Partilhar

Quanto deve comer o meu gato

Quanto deve comer o meu gato
Imagem: nuevasmascotas.com

Escolher a comida adequada para o seu gato é importante se deseja que cresça saudável, forte e feliz, mas não é o único aspecto que deve ter em conta. A quantidade de comida que lhe proporciona é essencial para evitar que seu animal de estimação adquira sobrepeso ou, pelo contrário, que lhe faltem nutrientes, sobretudo, se for um gato esterilizado. Em geral, os gatos não costumam comer mais que o necessário, pois são mais independentes e auto-suficientes que os cachorros, porém, é recomendável que realize sempre um controle do que come. Por isso, neste artigo de umComo.com.br, apresentamos dicas para que saiba quanto deve comer seu gato.

Passos a seguir:
1

Como dissemos, a maioria dos gatos são auto-suficientes e eles mesmos tendem a controlar a comida durante o dia, no entanto, a quantidade total diária deve ser proporcionada por você a ele em função de sua idade e peso de adulto. E, em caso de ter um gato esterilizado ou muito guloso, que devore a comida sem mastigá-la bem e de uma só vez, é sempre recomendável que você lhe divida a comida.

2

Os primeiros meses de vida de seu gato são cruciais para seu desenvolvimento e crescimento, é por isso que é a etapa na que mais nutrientes e proteínas precisam ingerir. Assim, até aos 4 meses, deverá dar-lhe pelo menos 5 refeições ao dia. Lembre-se que seu estômago é muito pequeno e não aceita quantidades muito grandes de comida de vez, por isso, tente colocar algo entre 20 e 25 gramas por ração. A quantidade exata de comida deve ser determinada em função de seu peso de adulto, algo que deverá consultar com seu veterinário.

Quanto deve comer o meu gato - Passo 2
Imagem: petclic.es
3

Dos 4 aos 6 meses deverá reduzir as refeições para 4 ao dia e aumentar 10 gramas por vez. Seu estômago vai crescendo e começa a tolerar quantidades maiores, porém sempre controlando para não exceder pois deseja que o seu gato se mantenha no seu peso ideal. Lembre que deve consultar o seu veterinário o peso que terá seu gato de adulto para conhecer a quantidade exata que deve colocar por ração ao dia.

4

Dos 6 aos 8 meses reduza uma refeição. Assim, deverá dar 3 refeições ao dia de 40-60 g cada uma. E, dos 8 aos 12 meses de idade, reduza a duas refeições diárias que deverá lhe dar ao longo de sua vida. Ao contrário dos cachorros, os gatos não toleram uma única refeição ao dia, é por isso que deve racionar-lhe em duas vezes ao dia, uma vez atingida a idade adulta, a qual ocorre ao cumprir um ano. Em função de seu peso deverá dar-lhe mais ou menos comida.

5

Uma vez atingida a idade adulta deve saber que a quantidade de comida varia em função do peso de seu gato. As indicações gerais por quantidade diária total são as seguintes:

  • Se pesa 3kg: 35-50 gramas de ração
  • Se pesa 5kg: 40-60 gramas de ração
  • Se pesa 6kg: 55-85 gramas de ração
  • Se pesa 7kg: 60-90 gramas de ração
  • Se pesa 8kg: 70-100 gramas de ração
  • Se pesa 9kg: 75-110 gramas de ração
  • Se pesa 10kg: 80-120 gramas de ração

Estas quantidades são aproximadas e não podem ser adaptadas a todos os gatos, já que dependerá do sexo e da raça do felino. Lembre que deve dividir a quantidade em duas vezes ao dia. Em geral, os machos pesam mais e precisam ingerir mais quantidade de comida, mas se são fêmeas grávidas o recomendável é proporcionar à gata a quantidade que peça, pois precisa sobretudo de uma maior quantidade de proteínas e cálcio.

6

A raça do gato tem um papel fundamental no peso final de adulto e, portanto, na quantidade de comida que deve lhe dar. Se seu gato é de raça pequena e pesa mais de 7 kg, pode-se considerar um felino obeso e deve colocá-lo em dieta para que volte a atingir seu peso ideal. Por isso, é tão importante que realize as consultas apropriadas ao seu veterinário e sempre consulte a quantidade e tipo de comida que pensa em lhe dar.

Quanto deve comer o meu gato - Passo 6
Imagem: shopcatobsession.com
7

Lembre-se que os gatos não costumam beber muita água e deve alternar a ração seca com a comida úmida para suprir esta falta de líquido. Consequentemente, durante os primeiros meses de vida deve dar-lhe 5 refeições ao dia, tente que 2 sejam de ração seca e 3 de ração úmida, por exemplo.

8

É importante que conheça os alimentos tóxicos para os gatos a fim de não proporcionar nem deixar ao seu alcance. Já que podem contrair doenças graves que ponham em perigo sua vida.

Quanto deve comer o meu gato - Passo 8
Imagem: mundogatos.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto deve comer o meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
ivone
Tengo dias gatas adotadas una e tipo angora e a outra siamesa mas e mistura pois as dias foram abandonadas a mais velha come menos mas muitas vezes ao dia ao contrario da outra come muito e varias vezes principalmente ahora q foi castrada .e quer comer de tudo mas so doy racao de graos w unida .mesmo estando satisfeita pese mais .oque faco ela debe estar c una 5meses.
Ana Claudia
muito obrigado pelas informações, me ajudaram muito :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, que bom saber que a informação foi de ajuda para você! Muito obrigada valeu :)
Kirk
Acho importante apontar que a informação no item 5 está muito errada! Na maioria das vezes um gato acima de 5kg esta com sobrepeso ou quase em sobrepeso, imagina apontar informações para gatos de 10kg! Isto está parecendo informação para cachorro, não? A alimentação do gato adulto não deve passar de 100g de ração seca por dia
Débora
Também estranhei quando vi tudo isso de ração. Olhei no Saco de N&d que dou pros meus gatos e informa que para gatos de 5kg são de 60g e 50g, caso sobre peso, de ração.
Rose
Tb estranhei isso! O meu gato é grande e sigo a recomendação do fabricante da ração, 60g a 70g ao dia.

Quanto deve comer o meu gato
Imagem: nuevasmascotas.com
Imagem: petclic.es
Imagem: shopcatobsession.com
Imagem: mundogatos.com
1 de 4
Quanto deve comer o meu gato

Voltar ao topo da página