Quanto dura a gravidez de uma coelha

Quanto dura a gravidez de uma coelha
Imagem: pixabay.com

Os coelhos representam um dos mascotes mais solicitados por todas aquelas pessoas que adoram os animais e que procuram companhia. Independentemente se for anão, belier, angorá, etc., se você decidiu que chegou o momento de sua coelha dar cria, saiba o tempo exato que dura a gravidez para lhe proporcionar os cuidados adequados e estar preparado para o momento do parto. Se quer saber quando tempo dura a gravidez de uma coelha, não perca este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

A ovulação das coelhas funciona de forma totalmente diferente de outros animais domésticos, como os cachorros ou os gatos. Em geral, o primeiro cio e, portanto, a maturidade sexual, aparece entre os seis e os oito primeiros meses, embora haja raças que podem ter o primeiro cio aos quatro meses de vida.

2

Ao contrário de outros animais, as coelhas são férteis todo o ano, não têm uma cio regular. Embora sejam mais receptivas durante a primeira metade do ano, a ovulação funciona através da copulação. Isto é, quando um coelho macho cruza com a fêmea, esta recebe uma estimulação vaginal que desperta seu período de ovulação. Este período divide-se em duas etapas, o estro que dura entre 12 e 14 dias, quando a coelha pode ficar grávida, e o diestro, período que dura quatro dias em que a fêmea não se deixa cruzar.

3

Se ocorreu o cruzamento durante seus dias férteis, a gravidez de uma coelha costuma durar entre 28 e 31 dias, podendo ter uma variação de um ou dois dias. Se após 33 dias a coelha não tiver parido, você deverá levá-la ao veterinário para comprovar se tudo está correto ou se há algum problema. As coelhas podem ter de 3 a 12 coelhinhos em uma mesma ninhada.

4

É importante que controle a gestação de sua coelha através da apalpação. Para isso, deverá deixar sua coelha sobre uma superfície plana, com suavidade e imobilizá-la. Agora, coloque a palma de sua mão sobre o abdômen, um pouco acima do estômago e apalpe com os dedos, com cuidado, de trás para frente. Se estiver grávida notará alguns nódulos redondos. Os nódulos começam a ser notados a partir do dia 20 da gravidez, de maneira que ainda ficam 11 dias para parir.

5

É importante que não exerça pressão quando realizar a apalpação porque poderia provocar um aborto na sua coelha. Por isso, o mais aconselhável é que a leve ao veterinário para que seja ele a fazer o exame e indique com detalhe como deve fazer.

6

Os sintomas mais comuns que apresentam as coelhas grávidas são:

  • Suas mamas incham;
  • Pode atacar o macho;
  • Aumenta seu consumo de água e comida;
  • Está inquieta;
  • Notar nódulos ao apalpar a zona do abdômen;
  • Começa a construir um ninho (às vezes tiram seu próprio pelo para fazê-lo).
7

Como a maioria dos animais, a coelha pare por instinto. Isto é, não precisará de nossa ajuda, simplesmente devemos lhe proporcionar um ambiente tranquilo e nos manter por perto. Vigie se tudo está bem, se vemos que há algum problema, deveremos socorrer ou chamar um veterinário. Em geral, as coelhas costumam parir à noite ou quando percebem que ninguém as incomodará.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto dura a gravidez de uma coelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.