Quanto dura a gravidez de uma cobaia

Quanto dura a gravidez de uma cobaia
Imagem: petclic.es

A cobaia ou porquinho-da-índia virou um animal de estimação popular entre as pessoas que desejam um colega amigável e brincalhão. Pode ser que, na hora certa, você deseje que a sua cobaia fêmea tenha filhotes, e neste caso precisará saber de tudo o que se refere à gravidez e cuidados que requer. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você, com detalhe, quanto dura a gravidez de uma cobaia e quais são os principais sintomas da gestação.

Passos a seguir:
1

O primeiro cio nas cobaias fêmeas começa perto das 9 semanas de vida, no entanto é conveniente esperar aproximadamente até que o animal tenha 6 meses para considerar sua reprodução, deste modo garantimos que o corpo da futura mamãe seja suficientemente maduro para suportar a gestação e lactância.

2

O cio nas cobaias fêmeas aparece a cada 17 dias enquanto os machos estão sempre disponíveis para a reprodução. Como não é fácil para o dono detectar exatamente em que ponto do mês é hora de se reproduzir, muitos especialistas aconselham juntar o casal de cobaias durante uns 20 dias, período onde ocorrerá o cruzamento.

3

Quando a fecundação tiver acontecido, a gravidez das cobaias deve durar entre 65 e 72 dias dependendo basicamente da quantidade de filhotes que a mãe tenha. A média comum é de 3 filhotes por gravidez.

4

Mas como sabemos se a cobaia está grávida? Muitas vezes não dá para perceber até depois de um mês ou mais, sendo importante prestar atenção a outros sintomas da gravidez, como por exemplo:

  • Aumento da ingestão de água, sua cobaia começará a beber mais do que o normal.
  • Endurecimento na área do ventre.
  • Aumento de peso, principalmente em cobaias jovens.
  • Sensibilidade quando tocamos em sua zona abdominal.
5

Se tiver alguma dúvida a respeito da gravidez da sua cobaia ou se deseja saber como ajudá-la durante o parto, recomendamos que consulte seu veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto dura a gravidez de uma cobaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.