Quanto tempo dura o cio de uma cadela

Quanto tempo dura o cio de uma cadela

O ciclo reprodutivo das cadelas, mais conhecido como o cio, consta de 4 fases durante as quais seu organismo sofre diversas mudanças. Se tem uma cadelinha como parceira deve conhecer este aspecto da sua vida para lhe poder oferecer os melhores cuidados, já que seu instinto reprodutivo aumentará e sofrerá de uma série de sintomas. É muito importante que se não quer que sua cadela tenha filhotes cada vez que tiver cio, evite que tenha contato com um macho durante a etapa ativa deste ciclo, ou que a esterilize.

Se quer saber quanto tempo dura o cio de uma cadela, continue lendo este artigo de umCOMO no qual lhe vamos explicar as diferentes fases e o tempo que decorre em cada uma delas.

Os cios nas cadelas

Para saber quanto tempo dura o cio nas cadelas primeiro devemos conhecer como é o cio das cadelas. A primeira coisa a ter em conta é que o primeiro cio das cadelas ocorre dependendo sobretudo do tipo de raça que for, mais concretamente se são de raça pequena, pode começar ao redor dos 6 meses, por outro lado, se são de tamanho maior, pode ser ao redor dos 12 ou inclusive 14 meses. Outros fatores são o ambiente e o estado de saúde da cadela, além dos fatores genéticos.

Existem vários sinais que nos podem indicar que nossa cadela está no cio, entre estes sintomas do cio encontramos os seguintes:

  • Sangramento
  • Vulva inflamada
  • Urinam com mais frequência para marcar
  • Mais irritabilidade e agressividade que o normal
  • Intranquilidade e ansiedade

Dependendo da fase do cio em que se encontre a nossa cadela, veremos que recusa os machos ou que os procura e aceita. Outro sintoma importante a ter em conta é a tristeza e a depressão que podem surgir quando o ciclo termina e não teve uma gravidez. Este é um ponto delicado pois a cadela pode desenvolver gravidez psicológica, por este motivo se não vamos permitir que nossa parceira peluda se reproduza, é melhor esterilizá-la, evitando assim muitos problemas de saúde graves que podem chegar a surgir.

Etapas do cio nas cadelas

Para responder à dúvida de quanto tempo dura o cio de uma cadela, devemos pensar que o ciclo reprodutivo ou sexual das cadelas se divide em 4 partes. Nestas diferentes etapas nossa cadela sofre de mudanças hormonais e, portanto, de comportamento, com o objetivo do corpo estar preparado para se reproduzir. Este ciclo de reprodução faz com que nossa peluda possa se reproduzir 2 vezes ao ano.

As diferentes etapas do cio são as seguintes:

  1. Proestro: é a fase na qual a vulva da cadela está muito inflamada e devido a esta vasodilatação das paredes da vulva ocorre um sangramento que não tem nada a ver com a forma de sangrar das mulheres. Este sangramento pode ser de pouca quantidade, pelo que pode não o notar, sobretudo se nossa cadela se limpa muito, ou pode ser bem mais abundante, mas será sempre de uma cor vermelha vivo. Os machos sentem-se atraídos pelos feromônios da fêmea no cio e esta, nesta etapa, recusa-os, e inclusive pode ficar agressiva perante a insistência deles. Esta fase do cio de uma cadela dura entre 6 e 11 dias.
  2. Estro: nesta etapa produz-se a ovulação, pelo que é a fase fértil, e ainda que a vulva continue inchada, reduz-se ou inclusive termina o sangramento. As cadelas começam a urinar mais para atrair os machos e aceitam-nos para se reproduzir. Esta fase do cio de uma cadela costuma durar entre 5 e 15 dias.
  3. Metaestro: esta é a fase na qual, se se produziu pelo menos uma copulação, a cadela está grávida. Esta etapa dura entre 110 e 140 dias que compreendem a gestação, o parto e a amamentação. Neste tempo as cadelas não são férteis, já que o corpo se recupera e descansa, se centrando na amamentação.
  4. Anestro: é a última fase do ciclo reprodutivo de uma cadela e é o período de descanso completo da atividade reprodutiva. Os níveis de progesterona reduzem-se e o corpo começa a preparar-se para chegar à primeira fase, o proestro, de novo. Esta fase tem uma durabilidade variável que depende de cada fêmea.

A esterilização nas cadelas

A esterilização nas cadelas às vezes é necessária para poder resolver alguma doença que nesse momento esteja afetando a nossa amiga peluda e, outras vezes, preferimos fazê-la como forma preventiva para evitar doenças e problemas de saúde. Outro motivo é que simplesmente não queremos ter ninhadas, preferimos evitar que nossa cadela esteja grávida 2 vezes ao ano.

Este processo não é perigoso para a saúde da nossa cadela e serve tanto para prevenir e reduzir o abandono de cães quanto para evitar que a fêmea chegue a sofrer de uma gravidez psicológica, desprendimento de útero e câncer de mama, entre outros problemas graves.

Veja também: Cachorra no cio pode tomar banho? - Informações essenciais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura o cio de uma cadela, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.