Quanto tempo de exercício precisa um cachorro

Quanto tempo de exercício precisa um cachorro
Imagem: tiendanimal.com

O exercício do cachorro é um aspeto fundamental para que o animal leve uma vida saudável e um desenvolvimento adequado. Principalmente os cachorros jovens acumulam uma grande quantidade de energia que precisam de queimar durante o dia. Se não o fizerem, o animal pode-se comportar de forma inapropriada e fazer coisas como morder as plantas e estragar os móveis, além de criar ansiedade e estresse. Nem todos os cachorros precisam do mesmo tempo de exercício, em função da idade e da raça necessitarão de gastar mais ou menos energia. Se quer saber quanto tempo de exercício precisa um cachorro, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra-o.

Passos a seguir:
1

A maioria dos cachorros não têm o suficiente como um passeio à volta do quarteirão, eles precisam de correr livremente e queimar toda a energia. Para isso, é necessário um passeio que dure entre 30 e 60 minutos, dependendo da raça e da idade do cachorro.

2

Os cachorros, ao estarem em pleno crescimento, são muito mexidos e precisam de queimar muita energia. O mais recomendável é começar realizando 2 passeios ao dia de 20 minutos cada um. Comece pouco a pouco para que o seu cachorro se habitue ao exercício. Não é aconselhável começar com passeios muito longos, pouco a pouco aumente o tempo e o número de passeios.

3

Pode levar consigo bolas ou algum brinquedo para lançar ao seu cachorro, para ir a correr buscá-lo. Desta forma, o seu cachorrinho fará exercício ao mesmo tempo que se diverte e começa a prepará-lo para o treinamento. Não se esqueça de levar água para hidratar o seu cachorro depois do exercício físico e guloseimas (especiais para cachorro) para premiar o bom comportamento.

4

Passada a época de cachorrinho, o recomendável é que leve o seu cachorro a passear 4 vezes ao dia. Passeio e exercício são duas coisas totalmente diferentes, se levar o seu cachorro a passear sem realizar nenhum tipo de exercício físico apenas queimará energia. Deve dedicar grande parte dos passeios ao exercício do seu cachorro. O tempo e a intensidade do exercício será determinada, em grande parte, pela raça do seu cachorro.

5

Os cachorros de trabalho, como labradores, pastores alemães ou golden retriever, precisam de um exercício físico maior que outras raças. São cachorros que precisam de correr muito e para isso precisam, no mínimo, de 2 passeios de 1 hora cada um ao dia por lugares espaçosos. O ideal seria complementar estes passeios com outros 2 mais tranquilos por espaços diferentes para que possam exercitar a mente e o olfato. Os cachorros nórdicos, como o husky, também fazem parte deste grupo mas com uma diferença, foram criados para trabalhos de tiro e, como tal, pelo menos 2 vezes por semana precisam de se exercitar.

6

Os cachorros de caça, como beagles ou galgos, precisam de passeios que os permitam correm para manter a musculatura e exercitar o olfato. Este tipo de caninos tem o instinto de rastreio muito desenvolvido e como tal precisam de o exercitar continuamente. Precisam de 2 passeios intensos de 1 hora por campos ou bosque, e outros 2 mais tranquilos. Leve consigo uma bola ou algum brinquedo para lançar ao seu cachorro e fazê-lo correr.

Imagem: es.paperblog.com
7

As raças pequenas, como yorkshire, bulldog francês ou chihuahua, não têm exercício suficiente correndo apenas por casa. Também precisam de sair para passear por lugares espaçosos e correr livremente, precisam apenas de menos tempo que as raças anteriores. 2 passeios de 30 minutos com exercício incluído e outros 2 mais tranquilos e curtos são suficientes para queimar toda a sua energia. Há que ter especial cuidado com os cachorros com problemas respiratórios como o bulldog francês, pois ficam sem folgo rapidamente e precisam de passeios mais curtos mas mais frequentes.

8

É muito importante ter em conta o tempo de exercício que o seu cachorro precisa antes de adotar um. Todas as indicações anteriores fazem referência a passeios diários, não semanais. Assim, o seu cachorro precisa de fazer exercício todos os dias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo de exercício precisa um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.