no cachorro. Lembre-se que os cachorros são animais que precisam de seguir regras e os primeiros 6 meses são os mais adequados para começar a marcar os padrões, tanto de alimentação como de treinamento.

4

Dos 4 aos 6 meses, deve passar a dar ao seu cachorro 3 refeições diárias. A maioria das raças, aos 4 meses encontra-se a meio do seu desenvolvimento, pesam metade do peso de adulto e, por isso, devemos diminuir uma refeição. No caso das raças pequenas, serão 4 vezes ao dia.

5

A partir dos 6 meses, o seu cachorro começa a ser adulto e deve dar-lhe 2 refeições diárias. É bastante importante saber quantas vezes dar de comer ao seu cachorro para que cresça saudável e forte. Passados os 8 meses de idade, ou um ano se for uma raça gigante, pode continuar com as duas refeições ou baixar para uma, dependerá se preferir racionar-lhe a comida ou dar-lhe de uma vez.

Quanto à quantidade de comida de cachorro que deve dar-lhe de cada vez dependerá, sobretudo do tamanho e peso do seu cachorro. No geral, os cachorros devem comer 2 ou 3% do seu peso total, de maneira que o mais recomendável é consultar o seu veterinário, veja a tabela de recomendações do alimento ou informe-se sobre a quantidade ideal que necessita a raça do seu cachorro.

6

Não obstante, existem algumas recomendações gerais que podem ajudá-lo a determinar a quantidade de comida ideal para o seu cachorro. As raças pequenas precisam de menos quantidade que as grandes. Por sua vez, as raças de baixo peso, como os chihuahuas, até aos 4 meses necessitarão de ingerir entre 29 e 92 gramas diárias, em função do peso que terá em adulto.

Por exemplo, se pesar 1 kg, deverá dar-lhe entre 29 e 33 gr., mas se o seu peso for de 4 kg, a quantidade deverá estar entre os 78 e 92 gr. Quanto maior o peso final, maior quantidade de comida.

Dos 4 aos 6 meses, deverá dar-lhe entre 33 e 84 gr. Dos 6 aos 8 meses, a quantidade deverá oscilar entre as 28 e as 66 gr. A partir dos 8 meses, entre 23 e 65 gr. Como vê, conforme o cachorro avança na idade a quantidade diminuí porque o seu corpo vai mudando e não precisa de tanto alimento.

Para saber qual será o peso de adulto do seu cachorro deverá levá-lo ao seu veterinário para o analisarem.

7

As raças pequenas de maior peso, como o bulldog francês, precisam de quantidades de comida mais elevadas, também em função do seu peso de adulto. Estas são as gramas que deve dar ao seu cachorro segundo a idade para que saiba quanta comida deve comer o seu cachorro:

  • Até aos 4 meses, entre 115 e 240 g.
  • Dos 4 aos 6 meses, entre 140 e 245 g.
  • Dos 6 aos 8 meses, entre 140 e 235 g.
  • A partir dos 8 meses, entre 135 e 230 g.
8

Quanto às raças grandes, as quantidades gerais recomendadas são as seguintes:

  • Até aos 4 meses, entre 210 e 480 g.
  • Dos 4 aos 6 meses, entre 365 e 590 g.
  • Dos 6 aos 8 meses, entre 390 e 520 g.
  • A partir dos 8 meses, entre 340 e 445 g.

As raças gigantes têm um crescimento mais lento e, por isso, as quantidades variam. Assim, a quantidade de comida que deve comer o seu cachorro se pertencer a estas raças é a seguinte:

  • Até aos 4 meses, entre 310 e 855 g.
  • Dos 4 aos 6 meses, entre 635 e 1020 g.
  • Dos 6 aos 9 meses, entre 800 e 955 g.
  • Dos 9 aos 12 meses, entre 640 e 935 g.
  • A partir dos 12 meses, entre 615 e 830 g.
9

Se o seu cachorro sofrer de alguma doença ou por qualquer motivo o seu veterinário decidir que deve comer mais vezes ao dia ou menos, siga as indicações do seu veterinário. Além disso, o tipo de ração que possa escolher para o seu cachorro também poderá variar se este sofre de algum tipo de doença como a dermatite ou a displasia, entre outras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto deve comer o meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Lembre-se que as quantidades indicadas são por dia, assim deverá dividir a quantidade entre o número de refeições que lhe deve dar.
  • Até o seu cachorro alcançar a idade adulta, a quantidade de comida determina-se em função do peso que terá em adulto.